Torção de pulso - cuidados posteriores
Uma entorse é uma lesão nos ligamentos ao redor de uma articulação. Os ligamentos são fibras fortes e flexíveis que mantêm os ossos unidos.
Ao torcer o pulso, você puxou ou rompeu um ou mais ligamentos da articulação do pulso. Isso pode acontecer se você cair em sua mão de forma errada.
Consulte um médico o mais rápido possível após o ferimento.
As entorses de pulso podem ser leves a graves. Eles são classificados pela gravidade com que o ligamento é puxado ou arrancado do osso.
- Grau 1 - os ligamentos estão esticados demais, mas não rompidos. Este é um ferimento leve.
- Grau 2 - os ligamentos estão parcialmente rompidos. Esta é uma lesão moderada e pode exigir tala ou gesso para estabilizar a articulação.
- Grau 3 - os ligamentos estão completamente rompidos. Esta é uma lesão grave e geralmente requer cuidados médicos ou cirúrgicos.
Torções crônicas de pulso causadas por lesões ligamentares mal tratadas no passado podem levar ao enfraquecimento dos ossos e ligamentos do pulso. Se não for tratada, pode causar artrite.
Sintomas como dor, inchaço, hematomas e perda de força ou estabilidade são comuns com entorses de pulso leves (grau 1) a moderadas (grau 2).
Com lesões leves, a rigidez é normal quando o ligamento começa a cicatrizar. Isso pode melhorar com alongamentos leves.
As entorses de pulso graves (grau 3) podem precisar ser examinadas por um cirurgião de mão. Pode ser necessário fazer raios-X ou ressonância magnética do pulso. Lesões mais graves podem exigir cirurgia.
As entorses crônicas devem ser tratadas com imobilização, analgésicos e antiinflamatórios. As entorses crônicas podem precisar de injeções de esteroides e possivelmente de cirurgia.
Siga todas as instruções específicas para o alívio dos sintomas. Você pode ser informado de que, nos primeiros dias ou semanas após a lesão:
- Descanso. Pare qualquer atividade que cause dor. Você pode precisar de uma tala. Você pode encontrar talas de pulso na farmácia local.
- Congele seu pulso por cerca de 20 minutos, 2 a 3 vezes ao dia. Para evitar lesões na pele, envolva a bolsa de gelo em um pano limpo antes de aplicá-la.
Certifique-se de descansar o pulso o máximo que puder. Use uma compressa ou tala para evitar que o pulso se mova e para evitar que o inchaço diminua.
Para a dor, você pode usar ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve, Naprosyn) ou paracetamol (Tylenol). Você pode comprar esses medicamentos para a dor na loja.
- Fale com o seu provedor antes de usar estes medicamentos se você tem doença cardíaca, pressão alta, doença renal ou já teve úlceras estomacais ou sangramento interno no passado.
- Não tome mais do que a quantidade recomendada no frasco ou pelo seu provedor.
- Não dê aspirina para crianças.
Para ganhar força quando seu pulso começar a se sentir melhor, experimente a furadeira.
- Com a palma da mão para cima, coloque uma bola de borracha em sua mão e segure-a com os dedos.
- Mantenha sua mão e pulso parados enquanto aperta suavemente a bola.
- Aperte por cerca de 30 segundos e solte.
- Repita 20 vezes, duas vezes ao dia.
Para aumentar a flexibilidade e o movimento:
- Aqueça o pulso usando uma almofada de aquecimento ou um pano quente por cerca de 10 minutos.
- Quando o pulso estiver quente, estenda a mão e agarre os dedos com a mão ilesa. Traga suavemente os dedos para trás para dobrar o pulso. Pare um pouco antes de começar a ficar desconfortável. Mantenha o alongamento por 30 segundos.
- Reserve um minuto para deixar seu pulso relaxar. Repita o alongamento 5 vezes.
- Dobre o pulso na direção oposta, alongando-se para baixo e segurando por 30 segundos. Relaxe o pulso por um minuto e repita este alongamento 5 vezes também.
Se você sentir um desconforto maior no pulso após esses exercícios, coloque gelo no pulso por 20 minutos.
Faça os exercícios duas vezes ao dia.
Faça o acompanhamento com seu provedor de 1 a 2 semanas após a lesão.Com base na gravidade de sua lesão, seu provedor pode querer vê-lo mais de uma vez.
Para entorses de pulso crônicas, converse com seu médico sobre qual atividade pode estar causando uma nova lesão no pulso e o que você pode fazer para evitar mais lesões.
Ligue para o provedor se você tiver:
- Torpor repentino ou formigamento
- Um aumento repentino na dor ou inchaço
- Hematoma repentino ou bloqueio no pulso
- Uma lesão que não parece estar cicatrizando conforme o esperado
Entorse do ligamento escapolunato - cuidados posteriores
Marinello PG, Gaston RG, Robinson EP, Lourie GM. Diagnóstico de mão e punho e tomada de decisão. In: Miller MD, Thompson SR. eds. DeLee, Drez, & Miller’s Orthopaedic Sports Medicine. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 67.
Williams DT, Kim HT. Pulso e antebraço. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 44.
- Entorses e distensões
- Lesões e distúrbios do pulso