Cirurgia de bypass gástrico - alta
Você estava no hospital para fazer uma cirurgia gástrica para perda de peso. Este artigo explica o que você precisa saber para cuidar de si mesmo nos dias e semanas após a operação.
Você fez uma cirurgia de redução do estômago para ajudá-lo a perder peso. Seu cirurgião usou grampos para dividir seu estômago em uma pequena seção superior, chamada de bolsa, e uma seção inferior maior. Em seguida, seu cirurgião costurou uma seção de seu intestino delgado em uma pequena abertura nesta pequena bolsa estomacal. O alimento que você ingere irá para a pequena bolsa estomacal e, em seguida, para o intestino delgado.
Você provavelmente passou de 1 a 3 dias no hospital. Ao voltar para casa, você comerá líquidos ou purê. Você deve ser capaz de se mover sem muitos problemas.
Você perderá peso rapidamente nos primeiros 3 a 6 meses. Durante esse tempo, você pode:
- Ter dores no corpo
- Sente-se cansado e com frio
- Tem pele seca
- Mudanças de humor
- Tiver queda de cabelo ou queda de cabelo
Esses problemas devem desaparecer à medida que seu corpo se acostuma com a perda de peso e seu peso se torna estável. Por causa dessa rápida perda de peso, você precisará ter cuidado para obter todos os nutrientes e vitaminas de que precisa durante a recuperação.
A perda de peso diminui após 12 a 18 meses.
Você permanecerá com comida líquida ou em purê por 2 ou 3 semanas após a cirurgia. Você adicionará alimentos moles aos poucos e, em seguida, alimentos regulares, conforme seu médico lhe disse para fazer. Lembre-se de comer pequenas porções e mastigar cada mordida muito lenta e completamente.
Não coma e beba ao mesmo tempo. Beba líquidos pelo menos 30 minutos depois de comer. Beba devagar. Beba quando estiver bebendo. Não engula. Seu provedor pode lhe dizer para não usar canudo, pois isso pode levar ar para o estômago.
Seu provedor lhe ensinará sobre os alimentos que você deve comer e os que deve evitar.
Ser ativo logo após a cirurgia o ajudará a se recuperar mais rapidamente. Durante a primeira semana:
- Comece a andar após a cirurgia. Ande pela casa e tome banho, e use as escadas em casa.
- Se dói quando você faz algo, pare de fazer essa atividade.
Se você fizer uma cirurgia laparoscópica, deverá ser capaz de realizar a maioria de suas atividades regulares em 2 a 4 semanas. Pode demorar até 12 semanas se você fizer uma cirurgia aberta.
Antes disso, não:
- Levante qualquer coisa mais pesada do que 5 a 7 kg (10 a 15 libras) até ver seu provedor
- Faça qualquer atividade que envolva empurrar ou puxar
- Empurre-se muito forte. Aumente o quanto você se exercita lentamente
- Dirija ou use máquinas se estiver tomando analgésicos narcóticos. Estes medicamentos vão deixá-lo sonolento. Dirigir e usar máquinas não é seguro quando você as toma. Verifique com seu provedor quando você pode começar a dirigir novamente após a operação.
FAZ:
- Faça caminhadas curtas e suba e desça escadas.
- Tente levantar-se e movimentar-se se sentir alguma dor na barriga. Isso pode ajudar.
Certifique-se de que sua casa esteja preparada para a sua recuperação, para evitar quedas e certifique-se de que você está seguro no banheiro.
Se o seu provedor disser que está tudo bem, você pode iniciar um programa de exercícios 2 a 4 semanas após a cirurgia.
Você não precisa entrar em uma academia para se exercitar. Se você não faz exercícios ou faz exercícios há muito tempo, comece devagar para evitar lesões. Fazer uma caminhada de 5 a 10 minutos todos os dias é um bom começo. Aumente essa quantidade até caminhar 15 minutos duas vezes ao dia.
Você pode trocar o curativo todos os dias se o seu provedor lhe disser para fazer isso. Certifique-se de trocar o curativo se ele ficar sujo ou molhado.
Você pode ter hematomas ao redor de suas feridas. Isto é normal. Ele irá embora por conta própria. A pele ao redor das incisões pode ficar um pouco vermelha. Isso também é normal.
Não use roupas apertadas que roçam nas incisões durante a cicatrização.
Mantenha o curativo (curativo) em sua ferida limpo e seco. Se houver suturas (pontos) ou grampos, eles serão removidos cerca de 7 a 10 dias após a cirurgia. Alguns pontos podem se dissolver por conta própria. Seu provedor dirá se você os possui.
A menos que lhe seja dito o contrário, não tome banho até depois de sua consulta de acompanhamento com seu provedor. Quando você puder tomar banho, deixe a água escorrer sobre a incisão, mas não esfregue ou deixe a água bater nela.
Não mergulhe em banheiras, piscinas ou ofurôs até que seu provedor diga que está tudo bem.
Pressione um travesseiro sobre as incisões quando precisar tossir ou espirrar.
Você pode precisar tomar alguns medicamentos quando for para casa.
- Pode ser necessário aplicar a si mesmo injeções de um medicamento para afinar o sangue por baixo da pele por 2 ou mais semanas para evitar um coágulo sanguíneo. Seu provedor mostrará como.
- Pode ser necessário tomar remédios para prevenir cálculos biliares.
- Você precisará tomar certas vitaminas que seu corpo pode não absorver bem com a comida. Dois deles são a vitamina B-12 e a vitamina D.
- Pode ser necessário tomar suplementos de cálcio e ferro também.
Aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin) e alguns outros medicamentos podem prejudicar o revestimento do estômago ou até causar úlceras. Converse com seu provedor antes de tomar esses medicamentos.
Para ajudá-lo a se recuperar da cirurgia e gerenciar todas as mudanças em seu estilo de vida, você verá seu cirurgião e muitos outros profissionais.
Quando você deixar o hospital, provavelmente terá uma consulta de acompanhamento agendada com seu cirurgião dentro de algumas semanas. Você verá seu cirurgião várias vezes mais no primeiro ano após a cirurgia.
Você também pode ter compromissos com:
- Um nutricionista ou nutricionista que lhe ensinará como comer corretamente com seu estômago menor. Você também aprenderá sobre os alimentos e bebidas que deve ingerir após a cirurgia.
- Um psicólogo que pode ajudá-lo a seguir suas diretrizes de alimentação e exercícios e lidar com os sentimentos ou preocupações que você possa ter após a cirurgia.
- Você precisará de exames de sangue pelo resto de sua vida para ter certeza de que seu corpo está obtendo vitaminas e minerais importantes em quantidade suficiente dos alimentos após a cirurgia.
Ligue para seu provedor se:
- Você tem mais vermelhidão, dor, calor, inchaço ou sangramento ao redor da incisão.
- A ferida é maior ou mais profunda, parece escura ou ressecada.
- A drenagem de sua incisão não diminui em 3 a 5 dias ou aumenta.
- A drenagem torna-se espessa, bronzeada ou amarelada e tem mau cheiro (pus).
- Sua temperatura está acima de 100 ° F (37,7 ° C) por mais de 4 horas.
- Você sente dor porque o seu remédio para dor não está ajudando.
- Você tem dificuldade para respirar.
- Você tem uma tosse que não passa.
- Você não pode beber ou comer.
- A sua pele ou a parte branca dos olhos fica amarela.
- Suas fezes estão soltas ou você está com diarreia.
- Você está vomitando depois de comer.
Cirurgia bariátrica - bypass gástrico - descarga; Bypass gástrico em Y-de-Roux - descarga; Bypass gástrico - Roux-en-Y - descarga; Descarga de bypass gástrico de obesidade; Perda de peso - descarga de bypass gástrico
Jensen MD, Ryan DH, Apovian CM, et al. Diretriz da AHA / ACC / TOS de 2013 para o manejo do sobrepeso e obesidade em adultos: um relatório do American College of Cardiology / Força-Tarefa da American Heart Association sobre Diretrizes Práticas e The Obesity Society. J Am Coll Cardiol. 2014; 63 (25 Pt B): 2985-3023. PMID: 24239920 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24239920/.
Mechanick JI, Apovian C, Brethauer S, Garvey WT, Joffe AM, Kim J, et al. Diretrizes de prática clínica para o suporte nutricional, metabólico e não cirúrgico perioperatório do paciente de cirurgia bariátrica - atualização 2019: co-patrocinado pela American Association of Clinical Endocrinologists / American College of Endocrinology, Obesity Society, American Society for Metabolic Bariatric Surgery, Obesity Medicine Association, e American Society of Anesthesiologists. Surg Obes Relat Dis. 2020; 16 (2): 175-247. PMID: 31917200 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31917200/.
Richards WO. Obesidade mórbida. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 47.
Sullivan S, Edmundowicz SA, Morton JM. Tratamento cirúrgico e endoscópico da obesidade. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 8.
- Índice de massa corporal
- Doença coronariana
- Cirurgia gastrobariátrica
- Banda gástrica laparoscópica
- Obesidade
- Apneia obstrutiva do sono - adultos
- Diabetes tipo 2
- Após a cirurgia para perda de peso - o que perguntar ao seu médico
- Antes da cirurgia para perda de peso - o que perguntar ao seu médico
- Saindo da cama após a cirurgia
- Mudanças de curativo úmido para seco
- Sua dieta após a cirurgia de redução do estômago
- Cirurgia para perda de peso