Colangite
A colangite é uma infecção dos ductos biliares, os tubos que transportam a bile do fígado para a vesícula biliar e os intestinos. A bile é um líquido produzido pelo fígado que ajuda a digerir os alimentos.
A colangite é mais frequentemente causada por bactérias. Isso pode ocorrer quando o ducto está bloqueado por algo, como um cálculo biliar ou tumor. A infecção que causa essa condição também pode se espalhar para o fígado.
Os fatores de risco incluem história prévia de cálculos biliares, colangite esclerosante, HIV, estreitamento do ducto biliar comum e, raramente, viajar para países onde você pode pegar um verme ou infecção por parasita.
Os seguintes sintomas podem ocorrer:
- Dor no lado superior direito ou parte superior média do abdômen. Também pode ser sentido nas costas ou abaixo da omoplata direita. A dor pode ir e vir e parecer aguda, tipo cãibra ou monótona.
- Febre e calafrios.
- Urina escura e fezes cor de argila.
- Nausea e vomito.
- Amarelecimento da pele (icterícia), que pode ir e vir.
Você pode fazer os seguintes testes para procurar bloqueios:
- Ultrassom abdominal
- Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE)
- Colangiopancreatografia por ressonância magnética (MRCP)
- Colangiograma trans-hepático percutâneo (PTCA)
Você também pode fazer os seguintes exames de sangue:
- Nível de bilirrubina
- Níveis de enzimas hepáticas
- Testes de função hepática
- Contagem de glóbulos brancos (WBC)
O diagnóstico e o tratamento rápidos são muito importantes.
Os antibióticos para curar a infecção são o primeiro tratamento feito na maioria dos casos. CPRE ou outro procedimento cirúrgico é feito quando a pessoa está estável.
Pessoas que estão muito doentes ou que estão piorando rapidamente podem precisar de cirurgia imediatamente.
O resultado geralmente é bom com o tratamento, mas ruim sem ele.
As complicações podem incluir:
- Sepse
Ligue para seu médico se tiver sintomas de colangite.
O tratamento de cálculos biliares, tumores e infestações de parasitas pode reduzir o risco para algumas pessoas. Um stent de metal ou plástico que é colocado no sistema biliar pode ser necessário para prevenir o retorno da infecção.
- Sistema digestivo
- Via biliar
Fogel EL, Sherman S. Diseases of the gallbladder and bile ducts. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 146.
Sifri CD, Madoff LC. Infecções do fígado e do sistema biliar (abscesso hepático, colangite, colecistite). In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 75.