Câncer de tireoide - carcinoma medular
O carcinoma medular da tireoide é o câncer da glândula tireoide que começa nas células que liberam um hormônio chamado calcitonina. Essas células são chamadas de células "C". A glândula tireóide está localizada na parte frontal da parte inferior do pescoço.
A causa do carcinoma medular da tireoide (CMT) é desconhecida. MTC é muito raro. Pode ocorrer em crianças e adultos.
Ao contrário de outros tipos de câncer de tireoide, o CMT tem menor probabilidade de ser causado pela radioterapia aplicada ao pescoço para tratar outros tipos de câncer durante a infância.
Existem duas formas de MTC:
- MTC esporádico, que não funciona nas famílias. A maioria dos MTCs são esporádicos. Esta forma afeta principalmente adultos mais velhos.
- MTC hereditário, que funciona em famílias.
Você tem um risco aumentado para este tipo de câncer se tiver:
- Uma história familiar de MTC
- Uma história familiar de neoplasia endócrina múltipla (MEN)
- Uma história anterior de feocromocitoma, neuromas de mucosa, hiperparatireoidismo ou tumores endócrinos pancreáticos
Outros tipos de câncer de tireoide incluem:
- Carcinoma anaplásico da tireóide
- Tumor folicular da tireóide
- Carcinoma papilífero da tireóide
- Linfoma da tireoide
O CMT geralmente começa como um pequeno caroço (nódulo) na glândula tireoide. Também pode haver inchaço dos linfonodos no pescoço. Como resultado, os sintomas podem incluir:
- Inchaço do pescoço
- Rouquidão
- Problemas respiratórios devido ao estreitamento das vias aéreas
- Tosse
- Tosse com sangue
- Diarreia devido ao alto nível de calcitonina
Seu médico fará um exame físico e perguntará sobre seus sintomas e histórico médico.
Os testes que podem ser usados para diagnosticar MTC incluem:
- Exame de sangue de calcitonina
- Exame de sangue CEA
- Teste genético
- Biópsia de tireoide
- Ultra-som da tireóide e dos gânglios linfáticos do pescoço
- PET scan
As pessoas com CMT devem ser examinadas quanto a outros tumores, especialmente feocromocitoma e tumores da paratireoide e tumores da paratireoide.
O tratamento envolve cirurgia para remover a glândula tireóide e os gânglios linfáticos circundantes. Por ser um tumor incomum, a cirurgia deve ser realizada por um cirurgião familiarizado com esse tipo de câncer e com experiência na operação necessária.
O tratamento posterior dependerá dos seus níveis de calcitonina. Um aumento nos níveis de calcitonina novamente pode indicar um novo crescimento do câncer.
- Quimioterapia e radiação não funcionam muito bem para esse tipo de câncer.
- A radiação é usada em algumas pessoas após a cirurgia.
- Terapias direcionadas mais recentes também podem reduzir o crescimento do tumor. Seu provedor pode lhe dar mais informações sobre isso, se necessário.
Parentes próximos de pessoas diagnosticadas com formas hereditárias de CMT têm risco aumentado de desenvolver esse tipo de câncer e devem conversar com seus provedores.
Você pode aliviar o estresse da doença ingressando em um grupo de apoio ao câncer. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas comuns pode ajudá-lo a não se sentir sozinho.
A maioria das pessoas com CMT vive pelo menos 5 anos após o diagnóstico, dependendo do estágio do câncer. A taxa de sobrevivência de 10 anos é de 65%.
As complicações podem incluir:
- O câncer se espalha para outras áreas do corpo
- As glândulas paratireoides são removidas acidentalmente durante a cirurgia
Ligue para seu provedor se tiver sintomas de MTC.
A prevenção pode não ser possível. Porém, estar ciente de seus fatores de risco, especialmente seu histórico familiar, pode permitir o diagnóstico e o tratamento precoces. Para pessoas com uma história familiar muito forte de CMT, a opção de remover a glândula tireoide pode ser recomendada. Você deve discutir cuidadosamente essa opção com um médico que esteja familiarizado com a doença.
Tireóide - carcinoma medular; Câncer - tireóide (carcinoma medular); MTC; Nódulo da tireoide - medular
- Câncer de tireoide - tomografia computadorizada
- Glândula tireóide
Jonklass J, Cooper DS. Tireoide. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 213.
Site do National Cancer Institute. Tratamento do câncer de tireoide (adulto) (PDQ) - versão profissional de saúde. www.cancer.gov/types/thyroid/hp/thyroid-treatment-pdq. Atualizado em 30 de janeiro de 2020. Acessado em 6 de março de 2020.
Smith PW, Hanks LR, Salomone LJ, Hanks JB. Tireoide. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2017: cap 36.
Viola D, Elisei R. Management of medullary tireoid cancer. Endocrinol Metab Clin North Am. 2019; 48 (1): 285-301. PMID: 30717909 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30717909/.
Wells SA Jr, Asa SL, Dralle H. Revisou as diretrizes da American Thyroid Association para o manejo do carcinoma medular da tireoide. Tireoide. 2015; 25 (6): 567-610. PMID: 25810047 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25810047/.