Como prevenir ulcerações e hipotermia
Se você trabalha ou se diverte ao ar livre durante o inverno, precisa saber como o frio afeta seu corpo. Ser ativo no frio pode colocá-lo em risco de ter problemas como hipotermia e queimaduras pelo frio.
Baixas temperaturas, vento, chuva e até suor esfriam sua pele e afastam o calor de seu corpo. Você também perde calor quando respira e se senta ou fica em pé no solo frio ou em outras superfícies frias.
No tempo frio, seu corpo tenta manter uma temperatura interna (central) quente para proteger seus órgãos vitais. Isso diminui a circulação do sangue no rosto, braços, mãos, pernas e pés. A pele e os tecidos nessas áreas ficam mais frios. Isso o coloca em risco de ulceração pelo frio.
Se a temperatura corporal central cair apenas alguns graus, a hipotermia se instalará. Mesmo com uma hipotermia leve, seu cérebro e corpo NÃO funcionam tão bem. A hipotermia severa pode levar à morte.
Vestido em camadas
A chave para se manter seguro no frio é usar várias camadas de roupas. Usar os sapatos e roupas certos ajuda:
- Mantenha o calor do seu corpo preso dentro de suas roupas
- Protege você do ar frio, vento, neve ou chuva
- Protege você do contato com superfícies frias
Você pode precisar de várias camadas de roupas em climas frios:
- Uma camada interna que absorve o suor da pele. Pode ser lã leve, poliéster ou polipropileno (polipro). Nunca use algodão em climas frios, incluindo roupas íntimas. O algodão absorve a umidade e a mantém junto à pele, deixando você com frio.
- Camadas intermediárias que isolam e retêm o calor. Elas podem ser lã de poliéster, lã, isolamento de microfibra ou penugem. Dependendo da sua atividade, você pode precisar de algumas camadas de isolamento.
- Uma camada externa que repele o vento, a neve e a chuva. Tente escolher um tecido que seja respirável e à prova de chuva e vento. Se sua camada externa também não for respirável, o suor pode se acumular e fazer você ficar com frio.
Você também precisa proteger suas mãos, pés, pescoço e rosto. Dependendo da sua atividade, você pode precisar do seguinte:
- Chapéu quente
- Máscara facial
- Cachecol ou pescoço quente
- Mitenes ou luvas (as mitenes tendem a ser mais quentes)
- Meias de lã ou polipro
- Sapatos ou botas quentes e impermeáveis
O segredo de todas as suas camadas é retirá-las durante o aquecimento e adicioná-las de volta ao esfriar. Se você se desgastar muito durante o exercício, suará muito, o que pode deixá-lo com mais frio.
Você precisa de alimentos e líquidos para abastecer seu corpo e mantê-lo aquecido. Se você economizar em qualquer um deles, aumentará o risco de lesões por clima frio, como hipotermia e ulcerações pelo frio.
Comer alimentos com carboidratos fornece energia rápida. Se você sair por pouco tempo, leve uma lanchonete para manter a energia. Se você sair o dia todo esquiando, fazendo caminhadas ou trabalhando, certifique-se de levar alimentos com proteínas e gordura para abastecê-lo por muitas horas.
Beba muito líquido antes e durante as atividades no frio. Você pode não sentir tanta sede no frio, mas ainda perde líquidos com o suor e quando respira.
Esteja ciente dos primeiros sinais de lesões por clima frio. Geladura e hipotermia podem ocorrer ao mesmo tempo.
O estágio inicial do congelamento é chamado de congelamento. Os sinais incluem:
- Pele vermelha e fria; a pele pode começar a ficar branca, mas ainda é macia.
- Formigamento e dormência
- Formigamento
- Ferroada
Os primeiros sinais de alerta de hipotermia incluem:
- Sentindo frio.
- Tremendo.
- Os "Umbles": tropeços, tropeços, resmungos e resmungos. Esses são sinais de que o frio está afetando seu corpo e cérebro.
Para evitar problemas mais sérios, tome medidas assim que notar os primeiros sinais de ulceração pelo frio ou hipotermia.
- Saia do frio, vento, chuva ou neve, se possível.
- Adicione camadas de roupas quentes.
- Coma carboidratos.
- Beba líquidos.
- Mova seu corpo para ajudar a aquecer seu núcleo. Faça polichinelos ou agite os braços.
- Aqueça qualquer área com creme de gelo. Remova joias ou roupas apertadas. Coloque os dedos frios nas axilas ou aqueça um nariz ou bochecha fria com a palma da mão quente. Não esfregue.
Você deve ligar para o seu provedor de cuidados de saúde ou obter ajuda médica imediatamente se você ou alguém do seu partido:
- Não melhora ou piora depois de tentar aquecer ou reaquecer o frostnip.
- Tem ulceração pelo frio. NUNCA reaqueça congelamento por conta própria. Pode ser muito doloroso e prejudicial.
- Mostra sinais de hipotermia.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional. Fatos rápidos: protegendo-se do estresse causado pelo frio. www.cdc.gov/niosh/docs/2010-115/pdfs/2010-115.pdf. Acessado em 29 de outubro de 2020.
Fudge J. Prevenir e controlar a hipotermia e lesões por congelamento. Saúde Esportiva. 2016; 8 (2): 133-139. PMID: 26857732 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26857732/.
Zafren K, Danzl DF. Lesões por congelamento e frio não congelante. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 131.
- Queimadura por frio
- Hipotermia