Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 23 Marchar 2025
Anonim
Troca de chocker 🤣 Traqueostomia é vida !
Vídeo: Troca de chocker 🤣 Traqueostomia é vida !

Falar é uma parte fundamental da comunicação com as pessoas. Ter um tubo de traqueostomia pode mudar sua habilidade de falar e interagir com outras pessoas.

No entanto, você pode aprender a falar com um tubo de traqueostomia. Isso só requer prática. Existem até dispositivos de fala que podem ajudá-lo.

O ar que passa pelas cordas vocais (laringe) faz com que vibrem, criando sons e fala.

Um tubo de traqueostomia bloqueia a maior parte do ar de passar pelas cordas vocais. Em vez disso, sua respiração (ar) sai pelo tubo de traqueostomia (traqueia).

No momento da cirurgia, o primeiro tubo traqueal terá um balão (cuff) que fica na traqueia.

  • Se a braçadeira estiver inflada (cheia de ar), impedirá que o ar se mova pelas cordas vocais. Isso o impedirá de fazer barulho ou falar.
  • Se o manguito estiver desinflado, o ar poderá se mover ao redor da traqueia e através das cordas vocais, e você deverá ser capaz de emitir sons. No entanto, na maioria das vezes, o tubo traqueal é trocado após 5 a 7 dias por um traque menor sem balonete. Isso torna muito mais fácil falar.

Se sua traqueostomia tiver um manguito, ele precisará ser desinsuflado. Seu cuidador deve tomar a decisão sobre quando desinsuflar o manguito.


Quando o manguito estiver desinflado e o ar puder passar em torno do traque, você deve tentar falar e fazer sons.

Falar será mais difícil do que antes de você ter seu traque. Pode ser necessário usar mais força para empurrar o ar para fora pela boca. Falar:

  • Respire fundo.
  • Expire, usando mais força do que normalmente faria para empurrar o ar para fora.
  • Feche a abertura do tubo traqueal com o dedo e fale.
  • Você pode não ouvir muito no início.
  • Você ganhará força para empurrar o ar pela boca enquanto pratica.
  • Os sons que você faz ficarão mais altos.

Para falar, é importante colocar um dedo limpo sobre a traqueia para evitar que o ar saia por ela. Isso ajudará o ar a sair pela boca para fazer voz.

Se for difícil falar com o traque no lugar, dispositivos especiais podem ajudá-lo a aprender a criar sons.

Válvulas unilaterais, chamadas de válvulas falantes, são colocadas em sua traqueostomia. As válvulas de fala permitem que o ar entre pelo tubo e saia pela boca e nariz. Isso permitirá que você emita ruídos e fale com mais facilidade, sem precisar usar o dedo para bloquear a traqueia cada vez que falar.


Alguns pacientes podem não conseguir usar essas válvulas. O fonoaudiólogo trabalhará com você para garantir que você seja um bom candidato. Se uma válvula de fala for colocada em seu traque, e você tiver dificuldade para respirar, a válvula pode não estar permitindo a passagem de ar suficiente ao redor de seu traque.

A largura do tubo de traqueostomia pode ter um papel importante. Se o tubo ocupar muito espaço em sua garganta, pode não haver espaço suficiente para o ar passar ao redor do tubo.

Sua traqueia pode ser fenestrada. Isso significa que a traquéia possui orifícios extras embutidos. Esses orifícios permitem que o ar passe pelas cordas vocais. Eles podem tornar mais fácil comer e respirar com um tubo de traqueostomia.

Pode levar muito mais tempo para desenvolver a fala se você tiver:

  • Danos na corda vocal
  • Lesão nos nervos das cordas vocais, o que pode alterar a maneira como as cordas vocais se movem

Trach - falando

Dobkin BH. Reabilitação Neurológica. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 57.


Greenwood JC, Winters ME. Tracheostomy care.In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 7.

Mirza N, Goldberg AN, Simonian MA. Transtornos de deglutição e comunicação. In: Lanken PN, Manaker S, Kohl BA, Hanson CW, eds. Manual da Unidade de Terapia Intensiva. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2014: cap 22.

  • Doenças da traqueia

Posts Populares

Este carro autônomo permite que você se exercite enquanto se desloca

Este carro autônomo permite que você se exercite enquanto se desloca

Imagine um mundo onde voltar do trabalho para ca a depoi de um longo dia ignifica entrar no carro, ligar o piloto automático, reco tar- e e de frutar de uma ma agem digna de um pa. Ou talvez depo...
Lista de reprodução de treino perfeito de Alison Sweeney

Lista de reprodução de treino perfeito de Alison Sweeney

De toda a ferramenta de motivação que Ali on weeney compartilha A dieta da mamãe, a playli t dela ão o motivo de elogio do fã . "Fiquei urpre o com a quantidade de leitor...