A esquiadora olímpica Julia Mancuso treina na areia, não na neve
Contente
Pranchas de surfe, biquínis e água de coco dificilmente são coisas que você imagina que um corredor de esqui de elite precisaria treinar fora da temporada. Mas para medalhista olímpico três vezes Julia Mancuso, tirar o macacão de esqui e trocar neve por areia é exatamente o que ela precisa para ficar pronta para o pódio para os Jogos de Inverno de 2014.
A nativa de Reno, de 29 anos, que geralmente divide seu tempo entre suas casas em Squaw Valley, Califórnia.e Maui, no Havaí, quando ela não está viajando pelo mundo em busca de pólvora, adora fazer seu treinamento em terra seca em algum lugar, bem, seco - e incrivelmente deslumbrante. Na ilha tropical de Maui, surfe, ciclismo, caminhadas e mergulho livre fazem parte de um árduo dia de trabalho. "Não sei o que faria se tivesse que sentar e escrever e-mails ou ficar no escritório o dia todo", diz Mancuso. "Para mim, adoro estar ao ar livre. E poder dizer que vou surfar porque o meu trabalho é muito bom."
Recentemente, alcançamos a superestrela de 29 anos, que tem mais medalhas olímpicas de esqui alpino do que qualquer outra atleta feminina na América, antes que ela mergulhe de volta na neve na Nova Zelândia, onde ela continuará na estrada para a Rússia por ela terceiros Jogos de Inverno e possivelmente a segunda medalha de ouro em um dos quatro eventos: downhill, Super-G (seu favorito), combinado e slalom gigante. Aqui, Super Jules, como seus companheiros de equipe e fãs a chamam, fala sobre o treinamento fora de temporada, nutrição e como tudo isso a ajuda a se aproximar de Sochi.
FORMA: O que o trouxe a Maui?
JULIA MANCUSO (JM): Meu pai. Ele é meu vizinho - ele literalmente mora na mesma rua da minha em Paia. E meu treinador incrível e inspirador, Scott Sanchez, também mora em Maui. Tenho treinado com Scott por dois a três meses todo verão nos últimos sete anos. Ele é um ex-corredor de esqui olímpico que fundou uma equipe de windsurf (Team MPG) após se casar com Rhonda Smith, uma cinco vezes campeã mundial de windsurf. Ele começou uma academia em sua garagem, onde estamos treinando novamente enquanto esperamos a inauguração de sua nova propriedade.
FORMA: Então, como você esquia, treina na praia?
JM: As pessoas sempre me perguntam, como posso viver em Maui e fazer uma corrida de esqui? A verdade é que o esqui exige tanto esforço, montando e viajando com equipamentos, que você só pode treinar alguns dias no verão. A maioria dos meus colegas esquia entre 40 e 60 dias. Eu esquio cerca de 55 dias. Quando viajo, sempre tenho cerca de 40 pares de esquis comigo, além de um técnico de esqui e um treinador de esqui. Iremos conhecer minha equipe, que é formada por cerca de seis meninas de todos os Estados Unidos. É preciso muito esforço, tempo e dinheiro para as pessoas se reunirem. Então, todos nós fazemos nossas próprias coisas - no meu caso, é treinar em Maui - e trabalhamos muito para entrar em forma física para que possamos fazer os dias que estamos juntos valerem.
FORMA: Sem neve, o que você faz?
JM: A melhor parte de Maui é que posso passar muito tempo fora de casa. Minha baixa temporada é abril, maio e junho. Ainda está nevando em Squaw e tudo que eu quero fazer é tirar meu traje de esqui. Venho para Maui e faço surf, remo em pé, slacklining, natação e mergulho livre. Acabei de fazer um curso de mergulho livre de desempenho, onde aprendi a mergulhar 18 metros e voltar. A seguir, quero aprender a fazer spearfish.
FORMA: E a nutrição? Algum alimento básico que você usa para alimentar suas sessões de treinamento?
JM: Há muito tempo que bebo água de coco, inclusive nas encostas. Sempre fui uma garota Zico, e isso é muito importante para o meu treinamento porque tenho dificuldade em beber água o suficiente para me manter hidratada. Adoro beber o com sabor de chocolate depois do treino ou adicioná-lo aos batidos. Vou misturar um chocolate Zico de 250g, 1 colher de proteína em pó de baunilha, 3 cubos de gelo, 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa, 1 colher de sopa de cacau cru e ½ xícara de mirtilo congelado (opcional).
FORMA: Você está trabalhando para melhorar alguma coisa em particular nesta temporada de esqui?
JM: Ser mais consistente é importante para mim. Tive uma ótima temporada no ano passado, mas nunca ganhei uma corrida. Ganhei duas no ano anterior. Estou bem ali, à beira de uma descoberta. Sei que todos dizem que querem ganhar mais corridas, mas não se trata apenas de subir ao pódio para mim. Quero muito ganhar e estou muito perto. Para ser consistente, preciso treinar de forma consistente. É aprender a esquiar em diferentes condições e estar mentalmente preparado para se manter no jogo em um percurso desafiador. Temos cerca de 35 corridas por temporada de esqui. Preciso usar todas as minhas experiências anteriores para ter certeza de que, quando estou no portão de largada, tenho o poder mental de ficar lá e dizer a mim mesmo: 'Posso vencer esta corrida por causa de todo o trabalho que fiz para levar até este momento. ' Se eu acertar fora da temporada, sei que tenho algo em que olhar para trás para me dar confiança.
FORMA: Você sente que está entrando neste ano olímpico como uma nova pessoa?
JM: Com certeza. Cada Olimpíada foi tão diferente para mim. Eu cheguei como um azarão completamente renovado e como um esquiador experiente voltando de uma lesão, ainda tentando provar meu valor. Este ano estou chegando como um favorito forte e saudável. Estou sem lesões há três anos, graças ao Pilates neurocinético, uma forma de fisioterapia que se concentra muito nos movimentos do corpo. Eu pratico cerca de sete horas por semana, muitas vezes com minhas botas de esqui para treinar meu cérebro para lembrar a posição correta. Isso me manteve saudável e forte. Nunca estive no auge do meu jogo indo para as Olimpíadas, então vai ser interessante.
FORMA: Quem é seu maior concorrente?
JM: Lindsey Vonn é a rainha do downhill, então se ela esquia bem e com saúde, ela é a única a bater. Há também Tina Maze da Eslovênia. Ela teve uma temporada incrível no ano passado. Sempre estivemos ombro a ombro no meu melhor evento, o Super-G. Essa é a garota para bater por mim.
FORMA: Se você ganhar ouro, vai quebrar a tiara de novo?
JM: Claro! Vou quebrar a tiara para qualquer lugar no pódio. Um grande amigo meu, que treinou a equipe da Copa do Mundo pouco antes de irmos para as Olimpíadas de 2006 em Torino, queria dar a todos um pequeno presente de despedida de boa sorte no final do acampamento. Ele deu a cada um de nós um presente muito engraçado e o meu foi um kit de princesinha, incluindo aquela tiara de brinquedo. Acho que estava agindo como uma princesa.
Mesmo que uma montanha coberta de neve não esteja em seu futuro, você ainda pode se beneficiar do estilo de treinamento de Mancuso. Clique aqui para ver uma rotina real de exercícios que ela faz com Sanchez que com certeza desafiará seu corpo de uma forma totalmente nova.
Quero ver Julia Mancuso e seus companheiros olímpicos em ação?Clique aqui para se inscrever e ganhar uma viagem para dois a Sochi 2014, cortesia da ZICO!