Dieta pobre em fibras
A fibra é uma substância encontrada nas plantas. A fibra dietética, o tipo que você come, é encontrada em frutas, vegetais e grãos. Quando você faz uma dieta pobre em fibras, ingere alimentos que não contêm muitas fibras e são fáceis de digerir.
Alimentos ricos em fibras aumentam o volume dos movimentos intestinais. Comer alimentos com baixo teor de fibras pode diminuir o tamanho dos movimentos intestinais e torná-los menos formados. Seu médico pode recomendar que você siga temporariamente uma dieta pobre em fibras quando você tiver um surto de:
- Síndrome do intestino irritável
- Diverticulite
- Doença de Crohn
- Colite ulcerativa
Às vezes, as pessoas são colocadas nesta dieta temporariamente após certos tipos de cirurgia intestinal, como uma ileostomia ou colostomia.
Se você tiver uma estenose ou obstrução intestinal, pode ser necessário reduzir a ingestão de fibras a longo prazo. Você não precisa seguir uma dieta pobre em fibras para doenças inflamatórias intestinais, a menos que tenha uma crise ou história de estenose. Seu provedor pode encaminhá-lo a um nutricionista para obter ajuda no planejamento das refeições.
Uma dieta pobre em fibras pode incluir alimentos que você está acostumado a comer, como vegetais cozidos, frutas, pães brancos e carnes. Não inclui alimentos ricos em fibras ou de digestão diferente, como:
- Feijão e Legumes
- Grãos inteiros
- Muitos vegetais crus e frutas ou seus sucos
- Cascas de frutas e vegetais
- Nozes e sementes
- Os tecidos conjuntivos das carnes
Seu médico ou nutricionista provavelmente lhe dirá para não comer mais do que um certo número de gramas de fibra por dia, como 10 a 15 gramas (g).
Abaixo estão alguns dos alimentos recomendados para uma dieta pobre em fibras. Ainda é possível que alguns desses alimentos perturbem seu sistema. Fale com o seu médico ou nutricionista se algum alimento piorar o seu problema.
Derivados do leite:
- Você pode comer iogurte, kefir, queijo cottage, leite, pudim, sopa cremosa ou 43 g de queijo duro. Se você é intolerante à lactose, use produtos sem lactose.
- Evite produtos lácteos com nozes, sementes, frutas, vegetais ou granola adicionados a eles.
Pães e grãos:
- Você pode ter pães brancos refinados, cereais secos (como arroz tufado, flocos de milho), farina, massa branca e biscoitos. Certifique-se de que esses alimentos contenham menos de 2 gramas de fibra por porção.
- Não coma pães integrais, biscoitos, cereais, massas de trigo integral, arroz integral, cevada, aveia ou pipoca.
Vegetais: Você pode comer esses vegetais crus:
- Alface (ralada, em pequenas quantidades no início)
- Pepinos (sem sementes ou pele)
- Abobrinha
Você pode comer esses vegetais se estiverem bem cozidos ou enlatados (sem sementes). Você também pode beber sucos feitos com eles, se eles não contiverem sementes ou polpa:
- Abóbora amarela (sem sementes)
- Espinafre
- Abóbora
- Berinjela
- Batatas sem pele
- Vagem
- Feijão de cera
- Espargos
- Beterraba
- Cenouras
Não coma nenhum vegetal que não esteja na lista acima. Não coma vegetais crus. Não coma vegetais fritos. Evite vegetais e molhos com sementes.
Frutas:
- Você pode ter sucos de frutas sem polpa e muitas frutas enlatadas ou molhos de frutas, como a compota de maçã. Evite frutas enlatadas em calda grossa.
- Os frutos crus que você pode comer são damascos bem maduros, bananas e melão, melão, melancia, nectarina, mamão papaia, pêssego e ameixa. Evite todas as outras frutas cruas.
- Evite abacaxi enlatado e cru, figos frescos, frutas vermelhas, todas as frutas secas, sementes de frutas e ameixas e suco de ameixa.
Proteína:
- Você pode comer carne cozida, peixe, aves, ovos, manteiga de amendoim e tofu. Certifique-se de que suas carnes são macias e macias, não chewy com cartilagem.
- Evite frios, cachorros-quentes, salsichas, manteiga de amendoim crocante, nozes, feijão, tempeh e ervilhas.
Gorduras, óleos e molhos:
- Você pode comer manteiga, margarina, óleos, maionese, chantilly e molhos e temperos suaves.
- Condimentos suaves estão bem.
- Não coma alimentos e molhos muito picantes ou ácidos.
- Evite condimentos e picles.
- Não coma alimentos fritos.
Outros alimentos e bebidas:
- Não coma sobremesas com nozes, coco ou frutas que não são boas para comer.
- Certifique-se de beber bastante líquido, principalmente se tiver diarreia.
- Seu médico ou nutricionista provavelmente recomendará que você também evite cafeína e álcool.
Escolha alimentos com baixo teor de gordura e açúcar adicionado ao seguir uma dieta pobre em fibras.
É possível atender às necessidades do seu corpo em termos de calorias totais, gordura, proteína, carboidratos e fluidos. No entanto, como essa dieta não tem a variedade de alimentos que seu corpo normalmente precisa para se manter saudável, talvez você precise tomar suplementos, como um multivitamínico. Consulte o seu médico ou nutricionista.
Dieta com restrição de fibras; Doença de Crohn - dieta pobre em fibras; Colite ulcerativa - dieta pobre em fibras; Cirurgia - dieta pobre em fibras
Mayer EA. Doenças gastrointestinais funcionais: síndrome do intestino irritável, dispepsia, dor torácica esofágica e azia. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 128.
Pham AK, McClave SA. Manejo nutricional. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 6.
- Doença de Crohn
- Diverticulite
- Ileostomia
- Reparação de obstrução intestinal
- Ressecção de intestino grosso
- Ressecção do intestino delgado
- Colectomia abdominal total
- Proctocolectomia total e bolsa ileal-anal
- Proctocolectomia total com ileostomia
- Colite ulcerativa
- Dieta líquida clara
- Doença de Crohn - descarga
- Diverticulite e diverticulose - secreção
- Dieta líquida completa
- Ileostomia e seu filho
- Ileostomia e sua dieta
- Ileostomia - secreção
- Obstrução intestinal ou intestinal - secreção
- Ressecção do intestino grosso - secreção
- Ressecção do intestino delgado - secreção
- Colectomia total ou proctocolectomia - descarga
- Colite ulcerativa - secreção
- Doença de Crohn
- Fibra Alimentar
- Diverticulose e diverticulite
- Ostomia
- Colite ulcerativa