Cateter central de inserção periférica - inserção
Um cateter central de inserção periférica (PICC) é um tubo longo e fino que entra em seu corpo através de uma veia em seu braço. A extremidade deste cateter vai para uma grande veia perto do seu coração. Seu médico determinou que você precisa de um PICC. As informações abaixo indicam o que esperar quando o PICC for inserido.
O PICC ajuda a transportar nutrientes e medicamentos para o seu corpo. Também é usado para tirar sangue quando é necessário fazer análises ao sangue.
Um PICC é usado quando você precisa de tratamento intravenoso (IV) por um longo período de tempo ou se a coleta de sangue feita da maneira normal se tornou difícil.
O procedimento de inserção do PICC é feito no departamento de radiologia (raio-x) ou ao lado do leito do hospital. As etapas para inseri-lo são:
- Você deita de costas.
- Um torniquete (tira) é amarrado em volta do braço, próximo ao ombro.
- As imagens de ultrassom são usadas para escolher a veia e guiar a agulha em sua veia. O ultrassom examina o interior do seu corpo com um dispositivo que é movido sobre a pele. É indolor.
- A área onde a agulha é inserida é limpa.
- Você toma uma injeção de remédio para anestesiar sua pele. Isso pode doer por um momento.
- Uma agulha é inserida, em seguida, um fio-guia e o cateter. O fio-guia e o cateter são movidos pela veia até o local adequado.
- Durante esse processo, o local da punção da agulha é um pouco maior com um bisturi. Um ou dois pontos fecham depois. Isso geralmente não dói.
O cateter que foi inserido está conectado a outro cateter que fica fora do seu corpo. Você receberá medicamentos e outros fluidos por meio deste cateter.
É normal sentir um pouco de dor ou inchaço ao redor do local por 2 ou 3 semanas após a colocação do cateter. Vá com calma. NÃO levante nada com esse braço ou faça atividades extenuantes por cerca de 2 semanas.
Meça sua temperatura no mesmo horário todos os dias e anote-a. Ligue para o seu provedor se você tiver febre.
Geralmente, não há problema em tomar banhos e duchas vários dias após a colocação do cateter. Pergunte ao seu provedor quanto tempo esperar. Ao tomar banho ou tomar banho, certifique-se de que os curativos sejam seguros e que o local do cateter permaneça seco. NÃO deixe o local do cateter ficar debaixo d'água se você estiver mergulhando em uma banheira.
A enfermeira o ensinará a cuidar do cateter para mantê-lo funcionando corretamente e para ajudar a se proteger contra infecções. Isso inclui dar descarga no cateter, trocar o curativo e administrar medicamentos a si mesmo.
Depois de um pouco de prática, fica mais fácil cuidar do cateter. É melhor ter um amigo, familiar, cuidador ou enfermeira para ajudá-lo.
Seu médico lhe dará uma receita para os suprimentos de que você precisa. Você pode comprá-los em uma loja de suprimentos médicos. Isso ajudará a saber o nome do seu cateter e a empresa que o fabrica. Anote essas informações e mantenha-as à mão.
Ligue para seu provedor se você tiver:
- Sangramento, vermelhidão ou inchaço no local do cateter
- Tontura
- Febre ou calafrios
- Respiração difícil
- Vazamento do cateter, ou o cateter está cortado ou rachado
- Dor ou inchaço próximo ao local do cateter, ou no pescoço, rosto, tórax ou braço
- Problemas para enxaguar o cateter ou trocar o curativo
Ligue também para o seu provedor se o seu cateter:
- Está saindo do seu braço
- Parece bloqueado
PICC - inserção
Herring W. Reconhecendo a colocação correta de linhas e tubos e suas complicações potenciais: radiologia de cuidados intensivos. In: Herring W, ed. Radiologia de aprendizagem: reconhecendo o básico. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 10.
Smith SF, Duell DJ, Martin BC, Gonzalez L, Aebersold M. Central vascular access devices. In: Smith SF, Duell DJ, Martin BC, Gonzalez L, Aebersold M, eds. Habilidades de enfermagem clínica: habilidades básicas a avançadas. 9ª ed. New York, NY: Pearson; 2016: cap 29.
- Cuidados intensivos
- Suporte Nutricional