Cesáriana
Contente
Reproduza o vídeo de saúde: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200111_eng.mp4O que é isso? Reproduza o vídeo de saúde com descrição de áudio: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200111_eng_ad.mp4Visão geral
A cesariana é uma forma de fazer o parto cortando a pele do abdômen da mãe. Embora a cesariana (cesariana) seja um procedimento cirúrgico relativamente seguro, ela só deve ser realizada em circunstâncias médicas apropriadas.
Alguns dos motivos mais comuns para uma cesariana são:
- Se o bebê estiver na posição de pés primeiro (nádegas).
- Se o bebê estiver em uma posição de ombro primeiro (transversal).
- Se a cabeça do bebê for muito grande para caber no canal do parto.
- Se o trabalho de parto for prolongado e o colo do útero da mãe não dilatar a 10 centímetros.
- Se a mãe tem placenta prévia, onde a placenta está bloqueando o canal do parto.
- Se houver sinais de sofrimento fetal, é quando o feto está em perigo devido à diminuição do fluxo de oxigênio para o feto.
Algumas causas comuns de sofrimento fetal são:
- Compressão do cordão umbilical.
- Compressão dos principais vasos sanguíneos no abdômen da mãe por causa de sua posição de parto.
- Doença materna devido a hipertensão, anemia ou doença cardíaca.
Como muitos procedimentos cirúrgicos, as cesarianas requerem anestesia. Normalmente, a mãe recebe uma anestesia peridural ou raquianestesia. Ambos irão anestesiar a parte inferior do corpo, mas a mãe permanecerá acordada. Se o bebê tiver que nascer rapidamente, como em uma emergência, a mãe pode receber uma anestesia geral, que a fará adormecer. Durante a cirurgia, é feita uma incisão na parte inferior do abdômen seguida de uma incisão feita no útero. Não há dor associada a nenhuma dessas incisões por causa da anestesia.
O médico abrirá o útero e o saco amniótico. Em seguida, o bebê é cuidadosamente conduzido através da incisão para o mundo. O procedimento geralmente dura cerca de 20 minutos.
Em seguida, o médico aplica a placenta e sutura as incisões no útero e na parede abdominal. Normalmente, a mãe tem permissão para deixar o hospital dentro de alguns dias, exceto complicações como infecções de feridas. Uma preocupação que muitas mulheres têm é se conseguirão ter um parto normal após uma cesariana. A resposta depende de quais foram os motivos para fazer a cesariana em primeiro lugar. Se foi por causa de um problema único, como compressão do cordão umbilical ou posição pélvica, a mãe pode ter um parto normal.
Portanto, desde que a mãe tenha feito um ou dois partos cesáreos anteriores com incisão uterina transversa baixa e não haja outras indicações de cesárea, ela é candidata ao parto vaginal após cesárea, também denominado VBAC.
A cesariana é segura e pode até salvar a vida da mãe e do bebê durante partos de emergência. As mulheres grávidas devem estar preparadas para a possibilidade de ter um. Tenha em mente que, no parto, não é apenas o método de parto que importa, mas o resultado final: uma mãe e um bebê saudáveis.
- Cesáriana