Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 13 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
Hiperaldosteronismo primário e secundário - Medicamento
Hiperaldosteronismo primário e secundário - Medicamento

O hiperaldosteronismo é um distúrbio no qual a glândula adrenal libera uma quantidade excessiva do hormônio aldosterona no sangue.

O hiperaldosteronismo pode ser primário ou secundário.

O hiperaldosteronismo primário é devido a um problema das próprias glândulas supra-renais, que faz com que liberem muita aldosterona.

Em contraste, com o hiperaldosteronismo secundário, um problema em outra parte do corpo faz com que as glândulas supra-renais liberem aldosterona em excesso. Esses problemas podem ser com genes, dieta ou um distúrbio médico, como coração, fígado, rins ou pressão alta.

A maioria dos casos de hiperaldosteronismo primário é causada por um tumor não canceroso (benigno) da glândula adrenal. A condição afeta principalmente pessoas de 30 a 50 anos de idade e é uma causa comum de pressão alta na meia-idade.

O hiperaldosteronismo primário e secundário têm sintomas comuns, incluindo:

  • Pressão alta
  • Baixo nível de potássio no sangue
  • Sentindo-se cansado o tempo todo
  • Dor de cabeça
  • Fraqueza muscular
  • Dormência

O médico fará um exame físico e perguntará sobre seus sintomas.


Os testes que podem ser solicitados para diagnosticar hiperaldosteronismo incluem:

  • Tomografia computadorizada abdominal
  • ECG
  • Nível de aldosterona no sangue
  • Atividade de renina sanguínea
  • Nível de potássio no sangue
  • Aldosterona urinária
  • Ultrassom de rim

Pode ser necessário realizar um procedimento para inserir um cateter nas veias das glândulas supra-renais. Isso ajuda a verificar qual das duas glândulas supra-renais está produzindo aldosterona em excesso. Esse teste é importante porque muitas pessoas têm pequenos tumores benignos nas glândulas supra-renais que não secretam nenhum hormônio. Depender apenas de uma tomografia computadorizada pode resultar na remoção da glândula adrenal errada.

O hiperaldosteronismo primário causado por um tumor da glândula adrenal é geralmente tratado com cirurgia. Às vezes, pode ser tratada com medicamentos. A remoção do tumor adrenal pode controlar os sintomas. Mesmo após a cirurgia, algumas pessoas ainda apresentam hipertensão e precisam tomar remédios. Muitas vezes, porém, o número de medicamentos ou doses pode ser reduzido.

Limitar a ingestão de sal e tomar remédios pode controlar os sintomas sem cirurgia. Os medicamentos para tratar o hiperaldosteronismo incluem:


  • Drogas que bloqueiam a ação da aldosterona
  • Diuréticos (comprimidos de água), que ajudam a controlar o acúmulo de fluidos no corpo

O hiperaldosteronismo secundário é tratado com medicamentos (conforme descrito acima) e limitação da ingestão de sal. A cirurgia geralmente não é usada.

A perspectiva para hiperaldosteronismo primário é boa com diagnóstico e tratamento precoces.

A perspectiva de hiperaldosteronismo secundário depende da causa da doença.

O hiperaldosteronismo primário pode causar pressão arterial muito alta, que pode causar danos a muitos órgãos, incluindo olhos, rins, coração e cérebro.

Problemas de ereção e ginecomastia (seios aumentados em homens) podem ocorrer com o uso de medicamentos para bloquear o efeito do hiperaldosteronismo.

Marque uma consulta com seu provedor se desenvolver sintomas de hiperaldosteronismo.

Síndrome de Conn; Excesso de mineralocorticóide

  • Glândulas endócrinas
  • Secreção de hormônio da glândula adrenal

Carey RM, Padia SH. Distúrbios de excesso de mineralocorticóides primários e hipertensão. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 108.


Nieman LK. Córtex adrenal. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 214.

Artigos Frescos

Tudo o que você precisa saber sobre o teste do Coronavirus

Tudo o que você precisa saber sobre o teste do Coronavirus

À medida que a pandemia COVID-19 continua, o e peciali ta em aúde pública enfatizam repetidamente a importância de uma boa e tratégia de te te para retardar a propagaç...
O treino de Meghan Markle é realmente intenso

O treino de Meghan Markle é realmente intenso

De de o noivado do Príncipe Harry e Meghan Markle, o mundo e tá morrendo de vontade de aber tudo e qualquer coi a obre a futura noiva real. E, naturalmente, e tamo mai intere ado ​​em eu tre...