Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 11 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
Miastenia Gravis
Vídeo: Miastenia Gravis

A miastenia gravis é uma doença neuromuscular. As doenças neuromusculares envolvem os músculos e os nervos que os controlam.

Acredita-se que a miastenia gravis seja um tipo de doença auto-imune. Um distúrbio autoimune ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente o tecido saudável. Os anticorpos são proteínas produzidas pelo sistema imunológico do corpo quando ele detecta substâncias nocivas. Os anticorpos podem ser produzidos quando o sistema imunológico erroneamente considera o tecido saudável como uma substância prejudicial, como no caso da miastenia gravis. Em pessoas com miastenia gravis, o corpo produz anticorpos que bloqueiam as células musculares de receber mensagens (neurotransmissores) das células nervosas.

Em alguns casos, a miastenia gravis está ligada a tumores do timo (um órgão do sistema imunológico).

A miastenia gravis pode afetar pessoas de qualquer idade. É mais comum em mulheres jovens e homens mais velhos.

A miastenia gravis causa fraqueza dos músculos voluntários. Esses são músculos que você pode controlar. Os músculos autonômicos do coração e do trato digestivo geralmente não são afetados. A fraqueza muscular da miastenia gravis piora com a atividade e melhora com o repouso.


Essa fraqueza muscular pode levar a uma variedade de sintomas, incluindo:

  • Dificuldade respiratória devido à fraqueza dos músculos da parede torácica
  • Dificuldade em mastigar ou engolir, causando engasgos, engasgos ou salivação frequentes
  • Dificuldade em subir escadas, levantar objetos ou se levantar da posição sentada
  • Dificuldade em falar
  • Cabeça e pálpebras caídas
  • Paralisia facial ou fraqueza dos músculos faciais
  • Fadiga
  • Rouquidão ou mudança de voz
  • Visão dupla
  • Dificuldade em manter o olhar fixo

O profissional de saúde fará um exame físico. Isso inclui um exame detalhado do sistema nervoso (neurológico). Isso pode mostrar:

  • Fraqueza muscular, com os músculos oculares geralmente afetados primeiro
  • Reflexos e sensações normais (sensação)

Os testes que podem ser feitos incluem:

  • Anticorpos do receptor de acetilcolina associados a esta doença
  • Tomografia computadorizada ou ressonância magnética do tórax para procurar um tumor
  • Estudos de condução nervosa para testar a velocidade com que os sinais elétricos se movem através de um nervo
  • Eletromiografia (EMG) para testar a saúde dos músculos e dos nervos que controlam os músculos
  • Testes de função pulmonar para medir a respiração e como os pulmões estão funcionando
  • Teste de edrofônio para ver se este medicamento reverte os sintomas por um curto período de tempo

Não há cura conhecida para a miastenia gravis. O tratamento pode permitir que você tenha períodos sem quaisquer sintomas (remissão).


Muitas vezes, as mudanças no estilo de vida podem ajudá-lo a continuar suas atividades diárias. O seguinte pode ser recomendado:

  • Descansando ao longo do dia
  • Usar um tapa-olho se a visão dupla incomodar
  • Evitar estresse e exposição ao calor, o que pode piorar os sintomas

Os medicamentos que podem ser prescritos incluem:

  • Neostigmina ou piridostigmina para melhorar a comunicação entre os nervos e músculos
  • Prednisona e outros medicamentos (como azatioprina, ciclosporina ou micofenolato de mofetil) para suprimir a resposta do sistema imunológico se você tiver sintomas graves e outros medicamentos não funcionarem bem.

Situações de crise são ataques de fraqueza dos músculos respiratórios. Esses ataques podem ocorrer sem aviso quando muito ou pouco medicamento é tomado. Esses ataques geralmente não duram mais do que algumas semanas. Você pode precisar ser internado em um hospital, onde pode precisar de assistência respiratória com um ventilador.

Um procedimento chamado plasmaférese também pode ser usado para ajudar a acabar com a crise. Este procedimento envolve a remoção da parte transparente do sangue (plasma), que contém os anticorpos. Este é substituído por plasma doado sem anticorpos ou por outros fluidos. A plasmaférese também pode ajudar a reduzir os sintomas por 4 a 6 semanas e costuma ser usada antes da cirurgia.


Um medicamento chamado imunoglobulina intravenosa (IVIg) também pode ser usado

A cirurgia para remover o timo (timectomia) pode resultar em remissão permanente ou menor necessidade de medicamentos, especialmente quando há um tumor presente.

Se você tiver problemas de visão, seu médico pode sugerir prismas de lente para melhorar a visão. A cirurgia também pode ser recomendada para tratar os músculos dos olhos.

A fisioterapia pode ajudar a manter a força muscular. Isso é especialmente importante para os músculos que suportam a respiração.

Alguns medicamentos podem piorar os sintomas e devem ser evitados. Antes de tomar qualquer medicamento, pergunte ao seu médico se pode tomá-lo.

Você pode aliviar o estresse da doença ingressando em um grupo de apoio à miastenia gravis. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas comuns pode ajudá-lo a não se sentir sozinho.

Não há cura, mas a remissão a longo prazo é possível. Você pode ter que restringir algumas atividades diárias. Pessoas que apresentam apenas sintomas oculares (miastenia gravis ocular) podem desenvolver miastenia generalizada ao longo do tempo.

Uma mulher com miastenia gravis pode engravidar, mas cuidados pré-natais cuidadosos são importantes. O bebê pode estar fraco e precisar de medicamentos por algumas semanas após o nascimento, mas geralmente não desenvolverá o distúrbio.

A condição pode causar problemas respiratórios com risco de vida. Isso é chamado de crise miastênica.

Pessoas com miastenia gravis têm maior risco de desenvolver outras doenças autoimunes, como tireotoxicose, artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico (lúpus).

Ligue para seu médico se desenvolver sintomas de miastenia gravis.

Vá para o pronto-socorro ou ligue para o número de emergência local (como o 911) se você tiver dificuldade para respirar ou engolir.

Doença neuromuscular - miastenia gravis

  • Músculos superficiais anteriores
  • Ptose - queda da pálpebra
  • Sistema nervoso central e sistema nervoso periférico

Chang CWJ. Miastenia gravis e síndrome de Guillain-Barré. In: Parrillo JE, Dellinger RP, eds. Medicina intensiva: princípios de diagnóstico e tratamento no adulto. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 61.

Sanders DB, Guptill JT. Distúrbios da transmissão neuromuscular. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 109.

Sanders DB, Wolfe GI, Benatar M, et al. Orientação de consenso internacional para o tratamento da miastenia gravis: resumo executivo. Neurologia. 2016; 87 (4): 419-425. PMID: 27358333 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27358333.

Posts Fascinantes

20 melhores alimentos para a saúde pulmonar

20 melhores alimentos para a saúde pulmonar

Manter o pulmõe audávei ​​é eencial para e entir melhor. No entanto, fatore comun, incluindo a expoição à fumaça do cigarro e toxina ambientai, bem como a ingetã...
Exercícios sob tempo sob tensão: eles são mais eficazes?

Exercícios sob tempo sob tensão: eles são mais eficazes?

Tempo ob tenão (TUT) refere-e à quantidade de tempo que um múculo é mantido ob tenão ou tenão durante uma érie de exercício. Durante o treino do TUT, você ...