Acalasia

O tubo que leva o alimento da boca ao estômago é o esôfago ou tubo alimentar. A acalasia torna mais difícil para o esôfago mover os alimentos para o estômago.
Existe um anel muscular no ponto onde o esôfago e o estômago se encontram. É chamado de esfíncter esofágico inferior (LES). Normalmente, esse músculo relaxa quando você engole para permitir que o alimento passe para o estômago. Em pessoas com acalasia, não relaxa como deveria. Além disso, a atividade muscular normal do esôfago (peristaltismo) está reduzida ou ausente.
Esse problema é causado por danos aos nervos do esôfago.
Outros problemas podem causar sintomas semelhantes, como câncer de esôfago ou estômago superior e uma infecção parasitária que causa a doença de Chagas.
A acalasia é rara. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em pessoas de 25 a 60 anos. Em algumas pessoas, o problema pode ser hereditário.
Os sintomas incluem:
- Refluxo (regurgitação) de alimentos
- Dor no peito, que pode aumentar depois de comer, ou pode ser sentida como dor nas costas, pescoço e braços
- Tosse
- Dificuldade em engolir líquidos e sólidos
- Azia
- Perda de peso não intencional
O exame físico pode mostrar sinais de anemia ou desnutrição.
Os testes incluem:
- Manometria, um teste para medir se o esôfago está funcionando bem.
- EGD ou endoscopia alta, um teste para examinar o revestimento do estômago e do esôfago. Ele usa um tubo flexível e câmera.
- Raio-X GI superior.
O objetivo do tratamento é reduzir a pressão no músculo esfincteriano e permitir que alimentos e líquidos passem facilmente para o estômago. A terapia pode envolver:
- Injeção com toxina botulínica (Botox) - pode ajudar a relaxar os músculos do esfíncter. No entanto, o benefício desaparece em algumas semanas ou meses.
- Medicamentos, como nitratos de ação prolongada ou bloqueadores dos canais de cálcio - Esses medicamentos podem ser usados para relaxar o esfíncter esofágico inferior. Mas raramente há uma solução de longo prazo para tratar a acalasia.
- Cirurgia (chamada de miotomia) - neste procedimento, o músculo do esfíncter inferior é cortado.
- Alargamento (dilatação) do esôfago - Isso é feito durante a EGD, alongando o LES com um dilatador de balão.
Seu médico pode ajudá-lo a decidir qual tratamento é melhor para você.
Os resultados da cirurgia e dos tratamentos não cirúrgicos são semelhantes. Às vezes, é necessário mais de um tratamento.
As complicações podem incluir:
- Fluxo de retorno (regurgitação) de ácido ou comida do estômago para o esôfago (refluxo)
- Respirar o conteúdo alimentar para os pulmões (aspiração), o que pode causar pneumonia
- Rasgo (perfuração) do esôfago
Ligue para seu provedor se:
- Você tem dificuldade para engolir ou dor para engolir
- Seus sintomas continuam, mesmo com tratamento para acalasia
Muitas das causas da acalasia não podem ser evitadas. No entanto, o tratamento pode ajudar a prevenir complicações.
Acalasia esofágica; Problemas de deglutição de líquidos e sólidos; Cardiospasmo - espasmo do esfíncter esofágico inferior
Sistema digestivo
Sistema gastrointestinal superior
Acalasia - série
Falk GW, Katzka DA. Doenças do esôfago. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 129.
Hamer PW, Lamb PJ. O manejo da acalasia e outros distúrbios da motilidade do esôfago. In: Griffin SM, Lamb PJ, eds. Cirurgia esofagogástrica: um companheiro para a prática cirúrgica especializada. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: capítulo 16.
Pandolfino JE, Kahrilas PJ. Distúrbios da função e motilidade neuromusculares do esôfago. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 43.