Amamentação - mudanças de pele e mamilos
Aprender sobre as mudanças na pele e nos mamilos durante a amamentação pode ajudar a cuidar de si mesma e saber quando consultar um médico.
As alterações em seus seios e mamilos podem incluir:
- Mamilos invertidos. Isso é normal se seus mamilos sempre foram recuados para dentro e podem facilmente apontar quando você os toca. Se seus mamilos estão apontando para dentro, e isso é novo, fale com seu provedor imediatamente.
- Pele enrugada ou ondulada. Isso pode ser causado por cicatrizes de cirurgia ou por uma infecção. Freqüentemente, não há motivo conhecido. Você deve consultar o seu provedor, mas na maioria das vezes isso não precisa de tratamento.
- Seios quentes ao toque, vermelhos ou doloridos. Isso é causado por uma infecção em sua mama. Consulte o seu provedor para tratamento.
- Pele com descamação, descamação e coceira. Na maioria das vezes, trata-se de eczema ou infecção bacteriana ou fúngica. Consulte o seu provedor para tratamento. Mamilos descamados, escamosos e coceira podem ser um sinal da doença de Paget da mama. Esta é uma forma rara de câncer de mama envolvendo o mamilo.
- Pele espessada com poros dilatados. Isso é chamado de peau d'orange porque a casca se parece com uma casca de laranja. Isso pode ser causado por uma infecção em sua mama ou câncer inflamatório de mama. Consulte seu provedor imediatamente.
- Mamilos retraídos. Seu mamilo foi levantado acima da superfície, mas começa a puxar para dentro e não sai quando estimulado. Consulte seu provedor se isso for novo.
Seus mamilos naturalmente fazem um lubrificante para evitar ressecamento, rachaduras ou infecções. Para manter seus mamilos saudáveis:
- Evite sabonetes e lavagem ou ressecamento de seus seios e mamilos. Isso pode causar secura e rachaduras.
- Passe um pouco de leite materno no mamilo após a alimentação para protegê-lo. Mantenha os mamilos secos para evitar rachaduras e infecções.
- Se você tiver mamilos rachados, aplique lanolina 100% pura após as mamadas.
Ligue para seu provedor se notar:
- Seu mamilo está retraído ou puxado quando não era assim antes.
- Seu mamilo mudou de forma.
- Seu mamilo fica sensível e não está relacionado ao seu ciclo menstrual.
- Seu mamilo apresenta alterações na pele.
- Você tem nova secreção no mamilo.
Seu provedor conversará com você sobre seu histórico médico e as mudanças recentes que você notou em seus seios e mamilos. Seu provedor também fará um exame de mama e pode sugerir que você consulte um dermatologista ou especialista em mamas.
Você pode fazer estes testes:
- Mamografia (usa raios-x para produzir imagens da mama)
- Ultra-som mamário (usa ondas sonoras para examinar os seios)
- Ressonância magnética da mama (usa ímãs poderosos e ondas de rádio para criar imagens detalhadas do tecido mamário)
- Biópsia (remoção de uma pequena quantidade de tecido mamário para examiná-lo)
Mamilo invertido; Secreção mamilar; Amamentação - mudanças de mamilo; Amamentação - mudanças de mamilo
Newton ER. Lactação e amamentação. Em: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, et al, eds. Obstetrícia: gestações normais e problemáticas. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 24.
Valente SA, Grobmyer SR. Mastite e abscesso mamário. In: Bland KI, Copeland EM, Klimberg VS, Gradishar WJ, eds. A mama: tratamento abrangente de doenças benignas e malignas. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 6.