Autor: Joan Hall
Data De Criação: 6 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 24 Abril 2025
Anonim
Pneumonite de Hipersensibilidade - Diagnóstico e Tratamento Dra. Fernanda Aguiar
Vídeo: Pneumonite de Hipersensibilidade - Diagnóstico e Tratamento Dra. Fernanda Aguiar

A pneumonite por hipersensibilidade é a inflamação dos pulmões devido à respiração de uma substância estranha, geralmente certos tipos de poeira, fungos ou bolores.

A pneumonite por hipersensibilidade geralmente ocorre em pessoas que trabalham em locais onde há altos níveis de poeira orgânica, fungos ou bolores.

A exposição a longo prazo pode causar inflamação pulmonar e doença pulmonar aguda. Com o tempo, a condição aguda se transforma em doença pulmonar de longa duração (crônica).

A pneumonite por hipersensibilidade também pode ser causada por fungos ou bactérias em umidificadores, sistemas de aquecimento e condicionadores de ar encontrados em casas e escritórios. A exposição a certos produtos químicos, como isocianatos ou anidridos de ácido, também pode causar pneumonite por hipersensibilidade.

Exemplos de pneumonite por hipersensibilidade incluem:

Pulmão do criador de pássaros: Este é o tipo mais comum de pneumonite por hipersensibilidade. É causada pela exposição repetida ou intensa a proteínas encontradas nas penas ou fezes de muitas espécies de pássaros.


Pulmão do fazendeiro: Este tipo de pneumonite por hipersensibilidade é causado pela exposição à poeira de feno mofado, palha e grãos.

Os sintomas de pneumonite de hipersensibilidade aguda geralmente ocorrem 4 a 6 horas depois de você ter deixado a área onde a substância agressora foi encontrada. Isso torna difícil encontrar uma conexão entre sua atividade e a doença. Os sintomas podem desaparecer antes de você voltar à área onde encontrou a substância. Na fase crônica da doença, os sintomas são mais constantes e são menos afetados pela exposição à substância.

Os sintomas podem incluir:

  • Arrepios
  • Tosse
  • Febre
  • Mal-estar (sentir-se doente)
  • Falta de ar

Os sintomas de pneumonite de hipersensibilidade crônica podem incluir:

  • Falta de ar, especialmente com atividade
  • Tosse, muitas vezes seca
  • Perda de apetite
  • Perda de peso não intencional

O médico fará um exame físico e perguntará sobre seus sintomas.


O seu médico pode ouvir sons pulmonares anormais chamados crepitações (estertores) ao ouvir seu tórax com um estetoscópio.

Alterações pulmonares devido à pneumonite de hipersensibilidade crônica podem ser observadas em uma radiografia de tórax. Outros testes podem incluir:

  • Teste de precipitina de aspergilose para verificar se você foi exposto ao fungo aspergillus
  • Broncoscopia com lavagens, biópsia e lavado broncoalveolar
  • Hemograma completo (CBC)
  • Tomografia computadorizada do tórax
  • Teste de sangue de anticorpos para pneumonite de hipersensibilidade
  • Teste de sangue do ensaio Krebs von den Lungen-6 (KL-6)
  • Testes de função pulmonar
  • Biópsia pulmonar cirúrgica

Primeiro, a substância ofensiva deve ser identificada. O tratamento envolve evitar esta substância no futuro. Algumas pessoas podem precisar mudar de emprego se não puderem evitar a substância no trabalho.

Se você tiver uma forma crônica desta doença, seu médico pode recomendar que você tome glicocorticóides (medicamentos antiinflamatórios). Às vezes, os tratamentos usados ​​para a asma podem ajudar as pessoas com pneumonite por hipersensibilidade.


A maioria dos sintomas desaparece quando você evita ou limita sua exposição ao material que causou o problema. Se a prevenção for feita na fase aguda, as perspectivas são boas. Quando atinge o estágio crônico, a doença pode continuar a progredir, mesmo que a substância ofensiva seja evitada.

A forma crônica da doença pode levar à fibrose pulmonar. Esta é uma cicatriz do tecido pulmonar que geralmente não é reversível. Eventualmente, podem ocorrer doenças pulmonares em estágio terminal e insuficiência respiratória.

Ligue para o seu médico se desenvolver sintomas de pneumonite por hipersensibilidade.

A forma crônica pode ser prevenida evitando-se o material que causa a inflamação pulmonar.

Alveolite alérgica extrínseca; Pulmão do fazendeiro; Doença do apanhador de cogumelos; Pulmão umidificador ou ar-condicionado; Pulmão de criador de pássaros ou criador de pássaros

  • Doença pulmonar intersticial - adultos - secreção
  • Broncoscopia
  • Sistema respiratório

Patterson KC, Rose CS. Pneumonite por hipersensibilidade. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 64.

Tarlo SM. Doença pulmonar ocupacional. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 87.

Recomendado Para Você

Chronicon cria um espaço para pessoas com condições crônicas se conectarem e aprenderem

Chronicon cria um espaço para pessoas com condições crônicas se conectarem e aprenderem

A Healthline fez parceria com a Chronicon para ete evento de um dia.Ao 15 ano, Nitika Chopra etava coberta da cabeça ao pé com poríae doloroa, uma condição que foi diagnoticad...
Como essas três posições de sono afetam sua saúde intestinal

Como essas três posições de sono afetam sua saúde intestinal

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui etá noo proceo.Quando etamo no ...