Luxação
Uma luxação é a separação de dois ossos onde eles se encontram em uma articulação. Uma articulação é o lugar onde dois ossos se conectam, o que permite o movimento.
Uma articulação deslocada é uma articulação em que os ossos não estão mais em suas posições normais.
Pode ser difícil distinguir uma articulação deslocada de um osso quebrado. Ambos são emergências que precisam de tratamento de primeiros socorros.
A maioria das luxações pode ser tratada em um consultório médico ou pronto-socorro. Podem ser administrados medicamentos que o deixem sonolento e anestesie a área. Às vezes, é necessária uma anestesia geral que o coloque em um sono profundo.
Quando tratada precocemente, a maioria das luxações não causa lesões permanentes.
Você deve esperar que:
- Lesões nos tecidos circundantes geralmente levam de 6 a 12 semanas para cicatrizar. Às vezes, é necessária uma cirurgia para reparar um ligamento que se rompe quando a articulação é deslocada.
- Lesões nos nervos e vasos sanguíneos podem resultar em problemas mais duradouros ou permanentes.
Depois que uma articulação é deslocada, é mais provável que aconteça novamente. Depois de ser tratado na sala de emergência, você deve fazer o acompanhamento com um cirurgião ortopédico (médico de ossos e articulações).
As luxações geralmente são causadas por um impacto repentino na articulação. Isso geralmente ocorre após um golpe, queda ou outro trauma.
Uma junta deslocada pode ser:
- Acompanhado de dormência ou formigamento na articulação ou além dela
- Muito dolorido, especialmente se você tentar usar a articulação ou colocar peso nela
- Movimento limitado
- Inchado ou machucado
- Visivelmente fora do lugar, descolorido ou deformado
O cotovelo da babá, ou cotovelo puxado, é uma luxação parcial comum em crianças pequenas. O principal sintoma é a dor a ponto de a criança não querer usar o braço. Este deslocamento pode ser facilmente tratado em um consultório médico.
Primeiros socorros a serem executados:
- Ligue para o 911 ou o número de emergência local antes de começar a tratar alguém que pode ter uma luxação, especialmente se o acidente que causou a lesão puder ser fatal.
- Se a pessoa sofrer uma lesão grave, verifique as vias aéreas, a respiração e a circulação. Se necessário, inicie a RCP ou controle de sangramento.
- Não mova a pessoa se achar que sua cabeça, costas ou perna foram feridas. Mantenha a pessoa calma e imóvel.
- Se a pele estiver rachada, tome medidas para prevenir a infecção. Não sopre na ferida. Enxágue a área suavemente com água limpa para remover qualquer sujeira que você possa ver, mas não esfregue ou teste. Cubra a área com curativos esterilizados antes de imobilizar a articulação lesada. Não tente colocar o osso de volta no lugar, a menos que você seja um especialista em ossos.
- Aplique uma tala ou tipoia na articulação lesada na posição em que a encontrou. Não mova a junta. Também imobilize a área acima e abaixo da área lesionada.
- Verifique a circulação sanguínea ao redor da lesão pressionando firmemente a pele na área afetada. Ele deve ficar branco e, em seguida, recuperar a cor alguns segundos após você parar de pressioná-lo. Para reduzir o risco de desenvolver infecção, não execute esta etapa se a pele estiver rachada.
- Aplique compressas de gelo para aliviar a dor e o inchaço, mas não coloque gelo diretamente na pele. Enrole o gelo em um pano limpo.
- Tome medidas para evitar choques. A menos que haja ferimento na cabeça, perna ou costas, coloque a vítima deitada, eleve os pés cerca de 30 centímetros e cubra a pessoa com um casaco ou cobertor.
- Não mova a pessoa a menos que o ferimento tenha sido completamente imobilizado.
- Não mova uma pessoa com lesão no quadril, pelve ou coxa, a menos que seja absolutamente necessário. Se você for o único resgatador e a pessoa precisar ser removida, arraste-a pelas roupas.
- Não tente endireitar um osso ou articulação deformada, nem tente mudar sua posição.
- Não teste um osso deformado ou articulação para perda de função.
- Não dê nada à pessoa pela boca.
Ligue para o 911 ou o número de emergência local imediatamente se a pessoa tiver um dos seguintes:
- Um osso projetando-se através da pele
- Uma luxação conhecida ou suspeita ou osso quebrado
- Uma área abaixo da articulação lesada que é pálida, fria, úmida ou azulada
- Sangramento severo
- Sinais de infecção, como calor ou vermelhidão no local da lesão, pus ou febre
Para ajudar a prevenir lesões em crianças:
- Crie um ambiente seguro em sua casa.
- Ajude a prevenir quedas colocando portões nas escadas e mantendo as janelas fechadas e trancadas.
- Fique sempre atento às crianças. Não há substituto para a supervisão de perto, não importa o quão seguro o ambiente ou situação pareça ser.
- Ensine as crianças a ficarem seguras e cuidar de si mesmas.
Para ajudar a prevenir luxações em adultos:
- Para evitar quedas, não suba em cadeiras, bancadas ou outros objetos instáveis.
- Elimine tapetes, especialmente em torno de adultos mais velhos.
- Use equipamento de proteção ao participar de esportes de contato.
Para todas as faixas etárias:
- Mantenha um kit de primeiros socorros à mão.
- Remova os cabos elétricos do chão.
- Use corrimãos nas escadas.
- Use tapetes antiderrapantes no fundo das banheiras e não use óleos de banho.
Luxação articular
- Lesão radial na cabeça
- Luxação do quadril
- Articulação do ombro
Klimke A, Furin M, Overberger R. Prehospital immobilization. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 46.
Mascioli AA. Luxações agudas. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 60.
Naples RM, Ufberg JW. Gerenciamento de luxações comuns. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 49.