Síndrome da insuficiência respiratória aguda
A síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) é uma doença pulmonar com risco de vida que impede que oxigênio suficiente chegue aos pulmões e ao sangue. Os bebês também podem ter síndrome de dificuldade respiratória.
A SDRA pode ser causada por qualquer lesão direta ou indireta importante no pulmão. As causas comuns incluem:
- Respirar vômito nos pulmões (aspiração)
- Produtos químicos para inalação
- Transplante de pulmão
- Pneumonia
- Choque séptico (infecção em todo o corpo)
- Trauma
Dependendo da quantidade de oxigênio no sangue e durante a respiração, a gravidade da SDRA é classificada como:
- Suave
- Moderado
- Forte
A SDRA leva ao acúmulo de líquido nos sacos de ar (alvéolos). Esse fluido impede que oxigênio suficiente passe para a corrente sanguínea.
O acúmulo de líquido também torna os pulmões pesados e rígidos. Isso diminui a capacidade de expansão dos pulmões. O nível de oxigênio no sangue pode permanecer perigosamente baixo, mesmo se a pessoa receber oxigênio de uma máquina de respiração (ventilador) através de um tubo respiratório (tubo endotraqueal).
A SDRA costuma ocorrer junto com a insuficiência de outros sistemas orgânicos, como o fígado ou os rins. O tabagismo e o uso abusivo de álcool podem ser fatores de risco para seu desenvolvimento.
Os sintomas geralmente se desenvolvem dentro de 24 a 48 horas após a lesão ou doença. Freqüentemente, as pessoas com SDRA ficam tão doentes que não podem reclamar dos sintomas. Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Falta de ar
- Batimento cardíaco rápido
- Baixa pressão arterial e falência de órgãos
- Respiração rápida
Ouvir o tórax com um estetoscópio (ausculta) revela sons respiratórios anormais, como estertores, que podem ser sinais de líquido nos pulmões. Freqüentemente, a pressão arterial está baixa. Cianose (pele, lábios e unhas azuis causada pela falta de oxigênio aos tecidos) é freqüentemente observada.
Os testes usados para diagnosticar ARDS incluem:
- Gasometria arterial
- Exames de sangue, incluindo CBC (hemograma completo) e análises químicas do sangue
- Culturas de sangue e urina
- Broncoscopia em algumas pessoas
- Radiografia de tórax ou tomografia computadorizada
- Culturas e análises de escarro
- Testes para possíveis infecções
Um ecocardiograma pode ser necessário para descartar insuficiência cardíaca, que pode ser semelhante à SDRA em uma radiografia de tórax.
A SDRA geralmente precisa ser tratada em uma unidade de terapia intensiva (UTI).
O objetivo do tratamento é fornecer suporte respiratório e tratar a causa da SDRA. Isso pode envolver medicamentos para tratar infecções, reduzir a inflamação e remover o líquido dos pulmões.
Um ventilador é usado para fornecer altas doses de oxigênio e pressão positiva aos pulmões danificados. Freqüentemente, as pessoas precisam ser profundamente sedadas com medicamentos. Durante o tratamento, os profissionais de saúde envidam todos os esforços para proteger os pulmões de novos danos. O tratamento é principalmente de suporte até que os pulmões se recuperem.
Às vezes, um tratamento chamado oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) é feito. Durante a ECMO, o sangue é filtrado por uma máquina para fornecer oxigênio e remover o dióxido de carbono.
Muitos familiares de pessoas com SDRA estão sob estresse extremo. Muitas vezes, eles podem aliviar esse estresse juntando-se a grupos de apoio onde os membros compartilham experiências e problemas comuns.
Cerca de um terço das pessoas com SDRA morrem da doença. Aqueles que vivem geralmente recuperam a maior parte de sua função pulmonar normal, mas muitas pessoas apresentam danos pulmonares permanentes (geralmente leves).
Muitas pessoas que sobrevivem à SDRA têm perda de memória ou outros problemas de qualidade de vida após a recuperação. Isso se deve a danos cerebrais que ocorreram quando os pulmões não estavam funcionando corretamente e o cérebro não estava recebendo oxigênio suficiente. Algumas pessoas também podem ter estresse pós-traumático após sobreviver à SDRA.
Os problemas que podem resultar de ARDS ou seu tratamento incluem:
- Falha de muitos sistemas de órgãos
- Lesões pulmonares, como colapso pulmonar (também chamado de pneumotórax) devido a lesão da máquina de respiração necessária para tratar a doença
- Fibrose pulmonar (cicatriz pulmonar)
- Pneumonia associada ao ventilador
A SDRA ocorre com mais frequência durante outra doença, para a qual a pessoa já está no hospital. Em alguns casos, uma pessoa saudável tem pneumonia grave que piora e se torna SDRA. Se você tiver dificuldade para respirar, ligue para o número de emergência local (como 911) ou vá para o pronto-socorro.
Edema pulmonar não cardiogênico; Edema pulmonar de permeabilidade aumentada; ARDS; Lesão pulmonar aguda
- Resfriados e gripes - o que perguntar ao seu médico - adulto
- Resfriados e gripes - o que perguntar ao seu médico - criança
- Quando seu bebê ou criança tem febre
- Pulmões
- Sistema respiratório
Lee WL, Slutsky AS. Insuficiência respiratória hipoxêmica aguda e SDRA. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 100.
Matthay MA, Ware LB. Insuficiência respiratória aguda. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 96.
Seigel TA. Ventilação mecânica e suporte ventilatório não invasivo. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 2.