Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 16 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 14 Fevereiro 2025
Anonim
COMO TRATAR ENTORSE do TORNOZELO PROTOCOLO de FISIOTERAPIA REALIZADO pelo DR. ROBSON SITTA PÓS LESÃO
Vídeo: COMO TRATAR ENTORSE do TORNOZELO PROTOCOLO de FISIOTERAPIA REALIZADO pelo DR. ROBSON SITTA PÓS LESÃO

Ligamentos são tecidos fortes e flexíveis que unem seus ossos uns aos outros. Eles mantêm suas articulações estáveis ​​e os ajudam a se mover da maneira certa.

Uma entorse de tornozelo ocorre quando os ligamentos do tornozelo são alongados ou rompidos.

Existem 3 graus de entorse de tornozelo:

  • Torções de grau I: seus ligamentos estão alongados. É uma lesão leve que pode melhorar com alguns alongamentos leves.
  • Torções de grau II: seus ligamentos estão parcialmente rompidos. Pode ser necessário usar uma tala ou gesso.
  • Torções de grau III: seus ligamentos estão totalmente rompidos. Você pode precisar de cirurgia para esta lesão grave.

Os últimos 2 tipos de entorse costumam estar associados ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos. Isso permite que o sangue vaze para os tecidos e cause coloração preta e azul na área. O sangue pode demorar vários dias. Na maioria das vezes, é absorvido pelos tecidos em 2 semanas.

Se sua entorse for mais grave:

  • Você pode sentir fortes dores e ter muito inchaço.
  • Você pode não conseguir andar ou andar pode ser doloroso.

Algumas entorses de tornozelo podem se tornar crônicas (duradouras). Se isso acontecer com você, seu tornozelo pode continuar a ser:


  • Dolorido e inchado
  • Fraco ou cedendo facilmente

Seu médico pode solicitar um raio-x para procurar uma fratura óssea ou uma ressonância magnética para procurar uma lesão no ligamento.

Para ajudar na cicatrização do tornozelo, o médico pode tratá-lo com uma órtese, gesso ou tala, e pode dar-lhe muletas para andar. Pode ser solicitado que você coloque apenas parte ou nenhum de seu peso no tornozelo machucado. Você também precisará fazer fisioterapia ou exercícios para ajudá-lo a se recuperar da lesão.

Você pode diminuir o inchaço:

  • Descansar e não colocar peso no pé
  • Elevar o pé sobre um travesseiro no nível do coração ou acima dele

Aplique gelo a cada hora enquanto estiver acordado, 20 minutos por vez e coberto com uma toalha ou saco, nas primeiras 24 horas após a lesão. Após as primeiras 24 horas, aplique gelo 20 minutos, 3 a 4 vezes por dia. NÃO aplique gelo diretamente na pele. Você deve esperar pelo menos 30 minutos entre as aplicações de gelo.

Medicamentos para dor, como ibuprofeno ou naproxeno, podem ajudar a aliviar a dor e o inchaço. Você pode comprar esses medicamentos sem receita médica.


  • NÃO use esses medicamentos nas primeiras 24 horas após a lesão. Eles podem aumentar o risco de sangramento.
  • Fale com o seu provedor antes de usar estes medicamentos se você tem doença cardíaca, pressão alta, doença renal, doença hepática ou já teve úlceras estomacais ou hemorragia interna no passado.
  • NÃO tome mais do que a quantidade recomendada no frasco ou mais do que o seu provedor recomenda que você tome. Leia atentamente as advertências no rótulo antes de tomar qualquer medicamento.

Durante as primeiras 24 horas após a lesão, você pode tomar paracetamol (Tylenol e outros) se o seu provedor disser que é seguro fazê-lo. Pessoas com doença hepática não devem tomar este medicamento.

A dor e o inchaço de uma entorse de tornozelo geralmente melhoram em 48 horas. Depois disso, você pode começar a colocar o peso de volta no pé machucado.

  • Coloque no pé apenas a quantidade de peso confortável no início. Trabalhe lentamente até atingir o seu peso total.
  • Se seu tornozelo começar a doer, pare e descanse.

Seu profissional de saúde fornecerá exercícios para fortalecer o pé e o tornozelo. Fazer esses exercícios pode ajudar a prevenir futuras entorses e dores crônicas no tornozelo.


Para entorses menos graves, você pode voltar às suas atividades normais após alguns dias. Para entorses mais graves, pode demorar várias semanas.

Converse com seu provedor antes de retornar a atividades esportivas ou de trabalho mais intensas.

Você deve ligar para o seu provedor se notar o seguinte:

  • Você não pode andar, ou andar é muito doloroso.
  • A dor não melhora depois de gelo, repouso e remédios para dor.
  • Seu tornozelo não melhora depois de 5 a 7 dias.
  • Seu tornozelo continua fraco ou cede facilmente.
  • Seu tornozelo está cada vez mais descolorido (vermelho ou preto e azul), ou fica dormente ou formigando.

Entorse lateral de tornozelo - cuidados posteriores; Entorse de tornozelo medial - cuidados posteriores; Lesão do tornozelo medial - cuidados posteriores; Entorse da sindesmose do tornozelo - cuidados posteriores; Lesão da sindesmose - cuidados posteriores; Lesão ATFL - cuidados posteriores; Lesão CFL - cuidados posteriores

Farr BK, Nguyen D, Stephenson K, Rokgers T, Stevens FR, Jasko JJ. Entorses de tornozelo. In: Giangarra CE, Manske RC, eds. Reabilitação Clínica Ortopédica: Uma Abordagem de Equipe. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 39.

Krabak BJ. Torção de tornozelo. In: Frontera WR, Silver JK, Rizzo TD, eds. Fundamentos de Medicina Física e Reabilitação. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 83.

Molloy A, Selvan D. Lesões ligamentares do pé e tornozelo. In: Miller MD, Thompson SR, eds. Medicina ortopédica do esporte de DeLee e Drez. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 116.

  • Lesões e distúrbios do tornozelo
  • Entorses e distensões

Novas Publicações.

Produtos de combinação de hidrocodona

Produtos de combinação de hidrocodona

O produto combinado de hidrocodona podem cau ar dependência. Tome eu produto de combinação de hidrocodona exatamente como dirigido. Não tome mai , tome-o com mai frequência ou...
Quimioterapia - o que perguntar ao seu médico

Quimioterapia - o que perguntar ao seu médico

Você e tá fazendo quimioterapia. E te é um tratamento que utiliza medicamento para matar a célula cancero a . Dependendo do tipo de câncer e do plano de tratamento, você ...