Síndrome de Gilbert
A síndrome de Gilbert é um distúrbio comum transmitido por famílias. Afeta a forma como a bilirrubina é processada pelo fígado e às vezes pode fazer com que a pele adquira uma coloração amarela (icterícia).
A síndrome de Gilbert afeta 1 em cada 10 pessoas em alguns grupos de brancos. Essa condição ocorre devido a um gene anormal, que é passado dos pais para os filhos.
Os sintomas podem incluir:
- Fadiga
- Amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos (icterícia leve)
Em pessoas com síndrome de Gilbert, a icterícia aparece com mais frequência durante períodos de esforço, estresse e infecção, ou quando não comem.
Um exame de sangue para bilirrubina mostra alterações que ocorrem com a síndrome de Gilbert. O nível de bilirrubina total está ligeiramente elevado, sendo a maioria bilirrubina não conjugada. Na maioria das vezes, o nível total é inferior a 2 mg / dL e o nível de bilirrubina conjugada é normal.
A síndrome de Gilbert está ligada a um problema genético, mas o teste genético não é necessário.
Nenhum tratamento é necessário para a síndrome de Gilbert.
A icterícia pode ir e vir ao longo da vida. É mais provável que apareça durante doenças como resfriados. Não causa problemas de saúde. No entanto, pode confundir os resultados dos testes de icterícia.
Não há complicações conhecidas.
Ligue para o seu médico se tiver icterícia ou dor no abdômen que não passa.
Não há prevenção comprovada.
Icterus intermittens juvenilis; Hiperbilirrubinemia crônica de baixo grau; Icterícia familiar não hemolítica não obstrutiva; Disfunção hepática constitucional; Bilirrubinemia benigna não conjugada; Doença de Gilbert
- Sistema digestivo
Berk PD, Korenblat KM. Aborde o paciente com icterícia ou resultados de testes hepáticos anormais. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 147.
Lidofsky SD. Icterícia. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran: Fisiopatologia / Diagnóstico / Gestão. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: capítulo 21.
Theise ND. Fígado e vesícula biliar. In: Kumar V, Abbas AK, Fausto N, Aster JC, eds. Base patológica da doença de Robbins e Cotran. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 18.