Cuidando de sua nova articulação do joelho
Após a cirurgia de substituição do joelho, você precisará ter cuidado ao movimentar o joelho, especialmente nos primeiros meses após a cirurgia.
Com o tempo, você poderá voltar ao nível anterior de atividade. Mas, mesmo assim, você precisará mover-se com cuidado para não machucar a nova prótese de joelho. Certifique-se de deixar sua casa pronta para quando você retornar, para que você possa se mover com mais facilidade e evitar quedas.
Quando você está se vestindo:
- Evite colocar as calças enquanto se levanta. Sente-se em uma cadeira ou na beira da cama para ficar mais estável.
- Use dispositivos que o ajudem a se vestir sem dobrar muito, como um esticador, uma calçadeira de cabo longo, cadarços elásticos e um auxílio para calçar meias.
- Primeiro, coloque calças, meias ou meia-calça na perna em que você fez a cirurgia.
- Ao se despir, remova a roupa do lado da cirurgia por último.
Quando você está sentado:
- Tente não se sentar na mesma posição por mais de 45 a 60 minutos de cada vez.
- Mantenha os pés e os joelhos apontados para a frente, não para dentro ou para fora. Seus joelhos devem estar esticados ou dobrados da maneira que seu terapeuta instruiu.
- Sente-se em uma cadeira firme com as costas retas e os braços. Após a cirurgia, evite bancos, sofás, poltronas macias, cadeiras de balanço e cadeiras muito baixas.
- Ao se levantar de uma cadeira, deslize em direção à borda da cadeira e use os braços da cadeira, seu andador ou muletas como apoio para se levantar.
Quando você está se banhando ou tomando banho:
- Você pode ficar no chuveiro, se quiser. Você também pode usar um assento especial para banheira ou uma cadeira de plástico estável para se sentar no chuveiro.
- Use um tapete de borracha na banheira ou no chão do chuveiro. Certifique-se de manter o chão do banheiro seco e limpo.
- NÃO se curve, se agache ou alcance nada enquanto estiver tomando banho. Você pode usar um alcance se precisar pegar algo.
- Use uma esponja de banho com cabo longo para lavar.
- Peça a alguém que troque os controles do chuveiro para você se forem difíceis de alcançar.
- Peça a alguém que lave as partes de seu corpo que são difíceis de alcançar.
- NÃO se sente no fundo de uma banheira comum. Será muito difícil se levantar com segurança.
- Se precisar, use um assento elevado para manter os joelhos mais baixos do que os quadris ao usar o banheiro.
Quando você estiver usando as escadas:
- Ao subir escadas, pise primeiro com a perna que NÃO foi operada.
- Quando você estiver descendo uma escada, pise primeiro com a perna que fez a cirurgia.
- Você pode precisar subir e descer um degrau de cada vez até que seus músculos fiquem mais fortes.
- Certifique-se de segurar o corrimão ou suportes ao longo da escada para suporte.
- Verifique se o corrimão está em boas condições antes da cirurgia. É importante certificar-se de que é seguro usá-los.
- Evite lances de escada longos nos primeiros 2 meses após a cirurgia.
Quando você está deitado:
- Deite-se de costas. Este é um bom momento para fazer os exercícios para os joelhos.
- NÃO coloque uma almofada ou travesseiro atrás do joelho ao se deitar. É importante manter o joelho reto durante o repouso.
- Se você precisar levantar ou elevar a perna, mantenha o joelho reto.
Ao entrar em um carro:
- Entre no carro do nível da rua, não de um meio-fio ou porta. Recue o banco dianteiro o máximo possível.
- Os assentos do carro não devem ser muito baixos. Sente-se em um travesseiro se precisar. Antes de entrar no carro, certifique-se de deslizar facilmente no material do assento.
- Vire-se de forma que a parte de trás do joelho toque o assento e sente-se. Ao virar, peça a alguém que ajude a levantar suas pernas para dentro do carro.
Ao andar de carro:
- Interrompa longas viagens de carro. Pare, saia e caminhe a cada 45 a 60 minutos.
- Faça alguns dos exercícios simples, como bombas de tornozelo, enquanto anda de carro. Isso ajuda a reduzir os riscos de coágulos sanguíneos.
- Tome remédios para dor antes de sua primeira volta para casa.
Ao sair do carro:
- Vire seu corpo enquanto alguém o ajuda a levantar suas pernas para fora do carro.
- Afaste-se e incline-se para a frente.
- Em pé sobre as duas pernas, use suas muletas ou andador para ajudá-lo a se levantar.
Pergunte ao seu médico quando você pode dirigir. Pode ser necessário esperar até 4 semanas após a cirurgia. NÃO dirija até que seu provedor diga que está tudo bem.
Quando você está caminhando:
- Use suas muletas ou andador até que o seu provedor diga que você pode parar, o que geralmente ocorre cerca de 4 a 6 semanas após a cirurgia. Use uma bengala apenas quando seu provedor disser que está tudo bem.
- Coloque no joelho apenas a quantidade de peso recomendada pelo seu médico ou fisioterapeuta. Quando estiver de pé, alongue os joelhos o mais retos possível.
- Dê pequenos passos quando estiver girando. Tente não girar na perna operada. Os dedos dos pés devem estar apontando para a frente.
- Use sapatos com sola antiderrapante. Vá devagar quando estiver caminhando em superfícies molhadas ou terreno irregular. NÃO use chinelos, pois eles podem ser escorregadios e fazer com que você caia.
Você não deve praticar esqui alpino ou praticar esportes de contato, como futebol e futebol. Em geral, evite esportes que exijam sacudidas, torções, puxões ou corrida. Você deve ser capaz de realizar atividades de baixo impacto, como caminhadas, jardinagem, natação, tênis e golfe.
Outras instruções que você sempre precisará seguir incluem:
- Dê pequenos passos quando estiver girando. Tente não girar na perna operada. Os dedos dos pés devem estar apontando para a frente.
- NÃO sacuda a perna operada.
- NÃO levante ou carregue mais de 20 libras (9 kg). Isso colocará muito estresse em seu novo joelho. Isso inclui sacolas de compras, lavanderia, sacos de lixo, caixas de ferramentas e animais de estimação de grande porte.
Artroplastia de joelho - precauções; Substituição do joelho - precauções
Hui C, Thompson SR, Giffin JR. Artrite do joelho. In: Miller MD, Thompson SR, eds. DeLee Drez & Miller’s Orthopaedic Sports Medicine. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 104.
Mihalko WM. Artroplastia do joelho. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 7.