Riscos de beber menor
O uso de álcool não é um problema apenas dos adultos. A maioria dos alunos do último ano do ensino médio americano ingeriu uma bebida alcoólica no último mês. Beber pode levar a comportamentos arriscados e perigosos.
A puberdade e a adolescência são uma época de mudança. Seu filho pode ter acabado de começar o ensino médio ou apenas tirado uma carteira de motorista. Eles podem ter uma sensação de liberdade que nunca tiveram antes.
Os adolescentes estão curiosos. Eles querem explorar e fazer as coisas à sua maneira. Mas a pressão para se adaptar pode dificultar a resistência ao álcool, se parecer que todo mundo está tentando.
Quando uma criança começa a beber antes dos 15 anos, é muito mais provável que ela se torne um bebedor de longo prazo ou um bebedor problemático. Cerca de 1 em cada 5 adolescentes são considerados bebedores problemáticos. Isso significa que eles:
- Embebedar-se
- Têm acidentes relacionados com bebida
- Tenha problemas com a lei, suas famílias, amigos, escolas ou as pessoas que namoram
A melhor hora para começar a falar com seu filho adolescente sobre drogas e álcool é agora. Crianças a partir dos 9 anos podem ficar curiosas sobre o consumo de álcool e podem até experimentar o álcool.
Beber pode levar à tomada de decisões que causam danos. O uso de álcool significa que qualquer um dos seguintes são mais prováveis de ocorrer:
- Acidentes de carro
- Quedas, afogamentos e outros acidentes
- Suicídio
- Violência e homicídio
- Ser vítima de crime violento
O uso de álcool pode levar a um comportamento sexual de risco. Isso aumenta o risco de:
- Infecções sexualmente transmissíveis
- Gravidez indesejada
- Agressão sexual ou estupro
Com o tempo, muito álcool danifica as células cerebrais. Isso pode levar a problemas de comportamento e danos permanentes à memória, pensamento e julgamento. Adolescentes que bebem tendem a se sair mal na escola e seus comportamentos podem causar problemas.
Os efeitos do uso de álcool por longo prazo no cérebro podem durar a vida toda. Beber também cria um risco maior de depressão, ansiedade e baixa auto-estima.
Beber durante a puberdade também pode alterar os hormônios do corpo. Isso pode interromper o crescimento e a puberdade.
Muito álcool de uma vez pode causar ferimentos graves ou morte por envenenamento por álcool. Isso pode ocorrer com a ingestão de apenas 4 bebidas em 2 horas.
Se você acha que seu filho está bebendo, mas não quer falar com você sobre isso, peça ajuda. O profissional de saúde do seu filho pode ser um bom lugar para começar. Outros recursos incluem:
- Hospitais locais
- Agências de saúde mental públicas ou privadas
- Conselheiros na escola do seu filho
- Centros de saúde estudantis
- Programas como a Ajuda de recuperação SMART para adolescentes e jovens ou Alateen, parte do programa Al-Anon
Beber arriscado - adolescente; Álcool - consumo de álcool por menores; Problema com o consumo de álcool por menores; Beber menor - riscos
American Psychiatric Association. Transtornos relacionados ao uso de substâncias e dependência. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5ª ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing; 2013: 481-590.
Bo A, Hai AH, Jaccard J. Intervenções baseadas em pais em resultados de uso de álcool em adolescentes: uma revisão sistemática e meta-análise. Dependência de álcool de drogas. 2018; 191: 98-109. PMID: 30096640 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30096640/.
Gilligan C, Wolfenden L., Foxcroft DR, et al. Programas familiares de prevenção do uso de álcool em jovens. Cochrane Database Syst Rev. 2019; 3 (3): CD012287. PMID: 30888061 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30888061/.
Site do Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo. Rastreio de álcool e intervenção breve para jovens: um guia do profissional. www.niaaa.nih.gov/sites/default/files/publications/YouthGuide.pdf. Atualizado em fevereiro de 2019. Acessado em 9 de abril de 2020.
- Bebendo Menor