Filhos e tristeza

As crianças reagem de maneira diferente dos adultos ao lidar com a morte de um ente querido. Para consolar seu próprio filho, aprenda as respostas normais que as crianças têm ao luto e os sinais de quando seu filho não está lidando bem com o luto.
Ajuda a compreender como as crianças pensam antes de falar com elas sobre a morte. Isso ocorre porque você deve falar com eles sobre o assunto em seu próprio nível.
- Bebês e crianças pequenas sabem que as pessoas estão tristes. Mas eles não terão nenhuma compreensão real da morte.
- Crianças em idade pré-escolar pensam que a morte é temporária e reversível. Eles podem ver a morte simplesmente como uma separação.
- Crianças com mais de 5 anos estão começando a entender que a morte dura para sempre. Mas eles acham que a morte é algo que acontece com os outros, não com eles próprios ou com suas próprias famílias.
- Os adolescentes entendem que a morte é uma interrupção das funções do corpo e é permanente.
É normal lamentar a morte de um familiar próximo ou amigo. Espere que seu filho mostre uma série de emoções e comportamentos que podem surgir em momentos inesperados, como:
- Tristeza e choro.
- Raiva. Seu filho pode explodir de raiva, brincar muito pesado, ter pesadelos ou brigar com outros membros da família. Entenda que a criança não se sente no controle.
- Agindo mais jovem. Muitas crianças agirão mais jovens, especialmente depois que um dos pais morre. Eles podem querer ser embalados, dormir por um adulto ou se recusar a ser deixados sozinhos.
- Fazendo a mesma pergunta repetidamente. Eles perguntam porque não acreditam muito que alguém que amam morreu e estão tentando aceitar o que aconteceu.
Lembre-se do seguinte:
- Não minta sobre o que está acontecendo. As crianças são espertas. Eles percebem a desonestidade e se perguntam por que você está mentindo.
- Não force as crianças que têm medo de ir aos funerais. Encontre outras maneiras de seus filhos se lembrarem e honrarem o falecido. Por exemplo, você pode acender uma vela, orar, fazer um balão flutuar no céu ou ver fotos.
- Informe os professores do seu filho sobre o que aconteceu para que ele possa obter apoio na escola.
- Dê muito amor e apoio às crianças enquanto elas sofrem. Deixe-os contar suas histórias e ouvir. Essa é uma maneira de as crianças lidarem com o luto.
- Dê tempo às crianças para sofrerem. Evite dizer às crianças para voltarem às atividades normais sem tempo para o luto. Isso pode causar problemas emocionais mais tarde.
- Cuide de sua própria dor. Seus filhos esperam que você entenda como lidar com a dor e a perda.
Peça ajuda ao médico do seu filho se você estiver preocupado com ele. As crianças podem ter problemas reais com o luto se:
- Negar que alguém morreu
- Deprimido e não interessado em atividades
- Não brincando com seus amigos
- Recusando-se a ficar sozinho
- Recusando-se a frequentar a escola ou teve uma queda no desempenho escolar
- Exibindo mudanças no apetite
- Tendo problemas para dormir
- Continuar a agir mais jovem por muito tempo
- Dizendo que vão se juntar ao morto
Site da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente. Luto e filhos. www.aacap.org/AACAP/Families_and_Youth/Facts_for_Families/FFF-Guide/Children-And-Grief-008.aspx. Atualizado em julho de 2018. Acessado em 7 de agosto de 2020.
McCabe ME, Serwint JR. Perda, separação e luto. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 30.
- Luto
- Saúde Mental Infantil