Compreender a sua conta do hospital
Se você já esteve no hospital, receberá uma conta listando as despesas. As contas do hospital podem ser complexas e confusas. Embora possa parecer difícil de fazer, você deve olhar atentamente a conta e fazer perguntas se encontrar algo que não entende.
Aqui estão algumas dicas para ler a conta do hospital e sugestões sobre o que fazer se você encontrar um erro. Olhar atentamente para a sua fatura pode ajudá-lo a economizar dinheiro.
Uma conta do hospital listará as principais despesas de sua visita. Ele lista os serviços que você recebeu (como procedimentos e exames), bem como medicamentos e suprimentos. Na maioria das vezes, você receberá uma fatura separada para as taxas do provedor de cuidados de saúde. É uma boa ideia solicitar uma conta hospitalar mais detalhada com todas as cobranças descritas separadamente. Isso pode ajudá-lo a ter certeza de que a conta está correta.
Se você tiver seguro, também poderá obter um formulário da sua seguradora, denominado Explicação dos Benefícios (EOB). Isso não é uma conta. Isso explica:
- O que é coberto pelo seu seguro
- Valor do pagamento feito e para quem
- Franquias ou cosseguro
Uma franquia é a quantia que você deve pagar a cada ano para cobrir suas despesas médicas antes que sua apólice de seguro comece a pagar. Co-seguro é o valor que você paga por cuidados médicos depois de cumprir a franquia do seguro de saúde. Freqüentemente, é dado como uma porcentagem.
As informações no EOB devem corresponder à sua conta hospitalar. Se isso não acontecer, ou se houver algo que você não entenda, ligue para a sua seguradora.
Erros em sua conta médica podem custar caro. Portanto, vale a pena conferir sua conta. Verifique os seguintes itens com cuidado:
- Datas e número de dias. Verifique se as datas na conta correspondem às de quando você estava no hospital. Se você foi admitido depois da meia-noite, certifique-se de que as cobranças começam nesse dia. Se você receber alta pela manhã, verifique se não é cobrado o valor total da diária do quarto.
- Erros de número. Se uma taxa parecer muito alta, verifique se não há zeros extras adicionados após um número (por exemplo, 1.500 em vez de 150).
- Encargos em dobro. Certifique-se de que você não seja cobrado duas vezes pelo mesmo serviço, medicamento ou suprimentos.
- Taxas de medicamentos. Se você trouxe seus medicamentos de casa, verifique se não foi cobrado por eles. Se um provedor prescreveu um medicamento genérico, certifique-se de que você não seja cobrado pela versão de marca.
- Encargos com suprimentos de rotina. Questione cobranças de coisas como luvas, aventais ou lençóis. Eles devem fazer parte dos custos gerais do hospital.
- Custos de testes de leitura ou varreduras. Você deve ser cobrado apenas uma vez, a menos que tenha uma segunda opinião.
- Trabalho ou medicamentos cancelados. Às vezes, um provedor solicita testes, procedimentos ou medicamentos que são cancelados posteriormente. Verifique se esses itens não estão na sua conta.
Se você fez uma cirurgia ou outro procedimento, é útil saber se o seu hospital cobrou um preço justo. Existem alguns sites que você pode usar para ajudá-lo a encontrar essas informações. Eles usam bancos de dados nacionais de serviços médicos cobrados. Você insere o nome do procedimento e seu código postal para encontrar um preço médio ou estimado em sua área.
- Healthcare Bluebook - www.healthcarebluebook.com
- FAIR Health - www.fairhealth.org
Se a cobrança em sua conta for maior do que o preço justo ou maior do que a cobrança de outros hospitais, você pode usar as informações para solicitar uma taxa menor.
Se você não entende a cobrança em sua conta, muitos hospitais têm conselheiros financeiros para ajudá-lo com sua conta. Eles podem ajudar a explicar o projeto de lei em linguagem clara. Se você encontrar um erro, peça ao departamento de faturamento para corrigi-lo. Mantenha um registro da data e hora em que ligou, o nome da pessoa com quem falou e o que lhe foi dito.
Se você encontrar um erro e achar que não está obtendo a ajuda de que precisa, considere contratar um especialista em faturamento médico. Os defensores cobram uma taxa por hora ou uma porcentagem da quantia de dinheiro que você economiza como resultado de sua análise.
Se você não pode pagar sua conta integralmente antes da data de vencimento, você pode ter opções. Pergunte ao departamento de cobrança do hospital se você pode:
- Obtenha um desconto se pagar o valor total em dinheiro
- Elabore um plano de pagamento
- Obtenha ajuda financeira do hospital
Site da Academia Americana de Médicos de Família. Compreender suas contas médicas. familydoctor.org/understanding-your-medical-bills. Atualizado em 9 de julho de 2020. Acessado em 2 de novembro de 2020.
Site da American Hospital Association. Evitando surpresas nas contas médicas. www.aha.org/guidesreports/2018-11-01-avoiding-surprises-your-medical-bills. Atualizado em 1 de novembro de 2018. Acessado em 2 de novembro de 2020.
Site da FAIR Health Consumer. Como revisar sua conta médica. www.fairhealthconsumer.org/insurance-basics/your-bill/how-to-review-your-medical-bill. Acessado em 2 de novembro de 2020.
- Plano de saúde