Pneumonite de hipersensibilidade
A pneumonite por hipersensibilidade é a inflamação dos pulmões devido à respiração de uma substância estranha, geralmente certos tipos de poeira, fungos ou bolores.
A pneumonite por hipersensibilidade geralmente ocorre em pessoas que trabalham em locais onde há altos níveis de poeira orgânica, fungos ou bolores.
A exposição a longo prazo pode causar inflamação pulmonar e doença pulmonar aguda. Com o tempo, a condição aguda se transforma em doença pulmonar de longa duração (crônica).
A pneumonite por hipersensibilidade também pode ser causada por fungos ou bactérias em umidificadores, sistemas de aquecimento e condicionadores de ar encontrados em casas e escritórios. A exposição a certos produtos químicos, como isocianatos ou anidridos de ácido, também pode causar pneumonite por hipersensibilidade.
Exemplos de pneumonite por hipersensibilidade incluem:
Pulmão do criador de pássaros: Este é o tipo mais comum de pneumonite por hipersensibilidade. É causada pela exposição repetida ou intensa a proteínas encontradas nas penas ou fezes de muitas espécies de pássaros.
Pulmão do fazendeiro: Este tipo de pneumonite por hipersensibilidade é causado pela exposição à poeira de feno mofado, palha e grãos.
Os sintomas de pneumonite de hipersensibilidade aguda geralmente ocorrem 4 a 6 horas depois de você ter deixado a área onde a substância agressora foi encontrada. Isso torna difícil encontrar uma conexão entre sua atividade e a doença. Os sintomas podem desaparecer antes de você voltar à área onde encontrou a substância. Na fase crônica da doença, os sintomas são mais constantes e são menos afetados pela exposição à substância.
Os sintomas podem incluir:
- Arrepios
- Tosse
- Febre
- Mal-estar (sentir-se doente)
- Falta de ar
Os sintomas de pneumonite de hipersensibilidade crônica podem incluir:
- Falta de ar, especialmente com atividade
- Tosse, muitas vezes seca
- Perda de apetite
- Perda de peso não intencional
O médico fará um exame físico e perguntará sobre seus sintomas.
O seu médico pode ouvir sons pulmonares anormais chamados crepitações (estertores) ao ouvir seu tórax com um estetoscópio.
Alterações pulmonares devido à pneumonite de hipersensibilidade crônica podem ser observadas em uma radiografia de tórax. Outros testes podem incluir:
- Teste de precipitina de aspergilose para verificar se você foi exposto ao fungo aspergillus
- Broncoscopia com lavagens, biópsia e lavado broncoalveolar
- Hemograma completo (CBC)
- Tomografia computadorizada do tórax
- Teste de sangue de anticorpos para pneumonite de hipersensibilidade
- Teste de sangue do ensaio Krebs von den Lungen-6 (KL-6)
- Testes de função pulmonar
- Biópsia pulmonar cirúrgica
Primeiro, a substância ofensiva deve ser identificada. O tratamento envolve evitar esta substância no futuro. Algumas pessoas podem precisar mudar de emprego se não puderem evitar a substância no trabalho.
Se você tiver uma forma crônica desta doença, seu médico pode recomendar que você tome glicocorticóides (medicamentos antiinflamatórios). Às vezes, os tratamentos usados para a asma podem ajudar as pessoas com pneumonite por hipersensibilidade.
A maioria dos sintomas desaparece quando você evita ou limita sua exposição ao material que causou o problema. Se a prevenção for feita na fase aguda, as perspectivas são boas. Quando atinge o estágio crônico, a doença pode continuar a progredir, mesmo que a substância ofensiva seja evitada.
A forma crônica da doença pode levar à fibrose pulmonar. Esta é uma cicatriz do tecido pulmonar que geralmente não é reversível. Eventualmente, podem ocorrer doenças pulmonares em estágio terminal e insuficiência respiratória.
Ligue para o seu médico se desenvolver sintomas de pneumonite por hipersensibilidade.
A forma crônica pode ser prevenida evitando-se o material que causa a inflamação pulmonar.
Alveolite alérgica extrínseca; Pulmão do fazendeiro; Doença do apanhador de cogumelos; Pulmão umidificador ou ar-condicionado; Pulmão de criador de pássaros ou criador de pássaros
- Doença pulmonar intersticial - adultos - secreção
- Broncoscopia
- Sistema respiratório
Patterson KC, Rose CS. Pneumonite por hipersensibilidade. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 64.
Tarlo SM. Doença pulmonar ocupacional. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 87.