Comprando e cuidando de mamadeiras e bicos
Independentemente de você alimentar seu bebê com leite materno, fórmula infantil ou ambos, você precisará comprar mamadeiras e bicos. Você tem muitas opções, então pode ser difícil saber o que comprar. Aprenda sobre as diferentes opções e como cuidar de mamadeiras e bicos.
O tipo de bico e mamadeira que você escolher dependerá principalmente do tipo que o seu bebê usará. Alguns bebês preferem um determinado formato de mamilo, ou podem ter menos gases com certas mamadeiras. Outros são menos exigentes. Comece comprando alguns tipos diferentes de mamadeiras e bicos. Dessa forma, você pode testá-los e ver o que funciona melhor para você e seu bebê.
Os mamilos podem ser feitos de látex ou silicone.
- Os mamilos de látex são mais macios e flexíveis. Mas alguns bebês são sensíveis ao látex e ele não dura tanto quanto o silicone.
- Os mamilos de silicone duram mais e tendem a manter sua forma melhor.
Os mamilos têm formas diferentes.
- Eles podem ser em forma de cúpula, planos ou largos. Mamilos planos ou largos têm a forma mais parecida com o seio de uma mãe.
- Experimente diferentes formas para ver qual delas o seu bebê prefere.
Os mamilos vêm em diferentes taxas de fluxo.
- Você pode obter mamilos com fluxo lento, médio ou rápido. Esses mamilos são frequentemente numerados, 1 é o fluxo mais lento.
- Os bebês geralmente começam com um orifício menor e fluxo mais lento. Você aumentará o tamanho à medida que seu bebê se tornar melhor em se alimentar e beber mais.
- Seu bebê deve ser capaz de obter leite suficiente sem ter que sugar com muita força.
- Se seu bebê estiver engasgando ou cuspindo, o fluxo está muito rápido.
As mamadeiras vêm em diferentes materiais.
- Garrafas plásticas são leves e não quebram se caírem. Se você escolher o plástico, é melhor comprar novas garrafas. Frascos reutilizados ou usados podem conter bisfenol-A (BPA). A Food and Drug Administration (FDA) proibiu o uso de BPA em mamadeiras devido a questões de segurança.
- Garrafas de vidro não têm BPA e são recicláveis, mas podem quebrar se caírem. Alguns fabricantes vendem luvas de plástico para evitar que as garrafas se quebrem.
- Garrafas de aço inoxidável são resistentes e não quebram, mas podem ser mais caros.
- Garrafas descartáveis tenha uma capa de plástico dentro que você joga fora após cada uso. O forro colapsa quando o bebê bebe, o que ajuda a prevenir bolhas de ar. Os forros economizam na limpeza e são úteis para viagens. Mas eles adicionam um custo extra, pois você precisa de um novo forro para cada alimentação.
Você pode escolher entre vários formatos e tamanhos diferentes de garrafas:
- Garrafas padrão têm lados retos ou ligeiramente arredondados. Eles são fáceis de limpar e encher, e você pode facilmente dizer quanto leite está na garrafa.
- Garrafas angulares são mais fáceis de segurar. O leite acumula no final da garrafa. Isso ajuda a evitar que seu bebê aspire o ar. Essas garrafas podem ser mais difíceis de encher e você precisa segurá-las de lado ou usar um funil.
- Garrafas largas têm boca larga, são curtos e atarracados. Dizem que se parecem mais com o seio da mãe, então podem ser uma boa opção para bebês que vão e vêm entre o seio e a mamadeira.
- Garrafas ventiladas tem um sistema de ventilação interno para evitar bolhas de ar. Diz-se que ajudam a prevenir cólicas e gases, mas isso não foi comprovado. Essas garrafas têm uma abertura interna semelhante a um canudo, então você terá mais peças para controlar, limpar e montar.
Quando seu bebê for pequeno, comece com os frascos menores de 4 a 5 onças (120 a 150 ml). Conforme o apetite do seu bebê aumenta, você pode mudar para mamadeiras maiores de 8 a 9 onças (240 a 270 mililitros).
Estas dicas podem ajudá-lo a cuidar e limpar com segurança mamadeiras e bicos:
- Quando você comprar mamadeiras e bicos pela primeira vez, esterilize-os. Coloque todas as peças em uma panela coberta com água e ferva por 5 minutos. Em seguida, lave com sabão e água morna e seque-os ao ar.
- Limpe as mamadeiras logo após usá-las para que o leite não seque e fique endurecido na mamadeira. Lave os frascos e outras peças com sabão e água morna. Use uma escova de mamadeira e mamilo para chegar às áreas de difícil acesso. Use essas escovas SOMENTE em mamadeiras e peças para bebês. Seque garrafas e bicos em um escorredor no balcão. Certifique-se de que tudo está completamente seco antes de usar novamente.
- Se as mamadeiras e bicos tiverem a etiqueta "lavável na máquina de lavar louça", você pode lavá-los e secá-los no rack superior da máquina.
- Jogue fora os mamilos rachados ou rasgados. Pequenos pedaços do mamilo podem se soltar e causar asfixia.
- Jogue fora as garrafas rachadas ou lascadas, que podem beliscar ou cortar você ou seu bebê.
- Sempre lave bem as mãos antes de manusear mamadeiras e bicos.
Site da Academia de Nutrição e Dietética. Noções básicas de mamadeira. www.eatright.org/health/pregnancy/breast-feeding/baby-bottle-basics. Atualizado em junho de 2013. Acessado em 29 de maio de 2019.
Site da Academia Americana de Pediatria. Dicas práticas de alimentação com mamadeira. www.healthychildren.org/English/ages-stages/baby/feeding-nutrition/Pages/Practical-Bottle-Feeding-Tips.aspx. Acessado em 29 de maio de 2019.
Goyal NK. O recém-nascido. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 113.
- Cuidados para bebês e recém-nascidos