Shigelose
Shigelose é uma infecção bacteriana do revestimento do intestino. É causada por um grupo de bactérias chamadas shigella.
Existem vários tipos de bactérias shigella, incluindo:
- Shigella Sonnei, também chamada de shigella do "grupo D", é responsável pela maioria dos casos de shigelose nos Estados Unidos.
- Shigella flexneri, ou shigella do "grupo B", causa quase todos os outros casos.
- Shigella dysenteriae, ou shigella do "grupo A" é rara nos Estados Unidos. No entanto, pode levar a surtos mortais em países em desenvolvimento.
Pessoas infectadas com a bactéria a liberam nas fezes. Eles podem espalhar a bactéria para a água ou comida, ou diretamente para outra pessoa. Colocar um pouco da bactéria shigella na boca é o suficiente para causar a infecção.
Surtos de shigelose estão relacionados a condições de saneamento precárias, água e alimentos contaminados e condições de vida superlotadas.
A shigelose é comum entre viajantes em países em desenvolvimento e trabalhadores ou residentes em campos de refugiados.
Nos Estados Unidos, a condição é mais comumente vista em creches e locais onde vivem grupos de pessoas, como lares de idosos.
Os sintomas geralmente se desenvolvem cerca de 1 a 7 dias (em média 3 dias) após o contato com a bactéria.
Os sintomas incluem:
- Dor abdominal aguda (súbita) ou cãibras
- Febre aguda
- Sangue, muco ou pus nas fezes
- Dor retal em cólica
- Nausea e vomito
- Diarreia aquosa e com sangue
Se você tiver sintomas de shigelose, seu médico irá verificar:
- Desidratação (líquidos insuficientes no corpo) com frequência cardíaca acelerada e pressão arterial baixa
- Sensibilidade abdominal
- Nível elevado de glóbulos brancos no sangue
- Cultura de fezes para verificar a existência de leucócitos
O objetivo do tratamento é repor fluidos e eletrólitos (sal e minerais) que se perdem na diarreia.
Os medicamentos que impedem a diarreia geralmente não são administrados porque podem fazer com que a infecção demore mais tempo a desaparecer.
As medidas de autocuidado para evitar a desidratação incluem beber soluções eletrolíticas para repor os líquidos perdidos pela diarreia. Vários tipos de soluções eletrolíticas estão disponíveis sem receita (sem receita).
Os antibióticos podem ajudar a reduzir a duração da doença. Esses medicamentos também ajudam a evitar que a doença se espalhe para outras pessoas em ambientes de vida em grupo ou creches. Eles também podem ser prescritos para pessoas com sintomas graves.
Se você tiver diarreia e não puder beber líquidos pela boca por causa de náuseas graves, pode precisar de cuidados médicos e líquidos intravenosos (IV). Isso é mais comum em crianças pequenas com shigelose.
Pessoas que tomam diuréticos ("pílulas de água") podem precisar interromper o uso desses medicamentos se apresentarem enterite aguda por shigella. Nunca pare de tomar qualquer medicamento sem primeiro falar com seu provedor.
A infecção pode ser leve e desaparece por conta própria. A maioria das pessoas, exceto crianças desnutridas e aquelas com sistema imunológico enfraquecido, normalmente se recupera totalmente.
As complicações podem incluir:
- Desidratação grave
- Síndrome hemolítico-urêmica (SHU), uma forma de insuficiência renal com anemia e problemas de coagulação
- Artrite reativa
Cerca de 1 em cada 10 crianças (menores de 15 anos) com enterite por shigella grave desenvolve problemas no sistema nervoso. Isso pode incluir convulsões febris (também chamadas de "ataque de febre") quando a temperatura corporal aumenta rapidamente e a criança tem convulsões. Uma doença cerebral (encefalopatia) com dor de cabeça, letargia, confusão e torcicolo também pode se desenvolver.
Ligue para o seu médico se a diarreia não melhorar, se houver sangue nas fezes ou se houver sinais de desidratação.
Vá para o pronto-socorro se esses sintomas ocorrerem em uma pessoa com shigelose:
- Confusão
- Dor de cabeça com torcicolo
- Letargia
- Convulsões
Esses sintomas são mais comuns em crianças.
A prevenção inclui o manuseio, armazenamento e preparação adequados dos alimentos e boa higiene pessoal. Lavar as mãos é a forma mais eficaz de prevenir a shigelose. Evite alimentos e água que possam estar contaminados.
Gastroenterite por Shigella; Enterite por Shigella; Enterite - shigella; Gastroenterite - shigella; Diarréia do viajante - shigelose
- Sistema digestivo
- Órgãos do sistema digestivo
- Bactérias
Melia JMP, Sears CL. Enterite infecciosa e proctocolite. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 110.
Keusch GT, Zaidi AKM. Shigelose. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 293.
Kotloff KL. Gastroenterite aguda em crianças. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 366.
Kotloff KL, Riddle MS, Platts-Mills JA, Pavlinac P, Zaidi AKM. Shigelose. Lanceta. 2018; 391 (10122): 801-812. PMID: 29254859 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29254859/.