Cuidando de sua nova articulação do quadril
Após a cirurgia de substituição do quadril, você precisará ter cuidado ao movimentar o quadril. Este artigo explica o que você precisa saber para cuidar da nova articulação do quadril.
Após a cirurgia de substituição do quadril, você precisará ter cuidado ao movimentar o quadril, especialmente nos primeiros meses após a cirurgia. Com o tempo, você poderá voltar ao nível anterior de atividade. Mas, mesmo quando você faz suas atividades diárias, você precisará mover-se com cuidado para não deslocar o quadril.
Você precisará aprender exercícios para tornar seu novo quadril mais forte.
Depois de se recuperar totalmente da cirurgia, você não deve praticar esqui alpino nem praticar esportes de contato, como futebol e futebol. Você deve ser capaz de fazer atividades de baixo impacto, como caminhadas, jardinagem, natação, tênis e golfe.
Algumas regras gerais para qualquer atividade que você fizer são:
- NÃO cruze as pernas ou tornozelos quando estiver sentado, em pé ou deitado.
- NÃO dobre muito para a frente da cintura nem puxe a perna para cima, passando da cintura. Essa flexão é chamada de flexão do quadril. Evite flexão do quadril maior que 90 graus (um ângulo reto).
Quando você está se vestindo:
- NÃO se vista de pé. Sente-se em uma cadeira ou na beira da cama, se estiver estável.
- NÃO se incline, levante ou cruze as pernas enquanto estiver se vestindo.
- Use dispositivos úteis para não dobrar muito. Use um alcance, uma calçadeira de cabo longo, cadarços elásticos e um auxiliar para ajudá-lo a calçar as meias.
- Quando estiver se vestindo, coloque primeiro as calças, meias ou meia-calça na perna que foi operada.
- Ao se despir, remova a roupa do lado da cirurgia por último.
Quando você está sentado:
- Tente não se sentar na mesma posição por mais de 30 a 40 minutos de cada vez
- Mantenha os pés separados por cerca de 15 centímetros. NÃO os aproxime totalmente.
- Não cruze suas pernas.
- Mantenha os pés e os joelhos apontados para a frente, não para dentro ou para fora.
- Sente-se em uma cadeira firme com as costas retas e os braços. Evite cadeiras macias, cadeiras de balanço, bancos ou sofás.
- Evite cadeiras muito baixas. Seus quadris devem estar mais altos do que os joelhos quando você está sentado. Sente-se em um travesseiro, se for preciso.
- Ao se levantar de uma cadeira, deslize em direção à borda da cadeira e use os braços da cadeira ou seu andador ou muletas como apoio.
Quando você está se banhando ou tomando banho:
- Você pode ficar no chuveiro, se quiser. Você também pode usar um assento especial para banheira ou uma cadeira de plástico estável para se sentar no chuveiro.
- Use um tapete de borracha na banheira ou no chão do chuveiro. Certifique-se de manter o chão do banheiro seco e limpo.
- NÃO se curve, se agache ou alcance nada enquanto estiver tomando banho. Use uma esponja de banho com cabo longo para lavar. Peça a alguém que troque os controles do chuveiro para você se forem difíceis de alcançar. Peça a alguém que lave as partes de seu corpo que são difíceis de alcançar.
- NÃO se sente no fundo de uma banheira comum. Será muito difícil se levantar com segurança.
- Use um assento de vaso sanitário elevado para manter os joelhos mais baixos do que os quadris quando for usar o vaso sanitário, se precisar.
Quando você estiver usando escadas:
- Quando você estiver subindo, pise primeiro com a perna do lado que não foi operado.
- Quando estiver descendo, pise primeiro com a perna do lado que foi operado.
Quando você está deitado na cama:
- NÃO durma ao lado do seu novo quadril ou de bruços. Se você estiver dormindo do outro lado, coloque um travesseiro entre as coxas.
- Um travesseiro abdutor especial ou tala pode ser usado para manter o quadril no alinhamento correto.
Quando você está entrando ou andando de carro:
- Entre no carro do nível da rua, não de um meio-fio ou porta.
- Os assentos do carro não devem ser muito baixos. Sente-se em um travesseiro se precisar. Antes de entrar no carro, certifique-se de deslizar facilmente no material do assento.
- Interrompa longas viagens de carro. Pare, saia e caminhe a cada 2 horas.
NÃO dirija até que seu médico diga que está tudo bem.
Quando você está caminhando:
- Use as muletas ou o andador até que o médico diga que você pode parar de usá-los.
- Coloque apenas a quantidade de peso que seu médico ou fisioterapeuta disse que você poderia colocar no quadril que passou pela cirurgia.
- Dê pequenos passos quando estiver girando. Tente não girar.
- Use sapatos com sola antiderrapante. Evite usar chinelos, pois podem fazer você cair. Vá devagar quando estiver caminhando em superfícies molhadas ou terreno irregular.
Artroplastia de quadril - precauções; Substituição do quadril - precauções; Osteoartrite - quadril; Osteoartrite - joelho
Cabrera JA, Cabrera AL. Substituição total do quadril. In: Frontera WR, Silver JK, Rizzo TD, eds. Fundamentos de Medicina Física e Reabilitação. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 61.
Harkess JW, Crockarell JR. Artroplastia do quadril. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: capítulo 3.
- Substituição da articulação do quadril
- Segurança de banheiro para adultos
- Preparando sua casa - cirurgia no joelho ou quadril
- Substituição de quadril ou joelho - depois - o que perguntar ao seu médico
- Substituição de quadril ou joelho - antes - o que perguntar ao seu médico
- Substituição de quadril - descarga
- Prevenção de quedas - o que perguntar ao seu médico
- Substituição da anca