Monitorando seu bebê antes do parto
Enquanto você está grávida, seu médico pode fazer testes para verificar a saúde do seu bebê. Os testes podem ser feitos a qualquer momento durante a gravidez.
Os testes podem ser necessários para mulheres que:
- Ter uma gravidez de alto risco
- Ter um problema de saúde, como diabetes
- Teve complicações em uma gravidez anterior
- Ter uma gravidez que dure mais de 40 semanas (em atraso)
Os testes podem ser feitos mais de uma vez para que o provedor possa acompanhar o progresso do bebê ao longo do tempo. Eles ajudarão o provedor a encontrar problemas ou coisas que não são normais (anormais). Converse com seu provedor sobre seus testes e os resultados.
A frequência cardíaca de um bebê saudável aumenta de vez em quando. Durante o teste sem estresse (NST), seu provedor observará para ver se a frequência cardíaca do bebê aumenta durante o repouso ou movimento. Você não receberá medicamentos para este teste.
Se a frequência cardíaca do bebê não aumentar por conta própria, você pode ser solicitado a esfregar a mão sobre a barriga. Isso pode acordar um bebê com sono. Um dispositivo também pode ser usado para enviar um ruído em sua barriga. Não causará nenhuma dor.
Você será conectado a um monitor fetal, que é um monitor cardíaco para seu bebê. Se a frequência cardíaca do bebê aumentar de vez em quando, os resultados do teste provavelmente serão normais. Os resultados do NST que são reativos significam que a frequência cardíaca do bebê aumentou normalmente.
Os resultados não reativos significam que a frequência cardíaca do bebê não subiu o suficiente. Se a frequência cardíaca não aumentar o suficiente, você pode precisar de mais exames.
Outro termo que você pode ouvir para este resultado de teste é uma categorização de 1, 2 ou 3.
- Categoria 1 significa que o resultado é normal.
- Categoria 2 significa que mais observações ou testes são necessários.
- Categoria 3 normalmente significa que seu médico recomendará o parto imediatamente.
Se os resultados do NST não forem normais, você pode precisar de um CST. Este teste ajudará o provedor a saber como o bebê se sairá durante o trabalho de parto.
O parto é estressante para o bebê. Cada contração significa que o bebê recebe menos sangue e oxigênio por um curto período. Para a maioria dos bebês, isso não é um problema. Mas alguns bebês têm dificuldade. A CST mostra como a frequência cardíaca do bebê reage ao estresse das contrações.
Um monitor fetal será usado. Você receberá oxitocina (Pitocina), um hormônio que faz o útero se contrair. As contrações serão como as que você terá durante o trabalho de parto, só que mais leves. Se a frequência cardíaca do bebê diminuir em vez de acelerar após uma contração, o bebê pode ter problemas durante o trabalho de parto.
Em algumas clínicas, enquanto o bebê está sendo monitorado, você pode ser aconselhado a fornecer estimulação leve nos mamilos. Essa estimulação geralmente faz com que seu corpo libere pequenas quantidades de ocitocina que farão com que o útero se contraia. A frequência cardíaca do bebê é monitorada durante as contrações resultantes.
A maioria das mulheres sente um leve desconforto durante este teste, mas não sente dor.
Se os resultados forem anormais, seu médico pode interná-la no hospital para fazer o parto prematuro.
Um BPP é um NST com ultrassom. Se os resultados do NST não forem reativos, um BPP pode ser feito.
O BPP analisa o movimento do bebê, o tom do corpo, a respiração e os resultados do NST. O BPP também analisa o líquido amniótico, que é o líquido que envolve o bebê no útero.
Os resultados do teste BPP podem ser normais, anormais ou pouco claros. Se os resultados não forem claros, pode ser necessário repetir o teste. Resultados anormais ou pouco claros podem significar que o bebê precisa ter um parto prematuro.
Um MBPP também é um NST com ultrassom. O ultrassom verifica apenas a quantidade de líquido amniótico existente. O teste MBPP leva menos tempo do que um BPP. Seu médico pode achar que o teste MBPP será suficiente para verificar a saúde do bebê, sem fazer um BPP completo.
Em uma gravidez saudável, esses testes podem não ser feitos. Mas você pode precisar de alguns desses testes se:
- Voce tem problemas medicos
- Você tem potencial para problemas de gravidez (gravidez de alto risco)
- Você passou uma semana ou mais da data de vencimento
Converse com seu provedor sobre os testes e o que os resultados significam para você e seu bebê.
Assistência pré-natal - acompanhamento; Cuidados com a gravidez - monitoramento; Teste sem estresse - monitoramento; NST- monitoramento; Teste de estresse de contração - monitoramento; CST- monitoramento; Perfil biofísico - monitoramento; BPP - monitoramento
Greenberg MB, Druzin ML. Avaliação fetal anteparto. Em: Landon MB, Galan HL, Jauniaux ERM, et al, eds. Obstetrícia de Gabbe: gestações normais e problemáticas. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 27.
Kaimal AJ. Avaliação da saúde fetal. In: Resnik R, Lockwood CJ, Moore TR, Greene MF, Copel JA, Silver RM, eds. Medicina Materno-Fetal de Creasy e Resnik: Princípios e Prática. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 34.
- Teste pré-natal