Quão eficaz é a remoção da membrana para induzir o parto? Tomada de uma enfermeira
Contente
- O que é remoção de membrana?
- Por que seu médico está sugerindo a remoção da membrana?
- O que acontece durante a remoção da membrana?
- A remoção da membrana é segura?
- A remoção da membrana é eficaz?
- Conselho de uma enfermeira educadora
- O que você deve esperar após a remoção da membrana?
- Qual é a lição?
O que é remoção de membrana?
Eu estava grávida de meu filho durante um dos verões mais quentes já registrados. Quando cheguei ao final do meu terceiro trimestre, eu estava tão inchado que mal conseguia me virar na cama.
Na época, eu trabalhava em nossa unidade local de parto e parto como enfermeira, então conhecia bem meu médico. Em um de meus exames, implorei a ela que fizesse algo para ajudar a estimular meu trabalho de parto.
Se ao menos eles retirassem minhas membranas para induzir o parto, pensei, eu poderia sair da minha miséria e encontrar meu filho mais cedo.
Aqui está uma olhada em como a remoção da membrana é eficaz para induzir o parto, além dos riscos e benefícios.
Por que seu médico está sugerindo a remoção da membrana?
Retirar as membranas é uma forma de induzir o parto. Envolve o médico passando o dedo (enluvado) entre as membranas finas do saco amniótico em seu útero. Também é conhecido como varredura de membrana.
Esse movimento ajuda a separar o saco. Estimula as prostaglandinas, compostos que agem como hormônios e podem controlar certos processos do corpo. Um desses processos é - você adivinhou - trabalho.
Em alguns casos, o médico também pode alongar ou massagear suavemente o colo do útero para ajudá-lo a começar a amolecer e dilatar.
Seu médico pode sugerir tentar uma remoção de membrana se:
- você está perto ou depois do prazo
- não há uma razão médica urgente para induzir o parto com um método mais rápido
O que acontece durante a remoção da membrana?
Você não precisa fazer nada para se preparar para a remoção da membrana. O procedimento pode ser feito no consultório do seu médico.
Você simplesmente subirá na mesa de exame como em um checkup normal. A melhor coisa que você pode fazer durante o procedimento é simplesmente respirar e tentar relaxar. A remoção da membrana não demora muito. Todo o procedimento terminará em alguns minutos.
A remoção da membrana é segura?
Os pesquisadores em um estudo publicado no Journal of Clinical Gynecology and Obstetrics (JCGO) não encontraram nenhum risco aumentado de efeitos colaterais negativos em mulheres submetidas à remoção da membrana.
Mulheres que têm sua membrana varrida não têm maior probabilidade de ter um parto cesáreo (comumente referido como uma cesariana) ou outras complicações.
O estudo concluiu que a retirada da membrana é segura e que, na maioria dos casos, as mulheres só precisam fazer o procedimento uma vez para que funcione.
A remoção da membrana é eficaz?
Os especialistas ainda questionam se a remoção da membrana é realmente eficaz. Um dos estudos disponíveis concluiu que a eficácia depende de quão avançada a mulher está na gravidez e se ela usa ou não outros métodos de indução. É mais eficaz se ela não o fizer.
O estudo JCGO relatou que, após uma varredura de membrana, 90 por cento das mulheres deram à luz em 41 semanas, em comparação com as mulheres que não receberam a varredura de membrana. Destes, apenas 75 por cento deram à luz com 41 semanas de gestação. O objetivo é estimular o trabalho de parto e um parto seguro antes que a gravidez ultrapasse as 41 semanas, e a remoção da membrana pode ocorrer já nas 39 semanas.
A remoção da membrana pode ser mais eficaz para mulheres que estão atrasadas. Um estudo descobriu que a varredura da membrana pode aumentar a probabilidade de parto espontâneo em 48 horas.
A remoção da membrana não é tão eficaz quanto outros tipos de indução, como o uso de medicamentos. Geralmente, é usado apenas em situações em que realmente não há uma razão médica urgente para induzir.
Conselhos de uma enfermeira educadora Este procedimento causa algum desconforto e só deve ser feito por um médico experiente. Você pode sentir sangramento e cólicas por alguns dias após o procedimento. Mas, se funcionar, pode evitar que você tenha o parto induzido com medicamentos.
Conselho de uma enfermeira educadora
Este procedimento causa algum desconforto e só deve ser feito por um médico experiente. Você pode sentir sangramento e cólicas por alguns dias após o procedimento. Mas, se funcionar, pode evitar que você tenha o parto induzido com medicamentos.
O resultado final é que você precisará equilibrar seu desconforto com outros efeitos adversos.
- Debra Sullivan, PhD, MSN, RN, CNE, COI
O que você deve esperar após a remoção da membrana?
Para ser honesto, a remoção da membrana não é uma experiência confortável. Pode ser desconfortável passar por isso e você pode se sentir um pouco dolorido depois.
Seu colo do útero é altamente vascular, o que significa que tem muitos vasos sanguíneos. Você também pode sentir algum sangramento leve durante e após o procedimento, o que é completamente normal. No entanto, se você estiver sentindo muito sangramento ou muita dor, certifique-se de ir ao hospital.
A remoção da membrana é mais eficaz se uma mulher:
- está com mais de 40 semanas de gravidez
- não usa nenhum outro tipo de técnicas de indução ao parto
Nesses casos, o estudo JCGO descobriu que as mulheres, em média, entraram em trabalho de parto sozinhas cerca de uma semana antes do que as mulheres que não tiveram suas membranas varridas.
Qual é a lição?
Se você está chegando a um estágio da gravidez em que se sente miserável, converse com seu médico sobre os prós e os contras de uma indução por membrana. Lembre-se de que, a menos que haja uma preocupação médica, geralmente é melhor deixar a gravidez progredir naturalmente.
Mas se você já passou da data prevista e não tem uma gravidez de alto risco, a remoção da membrana pode ser uma maneira muito eficaz e segura de ajudar a colocá-la em trabalho de parto naturalmente. E hey, pode valer a pena tentar, certo?