Vírus zika
Contente
Resumo
O Zika é um vírus transmitido principalmente por mosquitos. Uma mãe grávida pode transmiti-lo ao bebê durante a gravidez ou próximo ao nascimento. Ele pode se espalhar por meio do contato sexual. Também houve relatos de que o vírus se espalhou por meio de transfusões de sangue. Houve surtos do vírus Zika nos Estados Unidos, África, Sudeste Asiático, Ilhas do Pacífico, partes do Caribe e América Central e do Sul.
A maioria das pessoas que contraem o vírus não fica doente. Uma em cada cinco pessoas apresenta sintomas, que podem incluir febre, erupção cutânea, dor nas articulações e conjuntivite (olho rosa). Os sintomas são geralmente leves e começam 2 a 7 dias após a picada de um mosquito infectado.
Um exame de sangue pode dizer se você tem a infecção. Não existem vacinas ou medicamentos para tratá-lo. Beber muito líquido, descansar e tomar paracetamol pode ajudar.
O zika pode causar microcefalia (um defeito congênito grave do cérebro) e outros problemas em bebês cujas mães foram infectadas durante a gravidez. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam que as mulheres grávidas não viajem para áreas onde haja um surto do vírus Zika. Se você decidir viajar, primeiro fale com seu médico. Você também deve ter cuidado para evitar picadas de mosquito:
- Use repelente de insetos
- Use roupas que cubram seus braços, pernas e pés
- Fique em locais que tenham ar condicionado ou que usem telas nas janelas e portas
Centros de Controle e Prevenção de Doenças
- Progresso contra o zika