Aprendendo sobre ventiladores
Um ventilador é uma máquina que respira por você ou o ajuda a respirar. É também chamada de máquina de respiração ou respirador. O ventilador:
- Está conectado a um computador com botões e botões controlados por um terapeuta respiratório, enfermeira ou médico.
- Possui tubos que se conectam à pessoa por meio de um tubo respiratório. O tubo respiratório é colocado na boca da pessoa ou em uma abertura através do pescoço até a traqueia (traquéia). Essa abertura é chamada de traqueostomia. Freqüentemente, é necessário para aqueles que precisam ficar no ventilador por um longo período de tempo.
- Faz ruídos e possui alarmes que alertam a equipe de saúde quando algo precisa ser consertado ou alterado.
Uma pessoa recebe um medicamento para se manter confortável enquanto está no ventilador, especialmente se ela tiver um tubo de respiração na boca. O medicamento pode fazer com que as pessoas fiquem com muito sono para abrir os olhos ou ficar acordadas por mais de alguns minutos.
As pessoas não podem falar por causa do tubo de respiração. Quando estão acordados o suficiente para abrir os olhos e se mover, eles podem se comunicar por escrito e às vezes por leitura labial.
Pessoas em ventiladores terão muitos fios e tubos neles. Isso pode parecer assustador, mas esses fios e tubos ajudam a monitorá-los cuidadosamente.
Algumas pessoas podem ter restrições. Eles são usados para evitar que puxem quaisquer tubos e fios importantes.
As pessoas são colocadas em ventiladores quando não conseguem respirar por conta própria. Isso pode ser por qualquer um dos seguintes motivos:
- Para ter certeza de que a pessoa está recebendo oxigênio suficiente e se livrando do dióxido de carbono.
- Após a cirurgia, as pessoas podem precisar de um respirador para respirar por elas quando tomarem um medicamento que as faça ficar com sono e sua respiração não tiver voltado ao normal.
- Uma pessoa sofre de uma doença ou lesão e não consegue respirar normalmente.
Na maioria das vezes, um ventilador é necessário apenas por um curto período - horas, dias ou semanas. Mas, em alguns casos, um ventilador é necessário por meses ou, às vezes, anos.
No hospital, uma pessoa em um ventilador é observada de perto por profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiras e terapeutas respiratórios.
Pessoas que precisam de ventiladores por longos períodos podem permanecer em instalações de cuidados de longo prazo. Algumas pessoas com traqueostomia podem ficar em casa.
Pessoas em um ventilador são vigiadas cuidadosamente quanto a infecções pulmonares. Quando conectada a um ventilador, a pessoa tem dificuldade em expelir muco. Se o muco se acumula, os pulmões não recebem oxigênio suficiente. O muco também pode causar pneumonia. Para se livrar do muco, é necessário um procedimento chamado sucção. Isso é feito inserindo um pequeno tubo fino na boca da pessoa ou na abertura do pescoço para aspirar o muco.
Quando o ventilador é usado por mais de alguns dias, a pessoa pode receber nutrição por meio de tubos em uma veia ou estômago.
Como a pessoa não pode falar, esforços especiais devem ser feitos para monitorá-la e fornecer-lhe outras maneiras de se comunicar.
MacIntyre NR. Ventilação mecânica. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 101.
Slutsky AS, Brochard L. Ventilação mecânica. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 97.
- Doenças da traqueia