Contagem baixa de glóbulos brancos e câncer
Os glóbulos brancos (leucócitos) lutam contra infecções de bactérias, vírus, fungos e outros patógenos (organismos que causam infecções). Um tipo importante de WBC é o neutrófilo. Essas células são produzidas na medula óssea e viajam no sangue por todo o corpo. Eles detectam infecções, reúnem-se nos locais de infecção e destroem os patógenos.
Quando o corpo tem poucos neutrófilos, a condição é chamada de neutropenia. Isso torna mais difícil para o corpo lutar contra os patógenos. Como resultado, a pessoa tem maior probabilidade de adoecer devido a infecções. Em geral, um adulto com menos de 1.000 neutrófilos em um microlitro de sangue tem neutropenia.
Se a contagem de neutrófilos for muito baixa, menos de 500 neutrófilos em um microlitro de sangue, é chamado de neutropenia grave. Quando a contagem de neutrófilos fica tão baixa, mesmo as bactérias que vivem normalmente na boca, pele e intestino de uma pessoa podem causar infecções graves.
Uma pessoa com câncer pode desenvolver uma baixa contagem de leucócitos por causa do câncer ou do tratamento para o câncer. O câncer pode estar na medula óssea, causando a produção de menos neutrófilos. A contagem de leucócitos também pode diminuir quando o câncer é tratado com drogas quimioterápicas, que reduzem a produção de leucócitos saudáveis na medula óssea.
Quando seu sangue for testado, pergunte sua contagem de leucócitos e, especificamente, sua contagem de neutrófilos. Se sua contagem estiver baixa, faça o que puder para prevenir infecções. Conheça os sinais de infecção e o que fazer se os tiver.
Previna infecções tomando as seguintes medidas:
- Tenha cuidado com animais de estimação e outros animais para evitar contagiar-se com eles.
- Pratique hábitos alimentares e de bebida seguros.
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão.
- Fique longe de pessoas que apresentem sintomas de infecção.
- Evite viajar e locais públicos lotados.
Se você tiver algum dos seguintes sintomas, ligue para o seu médico:
- Febres, calafrios ou suores. Estes podem ser sinais de infecção.
- Diarreia que não passa ou é sangrenta.
- Náuseas e vômitos intensos.
- Ser incapaz de comer ou beber.
- Fraqueza extrema.
- Vermelhidão, inchaço ou drenagem de qualquer lugar onde você tenha uma linha IV inserida em seu corpo.
- Uma nova erupção ou bolhas na pele.
- Dor na área do estômago.
- Uma dor de cabeça muito forte ou que não passa.
- Uma tosse que está piorando.
- Dificuldade para respirar quando você está em repouso ou quando está executando tarefas simples.
- Queimando ao urinar.
Neutropenia e câncer; Contagem absoluta de neutrófilos e câncer; ANC e câncer
Site da American Cancer Society. Infecções em pessoas com câncer. www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/physical-side-effects/infections/infections-in-people-with-cancer.html. Atualizado em 25 de fevereiro de 2015. Acessado em 2 de maio de 2019.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Prevenção de infecções em pacientes com câncer. www.cdc.gov/cancer/preventinfections/index.htm. Atualizado em 28 de novembro de 2018. Acessado em 2 de maio de 2019.
Freifeld AG, Kaul DR. Infecção no paciente com câncer. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 34.
- Testes de hemograma
- Doenças sanguíneas
- Quimioterapia do Câncer