Decidindo sobre terapia hormonal
A terapia hormonal (HT) usa um ou mais hormônios para tratar os sintomas da menopausa.
Durante a menopausa:
- Os ovários de uma mulher param de produzir óvulos. Eles também produzem menos estrogênio e progesterona.
- Os períodos menstruais param lentamente com o tempo.
- Os períodos podem ficar mais próximos ou mais espaçados. Esse padrão pode durar de 1 a 3 anos, uma vez que você comece a pular os períodos.
O fluxo menstrual pode parar repentinamente após a cirurgia para remover os ovários, quimioterapia ou certos tratamentos hormonais para câncer de mama.
Os sintomas da menopausa podem durar 5 ou mais anos, incluindo:
- Ondas de calor e suores, geralmente no seu pior durante os primeiros 1 a 2 anos após a sua última menstruação
- Secura vaginal
- Mudanças de humor
- Problemas de sono
- Menos interesse em sexo
A TH pode ser usada para tratar os sintomas da menopausa. O HT usa os hormônios estrogênio e progesterona, um tipo de progesterona. Às vezes, a testosterona também é adicionada.
Alguns sintomas da menopausa podem ser tratados sem HT. Estrogênio vaginal em baixa dosagem e lubrificantes vaginais podem ajudar a secar a vagina.
A TH vem na forma de pílula, adesivo, injeção, creme ou comprimido vaginal ou anel.
Tomar hormônios pode apresentar alguns riscos. Ao considerar a TH, aprenda como ela pode ajudá-lo.
Ao tomar hormônios, ondas de calor e suores noturnos tendem a ocorrer com menos frequência e podem até desaparecer com o tempo. A redução lenta da TH pode tornar esses sintomas menos incômodos.
A terapia hormonal também pode ser muito útil no alívio de:
- Problemas para dormir
- Secura vaginal
- Ansiedade
- Mau humor e irritabilidade
Ao mesmo tempo, o HT era usado para ajudar a prevenir o enfraquecimento dos ossos (osteoporose). Isso não é mais o caso. O seu médico pode prescrever outros medicamentos para tratar a osteoporose.
Estudos mostram que a TH não ajuda a tratar:
- Doença cardíaca
- Incontinencia urinaria
- Doença de Alzheimer
- Demência
Certifique-se de conversar com seu médico sobre os riscos de HT. Esses riscos podem ser diferentes dependendo de sua idade, histórico médico e outros fatores.
COÁGULOS DE SANGUE
Tomar HT pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos. O risco de coágulos sanguíneos também é maior se você for obeso ou se fumar.
O risco de coágulos sanguíneos pode ser menor se você usar adesivos de estrogênio na pele em vez de comprimidos.
O risco é menor se você usar cremes e comprimidos vaginais e o anel de estrogênio de baixa dosagem.
CÂNCER DE MAMA
- A maioria dos especialistas acredita que tomar HT por até 5 anos não aumenta o risco de câncer de mama.
- Tomar estrogênio e progesterona juntos por mais de 3 a 5 anos pode aumentar o risco de câncer de mama, dependendo do tipo de progesterona prescrita.
- Tomar HT pode fazer com que a imagem da mamografia de seus seios pareça turva. Isso pode dificultar a detecção precoce do câncer de mama.
- Tomar estrogênio sozinho está associado a uma redução do risco de câncer de mama. No entanto, se você tomar estrogênio e progesterona juntos, o risco de câncer de mama pode ser maior, dependendo do tipo de progesterona que você toma.
CÂNCER ENDOMETRIAL (UTERINO)
- Tomar estrogênio sozinho aumenta o risco de câncer endometrial.
- Tomar progesterona com estrogênio protege contra esse câncer. Se você tem útero, deve tomar HT com estrogênio e progesterona.
- Você não pode ter câncer de endométrio se não tiver um útero. É seguro e recomendado usar estrogênio sozinho neste caso.
DOENÇA CARDÍACA
HT é mais seguro quando tomado antes dos 60 anos ou dentro de 10 anos após o início da menopausa. Se você decidir tomar estrogênio, estudos mostram que é mais seguro começar o estrogênio logo após o diagnóstico de menopausa. O início do estrogênio mais de 10 anos após o início da menopausa aumenta o risco de doenças cardíacas.
- A TH pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas em mulheres mais velhas.
- A TH pode aumentar o risco em mulheres que começaram a usar estrogênio mais de 10 anos após a última menstruação.
GOLPE
Mulheres que tomam apenas estrogênio e que tomam estrogênio com progesterona têm maior risco de acidente vascular cerebral. Usar o adesivo de estrogênio em vez de uma pílula oral diminui esse risco. No entanto, o risco ainda pode ser aumentado em comparação com não tomar nenhum hormônio.Uma dosagem mais baixa de HT também reduz o risco de acidente vascular cerebral.
GALLSTONES
Tomar HT pode aumentar o risco de desenvolver cálculos biliares.
RISCO DE MORTE (MORTALIDADE)
A mortalidade geral é reduzida em mulheres que começam a TH aos 50 anos. A proteção dura cerca de 10 anos.
Cada mulher é diferente. Algumas mulheres não se incomodam com os sintomas da menopausa. Para outros, os sintomas são graves e afetam suas vidas significativamente.
Se os sintomas da menopausa a incomodam, converse com seu médico sobre os benefícios e riscos da TH. Você e seu médico podem decidir se o HT é adequado para você. Seu médico deve conhecer seu histórico médico antes de prescrever HT.
Você não deve tomar HT se:
- Teve um derrame ou ataque cardíaco
- Ter histórico de coágulos sanguíneos nas veias ou pulmões
- Teve câncer de mama ou endometrial
- Tem doença hepática
Certas mudanças no estilo de vida podem ajudá-la a se ajustar às mudanças da menopausa sem tomar hormônios. Eles também podem ajudar a proteger seus ossos, melhorar a saúde do seu coração e ajudá-lo a manter a forma.
No entanto, para muitas mulheres, tomar HT é uma maneira segura de tratar os sintomas da menopausa.
Atualmente, os especialistas não sabem ao certo por quanto tempo você deve tomar o HT. Alguns grupos profissionais sugerem que você pode tomar HT para os sintomas da menopausa por períodos mais longos, se não houver razão médica para interromper o medicamento. Para muitas mulheres, baixas doses de HT podem ser suficientes para controlar os sintomas incômodos. Baixas doses de HT tendem a ter poucos efeitos colaterais.
Todas essas são questões a serem discutidas com seu provedor de serviços de saúde.
Se você tiver sangramento vaginal ou outros sintomas incomuns durante a TH, chame seu médico.
Continue a consultar o seu médico para exames regulares.
HRT - decidindo; Terapia de reposição de estrogênio - decisão; ERT- decidindo; Terapia de reposição hormonal - decisão; Menopausa - decidindo; HT - decidindo; Terapia hormonal da menopausa - decidir; MHT - decidindo
Parecer do Comitê ACOG No. 565: Terapia hormonal e doenças cardíacas. Obstet Gynecol. 2013; 121 (6): 1407-1410. PMID: 23812486 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23812486/.
Cosman F, de Beur SJ, LeBoff MS, et al. Guia do clínico para prevenção e tratamento da osteoporose. Osteoporose Int. 2014; 25 (10): 2359-2381. PMID: 25182228 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25182228/.
de Villiers TJ, Hall JE, Pinkerton JV, et al. Declaração de consenso global revisada sobre terapia hormonal na menopausa. Climatério. 2016; 19 (4): 313-315. PMID: 27322027 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27322027/.
Lobo RA. Menopausa e cuidados com a mulher madura: endocrinologia, consequências da deficiência de estrogênio, efeitos da terapia hormonal e outras opções de tratamento. In: Lobo RA, Gershenson DM, Lentz GM, Valea FA, eds. Ginecologia Abrangente. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 14.
Magowan BA, Owen P, Thomson A. A menopausa e terapia de reposição hormonal. In: Magowan BA, Owen P, Thomson A, eds. Obstetrícia Clínica e Ginecologia. 4ª ed. Elsevier; 2019: cap 9.
Stuenkel CA, Davis SR, Gompel A, et al. Tratamento dos sintomas da menopausa: uma Diretriz de Prática Clínica da Endocrine Society. J Clin Endocrinol Metab. 2015; 100 (11): 3975-4011. PMID: 26444994 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26444994/.
- Terapia de reposição hormonal
- Menopausa