Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 13 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2025
Anonim
Hiperaldosteronismo primário e secundário - Medicamento
Hiperaldosteronismo primário e secundário - Medicamento

O hiperaldosteronismo é um distúrbio no qual a glândula adrenal libera uma quantidade excessiva do hormônio aldosterona no sangue.

O hiperaldosteronismo pode ser primário ou secundário.

O hiperaldosteronismo primário é devido a um problema das próprias glândulas supra-renais, que faz com que liberem muita aldosterona.

Em contraste, com o hiperaldosteronismo secundário, um problema em outra parte do corpo faz com que as glândulas supra-renais liberem aldosterona em excesso. Esses problemas podem ser com genes, dieta ou um distúrbio médico, como coração, fígado, rins ou pressão alta.

A maioria dos casos de hiperaldosteronismo primário é causada por um tumor não canceroso (benigno) da glândula adrenal. A condição afeta principalmente pessoas de 30 a 50 anos de idade e é uma causa comum de pressão alta na meia-idade.

O hiperaldosteronismo primário e secundário têm sintomas comuns, incluindo:

  • Pressão alta
  • Baixo nível de potássio no sangue
  • Sentindo-se cansado o tempo todo
  • Dor de cabeça
  • Fraqueza muscular
  • Dormência

O médico fará um exame físico e perguntará sobre seus sintomas.


Os testes que podem ser solicitados para diagnosticar hiperaldosteronismo incluem:

  • Tomografia computadorizada abdominal
  • ECG
  • Nível de aldosterona no sangue
  • Atividade de renina sanguínea
  • Nível de potássio no sangue
  • Aldosterona urinária
  • Ultrassom de rim

Pode ser necessário realizar um procedimento para inserir um cateter nas veias das glândulas supra-renais. Isso ajuda a verificar qual das duas glândulas supra-renais está produzindo aldosterona em excesso. Esse teste é importante porque muitas pessoas têm pequenos tumores benignos nas glândulas supra-renais que não secretam nenhum hormônio. Depender apenas de uma tomografia computadorizada pode resultar na remoção da glândula adrenal errada.

O hiperaldosteronismo primário causado por um tumor da glândula adrenal é geralmente tratado com cirurgia. Às vezes, pode ser tratada com medicamentos. A remoção do tumor adrenal pode controlar os sintomas. Mesmo após a cirurgia, algumas pessoas ainda apresentam hipertensão e precisam tomar remédios. Muitas vezes, porém, o número de medicamentos ou doses pode ser reduzido.

Limitar a ingestão de sal e tomar remédios pode controlar os sintomas sem cirurgia. Os medicamentos para tratar o hiperaldosteronismo incluem:


  • Drogas que bloqueiam a ação da aldosterona
  • Diuréticos (comprimidos de água), que ajudam a controlar o acúmulo de fluidos no corpo

O hiperaldosteronismo secundário é tratado com medicamentos (conforme descrito acima) e limitação da ingestão de sal. A cirurgia geralmente não é usada.

A perspectiva para hiperaldosteronismo primário é boa com diagnóstico e tratamento precoces.

A perspectiva de hiperaldosteronismo secundário depende da causa da doença.

O hiperaldosteronismo primário pode causar pressão arterial muito alta, que pode causar danos a muitos órgãos, incluindo olhos, rins, coração e cérebro.

Problemas de ereção e ginecomastia (seios aumentados em homens) podem ocorrer com o uso de medicamentos para bloquear o efeito do hiperaldosteronismo.

Marque uma consulta com seu provedor se desenvolver sintomas de hiperaldosteronismo.

Síndrome de Conn; Excesso de mineralocorticóide

  • Glândulas endócrinas
  • Secreção de hormônio da glândula adrenal

Carey RM, Padia SH. Distúrbios de excesso de mineralocorticóides primários e hipertensão. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 108.


Nieman LK. Córtex adrenal. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 214.

Escolha Dos Editores

Receitas DIY e maneiras prontas de esfoliar os lábios

Receitas DIY e maneiras prontas de esfoliar os lábios

Todo nó temo lábio rachado de vez em quando. Quem não e viu bucando batom de vez em quando? Ou talvez você perceba que você tem um milhão de Chap tick de repente.Há ...
Por que há pus no meu olho?

Por que há pus no meu olho?

Você tem uma ecreção epea proveniente de um ou de ambo o olho? Depoi de limpá-lo, ele volta? Você pode ouvir a peoa referindo-e à ecreção como corrimento ocular...