Dente quebrado ou nocauteado
O termo médico para um dente arrancado é dente "avulsionado".
Um dente permanente (adulto) que é arrancado pode às vezes ser colocado de volta no lugar (replantado). Na maioria dos casos, apenas os dentes permanentes são reimplantados na boca. Os dentes de leite não são reimplantados.
Acidentes dentais são comumente causados por:
- Quedas acidentais
- Trauma relacionado ao esporte
- Brigando
- Acidentes de carro
- Mordendo comida dura
Salve qualquer dente que tenha sido arrancado. Leve ao seu dentista o mais rápido possível. Quanto mais você esperar, menor será a chance de seu dentista consertar. Segure o dente apenas pela coroa (borda de mastigação).
Você pode levar o dente ao dentista de uma das seguintes maneiras:
- Tente colocar o dente de volta na boca, onde ele caiu, para que fique nivelado com os outros dentes. Morda suavemente uma gaze ou um saquinho de chá úmido para ajudar a mantê-lo no lugar. Tenha cuidado para não engolir o dente.
- Se você não puder fazer o passo acima, coloque o dente em um recipiente e cubra-o com uma pequena quantidade de leite de vaca ou saliva.
- Você também pode segurar o dente entre o lábio inferior e a gengiva ou sob a língua.
- Um dispositivo de armazenamento que economiza dentes (Save-a-Tooth, EMT Tooth Saver) pode estar disponível no consultório do seu dentista. Este tipo de kit contém um estojo de viagem e solução fluida. Considere comprar um para seu kit de primeiros socorros em casa.
Siga também estas etapas:
- Aplique uma compressa fria na parte externa da boca e gengivas para aliviar a dor.
- Aplique pressão direta com gaze para controlar o sangramento.
Após o reimplante do dente, você provavelmente precisará de um tratamento de canal para remover o nervo cortado que está dentro do dente.
Você pode não precisar de uma visita de emergência devido a um simples chip ou dente quebrado que não esteja causando desconforto. Você ainda deve ter o dente fixado para evitar pontas afiadas que podem cortar seus lábios ou língua.
Se um dente quebrar ou cair:
- NÃO manuseie as raízes do dente. Manuseie apenas a borda de mastigação - a parte da coroa (topo) do dente.
- NÃO raspe ou limpe a raiz do dente para remover a sujeira.
- NÃO escove ou limpe o dente com álcool ou água oxigenada.
- NÃO deixe o dente secar.
Ligue para o seu dentista imediatamente quando um dente for quebrado ou arrancado. Se você conseguir encontrar o dente, leve-o ao dentista. Siga as etapas na seção Primeiros Socorros acima.
Se você não conseguir fechar os dentes superiores e inferiores, sua mandíbula pode estar quebrada. Isso requer ajuda médica imediata em um consultório dentário ou hospital.
Siga estas orientações para evitar dentes quebrados ou arrancados:
- Use um protetor bucal ao praticar qualquer esporte de contato.
- Evite brigas.
- Evite alimentos duros, como ossos, pão amanhecido, bagels duros e grãos de pipoca não estourados.
- Sempre use o cinto de segurança.
Dentes - quebrados; Dente - nocauteado
Benko KR. Procedimentos odontológicos de emergência. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 64.
Dhar V. Trauma dentário. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 340.
Mayersak RJ. Trauma facial. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 35.