Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 11 Abril 2021
Data De Atualização: 16 Poderia 2024
Anonim
Estenose Aórtica - Entendendo a patologia
Vídeo: Estenose Aórtica - Entendendo a patologia

A aorta é a principal artéria que transporta o sangue do coração para o resto do corpo. O sangue flui do coração para a aorta através da válvula aórtica. Na estenose aórtica, a válvula aórtica não abre totalmente. Isso diminui o fluxo sanguíneo do coração.

À medida que a válvula aórtica se estreita, o ventrículo esquerdo tem que trabalhar mais para bombear o sangue pela válvula. Para fazer esse trabalho extra, os músculos das paredes do ventrículo ficam mais grossos. Isso pode causar dor no peito.

À medida que a pressão continua a aumentar, o sangue pode retornar aos pulmões. A estenose aórtica grave pode limitar a quantidade de sangue que chega ao cérebro e ao resto do corpo.

A estenose aórtica pode estar presente desde o nascimento (congênita), mas na maioria das vezes se desenvolve mais tarde na vida. Crianças com estenose aórtica podem ter outras condições desde o nascimento.

A estenose aórtica ocorre principalmente devido ao acúmulo de depósitos de cálcio que estreitam a válvula. Isso é chamado de estenose aórtica calcificada. O problema afeta principalmente pessoas mais velhas.


O acúmulo de cálcio na válvula ocorre mais cedo em pessoas que nascem com válvulas aórticas ou bicúspides anormais. Em casos raros, o acúmulo de cálcio pode se desenvolver mais rapidamente quando uma pessoa recebeu radiação torácica (como para tratamento de câncer).

Outra causa é a febre reumática. Esta condição pode se desenvolver após infecção na garganta ou escarlatina. Os problemas nas válvulas não se desenvolvem por 5 a 10 anos ou mais após a ocorrência da febre reumática. A febre reumática está se tornando mais rara nos Estados Unidos.

A estenose aórtica ocorre em cerca de 2% das pessoas com mais de 65 anos de idade. Ocorre com mais frequência em homens do que em mulheres.

A maioria das pessoas com estenose aórtica não desenvolve sintomas até que a doença esteja avançada. O diagnóstico pode ter sido feito quando o profissional de saúde ouviu um sopro no coração e realizou exames.

Os sintomas de estenose aórtica incluem:

  • Desconforto no peito: a dor no peito pode piorar com a atividade e atingir o braço, pescoço ou mandíbula. O peito também pode ficar tenso ou comprimido.
  • Tosse, possivelmente com sangue.
  • Problemas respiratórios durante o exercício.
  • Ficando facilmente cansado.
  • Sentindo os batimentos cardíacos (palpitações).
  • Desmaio, fraqueza ou tontura com atividade.

Em bebês e crianças, os sintomas incluem:


  • Cansar-se facilmente com o esforço (em casos leves)
  • Falha em ganhar peso
  • Má alimentação
  • Problemas respiratórios graves que se desenvolvem dentro de dias ou semanas após o nascimento (em casos graves)

Crianças com estenose aórtica leve ou moderada podem piorar à medida que envelhecem. Eles também correm o risco de uma infecção cardíaca chamada endocardite bacteriana.

Um sopro cardíaco, clique ou outro som anormal quase sempre é ouvido por meio de um estetoscópio. O provedor pode sentir uma vibração ou movimento ao colocar a mão sobre o coração. Pode haver um pulso fraco ou alterações na qualidade do pulso no pescoço.

A pressão arterial pode estar baixa.

A estenose aórtica é mais frequentemente detectada e seguida por meio de um teste denominado ecocardiograma transtorácico (ETT).

Os seguintes testes também podem ser realizados:

  • ECG
  • Teste de esforço físico
  • Cateterismo cardíaco esquerdo
  • Ressonância magnética do coração
  • Ecocardiograma transesofágico (ETE)

Os exames regulares por um provedor podem ser suficientes se os seus sintomas não forem graves. O provedor deve perguntar sobre seu histórico de saúde, fazer um exame físico e realizar um ecocardiograma.


Pessoas com estenose aórtica grave podem ser orientadas a não praticar esportes competitivos, mesmo que não apresentem sintomas. Se os sintomas ocorrerem, a atividade extenuante deve frequentemente ser limitada.

Os medicamentos são usados ​​para tratar os sintomas de insuficiência cardíaca ou ritmos cardíacos anormais (mais comumente fibrilação atrial). Isso inclui diuréticos (pílulas de água), nitratos e beta-bloqueadores. A hipertensão também deve ser tratada. Se a estenose aórtica for grave, este tratamento deve ser feito com cuidado para que a pressão arterial não caia muito.

No passado, a maioria das pessoas com problemas nas válvulas cardíacas recebia antibióticos antes do tratamento odontológico ou de um procedimento como a colonoscopia. Os antibióticos foram administrados para prevenir uma infecção do coração danificado. No entanto, os antibióticos agora são usados ​​com muito menos frequência antes do tratamento odontológico e outros procedimentos. Verifique com seu médico se você precisa de antibióticos.

Pessoas com esta e outras doenças cardíacas devem parar de fumar e fazer o teste de colesterol alto.

A cirurgia para reparar ou substituir a válvula geralmente é feita em adultos ou crianças que desenvolvem sintomas. Mesmo que os sintomas não sejam muito graves, o médico pode recomendar a cirurgia com base nos resultados dos testes.

Um procedimento menos invasivo denominado valvoplastia por balão pode ser realizado em vez de ou antes da cirurgia.

  • Um balão é colocado em uma artéria na virilha, enfiado no coração, colocado através da válvula e inflado. No entanto, o estreitamento freqüentemente ocorre novamente após este procedimento.
  • Um procedimento mais recente feito ao mesmo tempo que a valvoplastia pode implantar uma válvula artificial (substituição transcateter da válvula aórtica ou TAVR). Esse procedimento é feito com mais frequência em pacientes que não podem fazer a cirurgia, mas está se tornando mais comum.

Algumas crianças podem precisar de reparo ou substituição da válvula aórtica. Crianças com estenose aórtica leve podem participar da maioria das atividades.

O resultado varia. O distúrbio pode ser leve e não produzir sintomas. Com o tempo, a válvula aórtica pode ficar mais estreita. Isso pode resultar em problemas cardíacos mais graves, como:

  • Fibrilação atrial e flutter atrial
  • Coágulos de sangue para o cérebro (derrame), intestinos, rins ou outras áreas
  • Desmaios (síncope)
  • Insuficiência cardíaca
  • Pressão alta nas artérias dos pulmões (hipertensão pulmonar)

Os resultados da substituição da válvula aórtica costumam ser excelentes. Para obter o melhor tratamento, vá a um centro que realize regularmente esse tipo de cirurgia.

Ligue para seu médico se você ou seu filho apresentarem sintomas de estenose aórtica.

Também contacte o seu médico imediatamente se tiver sido diagnosticado com esta doença e os seus sintomas piorarem ou se desenvolverem novos sintomas.

Estenose da válvula aórtica; Estenose aórtica reumática; Estenose aórtica calcificada; Estenose aórtica do coração; Estenose aórtica valvular; Coração congênito - estenose aórtica; Febre reumática - estenose aórtica

  • Estenose aortica
  • Válvulas do coração

Carabello BA. Doença cardio vascular. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 66.

Hermann HC, Mack MJ. Terapias transcateter para valvopatia. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann, DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 72.

Lindman BR, Bonow RO, Otto CM. Doença da válvula aórtica. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 68.

Nishimura RA, Otto CM, Bonow RO, et al. Atualização do foco da AHA / ACC em 2017 da diretriz da AHA / ACC de 2014 para o manejo de pacientes com valvopatia: um relatório do American College of Cardiology / Força-Tarefa da American Heart Association sobre as Diretrizes de Prática Clínica. Circulação. 2017; 135 (25): e1159-e1195. PMID: 28298458 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28298458/.

Popular Hoje

7 benefícios de saúde surpreendentes ao comer algas marinhas

7 benefícios de saúde surpreendentes ao comer algas marinhas

Alga marinha ou vegetai marinho ão forma de alga que crecem no mar.Ele ão uma fonte de alimento para a vida do oceano e variam em core do vermelho ao verde, do marrom ao preto.A alga marinha...
Hemorróidas na gravidez: o que você precisa saber

Hemorróidas na gravidez: o que você precisa saber

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui etá noo proceo.Ninguém got...