Autor: Joan Hall
Data De Criação: 25 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
MICROBIOLOGIA - SHIGELLA (SHIGELOSE/DISENTERIA) - PROF. ALEXANDRE FUNCK
Vídeo: MICROBIOLOGIA - SHIGELLA (SHIGELOSE/DISENTERIA) - PROF. ALEXANDRE FUNCK

Shigelose é uma infecção bacteriana do revestimento do intestino. É causada por um grupo de bactérias chamadas shigella.

Existem vários tipos de bactérias shigella, incluindo:

  • Shigella Sonnei, também chamada de shigella do "grupo D", é responsável pela maioria dos casos de shigelose nos Estados Unidos.
  • Shigella flexneri, ou shigella do "grupo B", causa quase todos os outros casos.
  • Shigella dysenteriae, ou shigella do "grupo A" é rara nos Estados Unidos. No entanto, pode levar a surtos mortais em países em desenvolvimento.

Pessoas infectadas com a bactéria a liberam nas fezes. Eles podem espalhar a bactéria para a água ou comida, ou diretamente para outra pessoa. Colocar um pouco da bactéria shigella na boca é o suficiente para causar a infecção.

Surtos de shigelose estão relacionados a condições de saneamento precárias, água e alimentos contaminados e condições de vida superlotadas.

A shigelose é comum entre viajantes em países em desenvolvimento e trabalhadores ou residentes em campos de refugiados.


Nos Estados Unidos, a condição é mais comumente vista em creches e locais onde vivem grupos de pessoas, como lares de idosos.

Os sintomas geralmente se desenvolvem cerca de 1 a 7 dias (em média 3 dias) após o contato com a bactéria.

Os sintomas incluem:

  • Dor abdominal aguda (súbita) ou cãibras
  • Febre aguda
  • Sangue, muco ou pus nas fezes
  • Dor retal em cólica
  • Nausea e vomito
  • Diarreia aquosa e com sangue

Se você tiver sintomas de shigelose, seu médico irá verificar:

  • Desidratação (líquidos insuficientes no corpo) com frequência cardíaca acelerada e pressão arterial baixa
  • Sensibilidade abdominal
  • Nível elevado de glóbulos brancos no sangue
  • Cultura de fezes para verificar a existência de leucócitos

O objetivo do tratamento é repor fluidos e eletrólitos (sal e minerais) que se perdem na diarreia.

Os medicamentos que impedem a diarreia geralmente não são administrados porque podem fazer com que a infecção demore mais tempo a desaparecer.


As medidas de autocuidado para evitar a desidratação incluem beber soluções eletrolíticas para repor os líquidos perdidos pela diarreia. Vários tipos de soluções eletrolíticas estão disponíveis sem receita (sem receita).

Os antibióticos podem ajudar a reduzir a duração da doença. Esses medicamentos também ajudam a evitar que a doença se espalhe para outras pessoas em ambientes de vida em grupo ou creches. Eles também podem ser prescritos para pessoas com sintomas graves.

Se você tiver diarreia e não puder beber líquidos pela boca por causa de náuseas graves, pode precisar de cuidados médicos e líquidos intravenosos (IV). Isso é mais comum em crianças pequenas com shigelose.

Pessoas que tomam diuréticos ("pílulas de água") podem precisar interromper o uso desses medicamentos se apresentarem enterite aguda por shigella. Nunca pare de tomar qualquer medicamento sem primeiro falar com seu provedor.

A infecção pode ser leve e desaparece por conta própria. A maioria das pessoas, exceto crianças desnutridas e aquelas com sistema imunológico enfraquecido, normalmente se recupera totalmente.


As complicações podem incluir:

  • Desidratação grave
  • Síndrome hemolítico-urêmica (SHU), uma forma de insuficiência renal com anemia e problemas de coagulação
  • Artrite reativa

Cerca de 1 em cada 10 crianças (menores de 15 anos) com enterite por shigella grave desenvolve problemas no sistema nervoso. Isso pode incluir convulsões febris (também chamadas de "ataque de febre") quando a temperatura corporal aumenta rapidamente e a criança tem convulsões. Uma doença cerebral (encefalopatia) com dor de cabeça, letargia, confusão e torcicolo também pode se desenvolver.

Ligue para o seu médico se a diarreia não melhorar, se houver sangue nas fezes ou se houver sinais de desidratação.

Vá para o pronto-socorro se esses sintomas ocorrerem em uma pessoa com shigelose:

  • Confusão
  • Dor de cabeça com torcicolo
  • Letargia
  • Convulsões

Esses sintomas são mais comuns em crianças.

A prevenção inclui o manuseio, armazenamento e preparação adequados dos alimentos e boa higiene pessoal. Lavar as mãos é a forma mais eficaz de prevenir a shigelose. Evite alimentos e água que possam estar contaminados.

Gastroenterite por Shigella; Enterite por Shigella; Enterite - shigella; Gastroenterite - shigella; Diarréia do viajante - shigelose

  • Sistema digestivo
  • Órgãos do sistema digestivo
  • Bactérias

Melia JMP, Sears CL. Enterite infecciosa e proctocolite. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 110.

Keusch GT, Zaidi AKM. Shigelose. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 293.

Kotloff KL. Gastroenterite aguda em crianças. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 366.

Kotloff KL, Riddle MS, Platts-Mills JA, Pavlinac P, Zaidi AKM. Shigelose. Lanceta. 2018; 391 (10122): 801-812. PMID: 29254859 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29254859/.

Preso Hoje

As mulheres têm melhor resistência muscular do que os homens, de acordo com um novo estudo

As mulheres têm melhor resistência muscular do que os homens, de acordo com um novo estudo

Um e tudo recente publicado na revi ta Fi iologia Aplicada, Nutrição e Metaboli mo ugere que a mulhere têm maior re i tência mu cular do que o homen .O e tudo foi pequeno - te tou ...
Dormir com sono é bom para sua saúde?

Dormir com sono é bom para sua saúde?

e o eu padrão típico de ono con i te em exercício matinai durante a emana e happy hour que vão um pouco tarde demai , eguido por fin de emana pa ado ​​na cama até o meio-dia,...