Você pode ter transtorno afetivo sazonal?
Contente
É normal sentir-se um pouco para baixo nesta época do ano, quando as temperaturas frias o forçam a finalmente retirar sua parka do armazenamento e o sol da tarde que desaparece garante uma viagem escura para casa. Mas se a aproximação do inverno o mergulhou em um sério medo do qual você não consegue se livrar, você pode estar lidando com algo mais do que um humor indiferente.
O Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) é um tipo de depressão que pode ocorrer na mudança de qualquer estação do ano. No entanto, muitas vezes surge no final do horário de verão, quando a exposição reduzida à luz solar que aumenta a energia e o humor desencadeia mudanças na química do cérebro que, em algumas pessoas, leva a uma tristeza profunda. "Pessoas com TAS se sentem tão desesperadas que afeta sua capacidade de funcionar", diz Jennifer Wolkin, Ph.D., professora assistente clínica de psicologia no Joan H. Tisch Center for Women's Health no NYU Langone Medical Center.
Então, como você pode saber se seu ânimo está um pouco para baixo porque a temporada de biquínis ainda está a mais de seis meses, ou você está enfrentando o SAD? Vá até esta lista de verificação. Se pelo menos dois o descrevem, consulte o seu médico, que fará um rastreio e poderá prescrever medicamentos ou fototerapia como tratamento.
1. Desde o outono, você tem sido dominado pela tristeza. À medida que as temperaturas continuam a esfriar e o sol se põe mais cedo - e você não tem a mesma quantidade de luz solar que está acostumada na primavera, verão e início do outono - seu humor fica cada vez mais sombrio.
2. Seu mau humor dura mais de duas semanas. Enquanto um caso normal de blues chega à estrada depois de alguns dias, o SAD, como outras formas de depressão, persiste, diz Wolkin.
3. Sua vida cotidiana está sofrendo. Sentir-se deprimido não o impediria de sair da cama pela manhã, certo? “O SAD, no entanto, causa uma depressão tão intensa que o impede de funcionar normalmente no trabalho e nos relacionamentos”, diz Wolkin.
4. Seus hábitos de vida mudaram. O SAD lança uma sombra negra sobre o nível de energia, o apetite e a rotina de sono, tornando-o mais propenso a pular a academia, comer mais ou menos e ter dificuldade para dormir de boa qualidade ou até mesmo dormir demais.
5. Você se isolou. "Pessoas com depressão clínica se sentem tão desanimadas que têm menos probabilidade de ver amigos e familiares ou sentir alegria com as atividades de que costumavam participar, então as pulam", diz Wolkin. Quanto mais você se isola, mais a depressão se intensifica.