Rastreio do cancro da próstata
Os exames de câncer podem ajudar a encontrar sinais de câncer precocemente, antes de você notar quaisquer sintomas. Em muitos casos, encontrar o câncer precocemente facilita o tratamento ou a cura. No entanto, no momento não está claro se o rastreamento do câncer de próstata é útil para a maioria dos homens. Por esse motivo, você deve falar com seu médico antes de fazer um exame de câncer de próstata.
O teste do antígeno específico da próstata (PSA) é um exame de sangue que verifica o nível de PSA no sangue.
- Em alguns casos, um alto nível de PSA pode significar que você tem câncer de próstata.
- Mas outras condições também podem causar níveis elevados, como infecção na próstata ou aumento da próstata. Você pode precisar de outro teste para descobrir se tem câncer.
- Outros exames de sangue ou uma biópsia da próstata podem ajudar a diagnosticar um câncer se o teste de PSA estiver alto.
O exame retal digital (DRE) é um teste no qual o provedor insere um dedo com luva lubrificado em seu reto. Isso permite que o provedor verifique se há caroços ou áreas incomuns na próstata. A maioria dos cânceres não pode ser sentida com esse tipo de exame, pelo menos nos estágios iniciais.
Na maioria dos casos, o PSA e o DRE são feitos juntos.
Os exames de imagem, como ultrassom ou ressonância magnética, não fazem um trabalho preciso de rastreamento do câncer de próstata.
O benefício de qualquer teste de rastreamento do câncer é encontrar o câncer precocemente, quando é mais fácil de tratar. Mas o valor do exame de PSA para câncer de próstata é debatido. Nenhuma resposta serve para todos os homens.
O câncer de próstata geralmente cresce muito lentamente. Os níveis de PSA podem começar a subir anos antes que o câncer cause quaisquer sintomas ou problemas. Também é muito comum à medida que os homens envelhecem. Em muitos casos, o câncer não causará problemas ou encurtará a expectativa de vida do homem.
Por essas razões, não está claro se os benefícios dos exames de rotina superam os riscos ou efeitos colaterais de ser tratado para o câncer de próstata, uma vez descoberto.
Existem outros fatores a serem considerados antes de fazer um teste de PSA:
- Ansiedade. Níveis elevados de PSA nem sempre significam que você tem câncer. Esses resultados e a necessidade de mais exames podem causar muito medo e ansiedade, mesmo se você não tiver câncer de próstata.
- Efeitos colaterais de novos testes. Se o seu teste de PSA for superior ao normal, pode ser necessário fazer uma ou mais biópsias para ter certeza. A biópsia é segura, mas pode causar problemas como infecção, dor, febre ou sangue no sêmen ou na urina.
- Tratamento excessivo. Muitos cânceres de próstata não afetarão sua expectativa de vida normal. Mas como é impossível saber com certeza, a maioria das pessoas deseja receber tratamento. O tratamento do câncer pode ter efeitos colaterais graves, incluindo problemas de ereção e urina. Esses efeitos colaterais podem causar mais problemas do que o câncer não tratado.
Medir o nível de PSA pode aumentar a chance de se encontrar câncer de próstata quando ainda é muito cedo. Mas há um debate sobre o valor do teste PSA para detectar o câncer de próstata. Nenhuma resposta serve para todos os homens.
Se você tem de 55 a 69 anos, antes de fazer o teste, converse com seu provedor sobre os prós e os contras de fazer um teste de PSA. Perguntar sobre:
- Se o rastreamento diminui sua chance de morrer de câncer de próstata.
- Se há algum dano do rastreamento do câncer de próstata, como efeitos colaterais de testes ou tratamento excessivo do câncer quando descoberto.
- Se você tem um risco maior de câncer de próstata do que outras pessoas.
Se você tem 55 anos ou menos, o rastreamento geralmente não é recomendado. Você deve conversar com seu provedor se tiver um risco maior de câncer de próstata. Os fatores de risco incluem:
- Ter um histórico familiar de câncer de próstata (especialmente um irmão ou pai)
- Ser afro-americano
Para homens com mais de 70 anos, a maioria das recomendações é contra o rastreamento.
Rastreio do cancro da próstata - PSA; Rastreio do cancro da próstata - exame retal digital; Rastreio do cancro da próstata - DRE
Carter HB. Diretriz da American Urological Association (AUA) sobre detecção de câncer de próstata: processo e justificativa. BJU Int. 2013; 112 (5): 543-547. PMID: 23924423 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23924423/.
Site do National Cancer Institute. Rastreio do cancro da próstata (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/prostate/hp/prostate-screening-pdq#section/all. Atualizado em 29 de outubro de 2020. Acessado em 3 de novembro de 2020.
Nelson WG, Antonarakis ES, Carter HB, DeMarzo AM, DeWeese TL. Câncer de próstata. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 81.
US Preventive Services Task Force, Grossman DC, Curry SJ, et al. Rastreamento para câncer de próstata: declaração de recomendação da Força-Tarefa dos Serviços Preventivos dos EUA. JAMA. 2018; 319 (18): 1901-1913. PMID: 29801017 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29801017/.
- Rastreio do cancro da próstata