Como parar de beber
Decidir parar de beber álcool é um grande passo. Você pode ter tentado parar no passado e está pronto para tentar novamente. Você também pode estar tentando pela primeira vez e não sabe por onde começar.
Embora não seja fácil parar de beber, é útil fazer um plano para parar e pedir o apoio da família e dos amigos antes de parar. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar.
Existem várias ferramentas e recursos para ajudá-lo a parar. Você pode tentar uma opção ou combiná-los. Converse com seu médico sobre quais opções podem ser melhores para você.
Junte-se a um grupo de apoio. Muitas pessoas pararam de beber conversando com outras pessoas que enfrentam os mesmos desafios. Alguns grupos têm fóruns e bate-papos online, bem como reuniões pessoais. Experimente alguns grupos e veja o que é mais confortável para você.
- Al-Anon - al-anon.org
- Alcoólicos Anônimos - www.aa.org
- Recuperação SMART - www.smartrecovery.org
- Mulheres pela sobriedade - womenforsobriety.org/
Trabalhe com um conselheiro de dependência. Seu provedor pode ajudá-lo a encontrar um especialista em saúde mental treinado para trabalhar com pessoas que têm problemas com álcool.
Pergunte sobre medicamentos. Vários medicamentos podem ajudá-lo a parar de beber, eliminando o desejo pelo álcool e bloqueando seus efeitos. Pergunte ao seu provedor se um deles pode ser uma boa escolha para você.
Programas de tratamento. Se você bebe muito há muito tempo, pode precisar de um programa mais intensivo. Peça ao seu provedor para recomendar um programa de tratamento de álcool para você.
Se você tiver sintomas de abstinência, como mãos trêmulas, quando ficar sem álcool, não deve tentar parar sozinho. Pode ser fatal. Trabalhe com seu provedor para encontrar uma maneira segura de parar de fumar.
Reserve algum tempo para fazer um plano para parar de fumar. Comece escrevendo:
- A data em que você vai parar de beber
- Seus motivos mais importantes para decidir parar
- As estratégias que você usará para sair
- Pessoas que podem te ajudar
- Obstáculos para permanecer sóbrio e como você os superará
Depois de criar seu plano, mantenha-o em algum lugar à mão, para que possa examiná-lo se precisar de ajuda para se manter no caminho certo.
Conte a família e amigos de confiança sobre sua decisão e peça o apoio deles para ajudá-lo a permanecer sóbrio. Por exemplo, você pode pedir a eles que não ofereçam álcool e não bebam perto de você. Você também pode pedir que façam atividades com você que não envolvam álcool. Tente passar o máximo de tempo com sua família e amigos que não bebem.
Gatilhos são situações, lugares ou pessoas que dão vontade de tomar um drink. Faça uma lista de seus gatilhos. Tente evitar os gatilhos que puder, como ir a um bar ou sair com pessoas que bebem. Para gatilhos que você não pode evitar, faça um plano para lidar com eles. Algumas ideias incluem:
- Fale com alguém. Peça a um amigo ou familiar para ficar de plantão quando você enfrentar uma situação que te dê vontade de beber.
- Olhe para o seu plano de parar. Isso o ajudará a se lembrar dos motivos pelos quais você queria parar.
- Distraia-se com outra coisa, como enviar mensagens de texto para um amigo, dar um passeio, ler, comer um lanche saudável, meditar, levantar peso ou praticar um hobby.
- Aceite o desejo. Isso não significa que você deva ceder ao impulso. Basta entender que é normal e, o mais importante, vai passar.
- Se a situação se tornar muito difícil, saia. Não sinta que precisa resistir para testar sua força de vontade.
Em algum momento, você receberá uma oferta de bebida. É uma boa ideia planejar com antecedência como você lidará com isso. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:
- Faça contato visual com a pessoa e diga "Não, obrigado" ou outra resposta curta e direta.
- Não hesite ou dê uma resposta prolixa.
- Peça a um amigo para representar com você, então você está preparado.
- Em vez disso, peça uma bebida não alcoólica.
Mudar hábitos exige muito trabalho. Você pode não ter sucesso na primeira vez que tentar parar. Se você escorregar e beber, não desista. Aprenda com cada tentativa e tente novamente. Pense em um revés como apenas um solavanco no caminho para a recuperação.
Ligue para seu provedor se você:
- Sente-se deprimido ou ansioso por mais do que um curto período de tempo
- Têm pensamentos suicidas
- Têm sintomas de abstinência graves, como vômitos intensos, alucinações, confusão, febre ou convulsões
Abuso de álcool - como parar; Uso de álcool - como parar; Alcoolismo - como parar
Carvalho AF, Heilig M, Perez A, Probst C, Rehm J. Transtornos por uso de álcool. Lanceta. 2019; 394 (10200): 781-792. PMID: 31478502 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31478502/.
Site do Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo. Navegador de tratamento de álcool do NIAAA: encontre seu caminho para um tratamento de álcool de qualidade. alcoholtreatment.niaaa.nih.gov/. Acessado em 18 de setembro de 2020.
Site do Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo. Repensando a bebida. www.rethinkingdrinking.niaaa.nih.gov/. Acessado em 18 de setembro de 2020.
O’Connor PG. Transtornos por uso de álcool. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 30.
Swift RM, Aston ER. Farmacoterapia para transtorno de uso de álcool: terapias atuais e emergentes. Harv Rev Psychiatry. 2015; 23 (2): 122-133. PMID: 25747925 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25747925/.
Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA, Curry SJ, Krist AH, et al. Intervenções de triagem e aconselhamento comportamental para reduzir o uso não saudável de álcool em adolescentes e adultos: Declaração de recomendação da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA. JAMA. 2018; 320 (18): 1899-1909. PMID: 30422199 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30422199/.
- Transtorno por uso de álcool (AUD)
- Tratamento para transtorno por uso de álcool (AUD)