Mononeuropatia craniana III
A mononeuropatia craniana III é uma doença nervosa. Ela afeta a função do terceiro nervo craniano. Como resultado, a pessoa pode ter visão dupla e pálpebra caída.
Mononeuropatia significa que apenas um nervo é afetado. Esse distúrbio afeta o terceiro nervo craniano no crânio. Este é um dos nervos cranianos que controlam o movimento dos olhos. As causas podem incluir:
- Aneurisma cerebral
- Infecções
- Vasos sanguíneos anormais (malformações vasculares)
- Trombose sinusal
- Dano tecidual por perda de fluxo sanguíneo (infarto)
- Trauma (de traumatismo craniano ou causado acidentalmente durante a cirurgia)
- Tumores ou outros crescimentos (especialmente tumores na base do cérebro e da glândula pituitária)
Em casos raros, as pessoas com enxaqueca têm um problema temporário com o nervo oculomotor. Isso provavelmente se deve a um espasmo dos vasos sanguíneos. Em alguns casos, nenhuma causa pode ser encontrada.
Pessoas com diabetes também podem desenvolver uma neuropatia do terceiro nervo.
Os sintomas podem incluir:
- Visão dupla, que é o sintoma mais comum
- Inclinação de uma pálpebra (ptose)
- Pupila aumentada que não fica menor quando uma luz brilha sobre ela
- Dor de cabeça ou dor nos olhos
Outros sintomas podem ocorrer se a causa for um tumor ou inchaço do cérebro. Diminuir o estado de alerta é sério, porque pode ser um sinal de dano cerebral ou morte iminente.
Um exame oftalmológico pode mostrar:
- Pupila aumentada (dilatada) do olho afetado
- Anormalidades de movimento dos olhos
- Olhos que não estão alinhados
Seu médico fará um exame completo para descobrir se outras partes do sistema nervoso são afetadas. Dependendo da causa suspeita, você pode precisar de:
- Exames de sangue
- Testes para observar os vasos sanguíneos do cérebro (angiografia cerebral, angiografia por TC ou angiografia por RM)
- Ressonância magnética ou tomografia computadorizada do cérebro
- Punção lombar (punção lombar)
Pode ser necessário encaminhá-lo a um médico especialista em problemas de visão relacionados ao sistema nervoso (neuro-oftalmologista).
Algumas pessoas melhoram sem tratamento. Tratar a causa (se for encontrada) pode aliviar os sintomas.
Outros tratamentos para aliviar os sintomas podem incluir:
- Medicamentos corticosteróides para reduzir o inchaço e aliviar a pressão no nervo (quando causado por um tumor ou lesão)
- Tapa-olho ou óculos com prismas para reduzir a visão dupla
- Remédios para dor
- Cirurgia para tratar a queda da pálpebra ou olhos que não estão alinhados
Algumas pessoas respondem ao tratamento. Em alguns outros, pode ocorrer queda permanente dos olhos ou perda de movimento dos olhos.
Causas como inchaço cerebral devido a um tumor ou acidente vascular cerebral ou um aneurisma cerebral podem ser fatais.
Ligue para o seu provedor se você tiver visão dupla e ela não desaparecer em alguns minutos, especialmente se você também tiver pálpebras caídas.
O tratamento rápido de doenças que podem pressionar o nervo pode reduzir o risco de desenvolver mononeuropatia III craniana.
Paralisia do terceiro nervo craniano; Paralisia oculomotora; Paralisia do terceiro nervo craniano envolvendo a pupila; Mononeuropatia - tipo de compressão
- Sistema nervoso central e sistema nervoso periférico
Rucker JC, Thurtell MJ. Neuropatias cranianas. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 104.
Stettler BA. Doenças do cérebro e dos nervos cranianos. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 95.
Tamhankar MA. Distúrbios da movimentação ocular: paralisias do terceiro, quarto e sexto nervos e outras causas de diplopia e desalinhamento ocular. In: Liu GT, Volpe NJ, Galetta SL, eds. Neuro-oftalmologia de Liu, Volpe e Galetta. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 15.