Autor: Joan Hall
Data De Criação: 26 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
AFOGAMENTO, O QUE FAZER? PALESTRA COMPLETA | DR. DAVID SZPILMAN | SOBRASA
Vídeo: AFOGAMENTO, O QUE FAZER? PALESTRA COMPLETA | DR. DAVID SZPILMAN | SOBRASA

Asfixia ocorre quando alguém não consegue respirar porque um alimento, um brinquedo ou outro objeto está bloqueando a garganta ou a traqueia (vias aéreas).

As vias aéreas de uma pessoa com asfixia podem ser bloqueadas de forma que não chega oxigênio suficiente aos pulmões. Sem oxigênio, podem ocorrer danos cerebrais em apenas 4 a 6 minutos. Primeiros socorros rápidos para asfixia podem salvar a vida de uma pessoa.

Este artigo discute asfixia em adultos ou crianças com mais de 1 ano de idade que perderam o estado de alerta (estão inconscientes).

O engasgo pode ser causado por:

  • Comer muito rápido, não mastigar bem os alimentos ou comer com dentaduras que não se encaixam bem
  • Alimentos como pedaços de comida, cachorro-quente, pipoca, manteiga de amendoim, comida pegajosa ou pegajosa (marshmallows, ursinhos de goma, massa)
  • Beber álcool (mesmo uma pequena quantidade de álcool afeta a consciência)
  • Estar inconsciente e respirar vômito
  • Inspirar ou engolir pequenos objetos (crianças pequenas)
  • Lesões na cabeça e no rosto (por exemplo, inchaço, sangramento ou uma deformidade pode causar asfixia)
  • Problemas de engolir causados ​​por um acidente vascular cerebral ou outros distúrbios cerebrais
  • Aumento das amígdalas ou tumores do pescoço e da garganta
  • Problemas com o esôfago (tubo de alimentação ou tubo de deglutição)

Os sintomas de asfixia quando uma pessoa está inconsciente incluem:


  • Cor azulada nos lábios e unhas
  • Incapacidade de respirar

Diga a alguém para ligar para o 911 ou o número de emergência local enquanto você inicia os primeiros socorros e RCP.

Se você estiver sozinho, grite por ajuda e comece os primeiros socorros e a RCP.

  1. Role a pessoa de costas sobre uma superfície rígida, mantendo as costas em linha reta enquanto apóia firmemente a cabeça e o pescoço. Exponha o peito da pessoa.
  2. Abra a boca da pessoa com o polegar e o indicador, colocando o polegar sobre a língua e o indicador sob o queixo. Se você puder ver um objeto e ele estiver solto, remova-o.
  3. Se você não vir um objeto, abra as vias aéreas da pessoa levantando o queixo enquanto inclina a cabeça para trás.
  4. Coloque seu ouvido perto da boca da pessoa e observe o movimento do tórax. Olhe, ouça e sinta a respiração por 5 segundos.
  5. Se a pessoa estiver respirando, dê os primeiros socorros para inconsciência.
  6. Se a pessoa não estiver respirando, comece a respiração artificial. Mantenha a posição da cabeça, feche as narinas da pessoa apertando-as com o polegar e o indicador e cubra a boca da pessoa com força. Faça duas respirações lentas e completas com uma pausa no meio.
  7. Se o peito da pessoa não subir, reposicione a cabeça e dê mais duas respirações.
  8. Se o tórax ainda não subir, as vias aéreas provavelmente estão bloqueadas e você precisa iniciar a RCP com compressões torácicas. As compressões podem ajudar a aliviar o bloqueio.
  9. Faça 30 compressões torácicas, abra a boca da pessoa para procurar um objeto. Se você ver o objeto e ele estiver solto, remova-o.
  10. Se o objeto for removido, mas a pessoa não tiver pulso, inicie a RCP com compressões torácicas.
  11. Se você não vir um objeto, aplique mais duas respirações de resgate. Se o tórax da pessoa ainda não subir, continue com ciclos de compressões torácicas, verificação de um objeto e respirações de resgate até que chegue ajuda médica ou a pessoa comece a respirar por conta própria.

Se a pessoa começar a ter ataques (convulsões), dê os primeiros socorros para esse problema.


Após retirar o objeto que causou o engasgo, mantenha a pessoa imóvel e procure atendimento médico. Qualquer pessoa que esteja sufocando deve fazer um exame médico. Isso porque a pessoa pode ter complicações não só com o engasgo, mas também com as medidas de primeiros socorros que foram tomadas.

NÃO tente agarrar um objeto que está alojado na garganta da pessoa. Isso pode empurrá-lo ainda mais para baixo nas vias respiratórias. Se você puder ver o objeto na boca, ele pode ser removido.

Procure ajuda médica imediatamente se alguém for encontrado inconsciente.

Nos dias seguintes a um episódio de engasgo, entre em contato com um médico imediatamente se a pessoa desenvolver:

  • Uma tosse que não passa
  • Febre
  • Dificuldade em engolir ou falar
  • Falta de ar
  • Respiração ofegante

Os sinais acima podem indicar:

  • O objeto entrou no pulmão em vez de ser expelido
  • Lesão na caixa de voz (laringe)

Para evitar asfixia:

  • Coma devagar e mastigue os alimentos completamente.
  • Corte pedaços grandes de comida em tamanhos fáceis de mastigar.
  • Não beba muito álcool antes ou durante as refeições.
  • Mantenha os objetos pequenos longe das crianças.
  • Certifique-se de que as dentaduras se encaixam corretamente.

Asfixia - adulto ou criança inconsciente com mais de 1 ano; Primeiros socorros - engasgo - adulto ou criança inconsciente com mais de 1 ano; RCP - sufocamento - adulto ou criança inconsciente com mais de 1 ano


  • Primeiros socorros para asfixia - adulto inconsciente

Cruz Vermelha Americana. Manual do Participante de Primeiros Socorros / RCP / AED. 2ª ed. Dallas, TX: Cruz Vermelha Americana; 2016

Atkins DL, Berger S, Duff JP, et al. Parte 11: suporte básico de vida pediátrico e qualidade da ressuscitação cardiopulmonar: atualização das diretrizes da American Heart Association de 2015 para ressuscitação cardiopulmonar e atendimento cardiovascular de emergência. Circulação. 2015; 132 (18 Suplemento 2): S519-S525. PMID: 26472999 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26472999.

Easter JS, Scott HF. Reanimação pediátrica. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 163.

Kleinman ME, Brennan EE, Goldberger ZD, et al. Parte 5: suporte básico de vida em adultos e qualidade da ressuscitação cardiopulmonar: atualização das diretrizes da American Heart Association de 2015 para ressuscitação cardiopulmonar e atendimento cardiovascular de emergência. Circulação. 2015; 132 (18 Suplemento 2): S414-S435. PMID: 26472993 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26472993.

Kurz MC, Neumar RW. Reanimação de adultos. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 8.

Thomas SH, Goodloe JM. Corpos estrangeiros. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 53.

Interessante Hoje

9 Impressionantes benefícios para a saúde das cebolas

9 Impressionantes benefícios para a saúde das cebolas

Embora todo o vegetai ejam importante para a aúde, certo tipo oferecem benefício excluivo.Cebola ão membro da Allium gênero de planta com flore que também inclui alho, chalota...
Consolidação pulmonar: o que é e como é tratado

Consolidação pulmonar: o que é e como é tratado

O que é uma conolidação pulmonar?A conolidação pulmonar ocorre quando o ar que geralmente preenche a pequena via repiratória do pulmõe é ubtituído por out...