Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Neuro-immune circuits control intestinal immune and metabolic homeostasis
Vídeo: Neuro-immune circuits control intestinal immune and metabolic homeostasis

Se você tiver câncer, seu médico recomendará uma ou mais maneiras de tratar a doença. Os tratamentos mais comuns são cirurgia, quimioterapia e radiação. Outras opções incluem terapia direcionada, imunoterapia, laser, terapia hormonal e outros. Aqui está uma visão geral dos diferentes tratamentos para o câncer e como eles funcionam.

Cirurgia

A cirurgia é um tratamento comum para muitos tipos de câncer. Durante a operação, o cirurgião retira a massa de células cancerosas (tumor) e parte do tecido próximo. Às vezes, a cirurgia é feita para aliviar os efeitos colaterais causados ​​por um tumor.

Quimioterapia

A quimioterapia se refere a drogas usadas para matar células cancerosas. Os medicamentos podem ser administrados por via oral ou em um vaso sanguíneo (IV). Diferentes tipos de medicamentos podem ser administrados ao mesmo tempo ou um após o outro.

Radiação

A radioterapia usa raios-x, partículas ou sementes radioativas para matar as células cancerosas. As células cancerosas crescem e se dividem mais rápido do que as células normais do corpo. Como a radiação é mais prejudicial às células de crescimento rápido, a radioterapia danifica mais as células cancerosas do que as células normais. Isso evita que as células cancerosas cresçam e se dividam e leva à morte celular.


Os dois tipos principais de radioterapia são:

  • Feixe externo. Esta é a forma mais comum. Ele visa raios-x ou partículas no tumor de fora do corpo.
  • Feixe interno. Esta forma distribui radiação dentro de seu corpo. Pode ser administrado por sementes radioativas colocadas dentro ou perto do tumor; um líquido ou comprimido que você engole; ou através de uma veia (intravenosa ou IV).

Terapias direcionadas

A terapia direcionada usa drogas para impedir que o câncer cresça e se espalhe. Ele faz isso com menos danos às células normais do que outros tratamentos.

A quimioterapia padrão atua matando as células cancerosas e algumas células normais. O tratamento direcionado se concentra em alvos específicos (moléculas) nas células cancerosas. Esses alvos desempenham um papel no modo como as células cancerosas crescem e sobrevivem. Usando esses alvos, a droga desativa as células cancerosas para que não possam se espalhar.

Os medicamentos de terapia direcionada funcionam de algumas maneiras diferentes. Eles podem:

  • Desligue o processo nas células cancerosas que as faz crescer e se espalhar
  • Provoca células cancerosas para morrerem por conta própria
  • Mate as células cancerosas diretamente

As terapias direcionadas são administradas como pílulas ou IV.


Imunoterapia

A imunoterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que depende da capacidade do corpo de combater infecções (sistema imunológico). Ele usa substâncias produzidas pelo corpo ou em um laboratório para ajudar o sistema imunológico a trabalhar mais ou de forma mais direcionada no combate ao câncer. Isso ajuda seu corpo a se livrar das células cancerosas.

A imunoterapia funciona por:

  • Parando ou desacelerando o crescimento das células cancerosas
  • Evitando que o câncer se espalhe para outras partes do corpo
  • Aumentar a capacidade do sistema imunológico de se livrar das células cancerosas

Essas drogas são projetadas para procurar e atacar certas partes de uma célula cancerosa. Alguns têm toxinas ou substâncias radioativas ligadas a eles. A imunoterapia é administrada por IV.

Terapia Hormonal

A terapia hormonal é usada para tratar cânceres alimentados por hormônios, como câncer de mama, próstata e ovário. Ele usa cirurgia ou medicamentos para interromper ou bloquear os hormônios naturais do corpo. Isso ajuda a desacelerar o crescimento das células cancerosas. A cirurgia envolve a remoção de órgãos que produzem hormônios: os ovários ou os testículos. Os medicamentos são administrados por injeção ou em comprimidos.


Hipertermia

A hipertermia usa o calor para danificar e matar as células cancerosas sem prejudicar as células normais.

Pode ser usado para:

  • Uma pequena área de células, como um tumor
  • Partes do corpo, como um órgão ou membro
  • O corpo inteiro

O calor é fornecido por uma máquina fora do corpo ou por meio de uma agulha ou sonda colocada no tumor.

Terapia a laser

A terapia a laser usa um feixe de luz muito estreito e focalizado para destruir as células cancerosas. A terapia a laser pode ser usada para:

  • Destrua tumores e crescimentos pré-cancerosos
  • Reduzir os tumores que estão bloqueando o estômago, cólon ou esôfago
  • Ajude a tratar os sintomas do câncer, como sangramento
  • Sele as terminações nervosas após a cirurgia para reduzir a dor
  • Selar os vasos linfáticos após a cirurgia para reduzir o inchaço e evitar que as células tumorais se espalhem

A terapia a laser geralmente é administrada por meio de um tubo fino e iluminado que é colocado dentro do corpo. Fibras finas na extremidade do tubo direcionam a luz para as células cancerosas. Lasers também são usados ​​na pele.

Os lasers são usados ​​com mais frequência com outros tipos de tratamento do câncer, como radiação e quimioterapia.

Terapia fotodinâmica

Na terapia fotodinâmica, uma pessoa recebe uma injeção de um medicamento que é sensível a um tipo especial de luz. A droga permanece nas células cancerosas por mais tempo do que nas células saudáveis. Em seguida, o médico direciona a luz de um laser ou outra fonte nas células cancerosas. A luz transforma a droga em uma substância que mata as células cancerosas.

Crioterapia

Também chamada de criocirurgia, essa terapia usa um gás muito frio para congelar e matar as células cancerosas. Às vezes, é usado para tratar células que podem se transformar em câncer (chamadas células pré-cancerosas) na pele ou no colo do útero, por exemplo. Os médicos também podem usar um instrumento especial para aplicar crioterapia a tumores dentro do corpo, como o fígado ou a próstata.

Site da American Cancer Society. Tratamentos e efeitos colaterais. www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects.html. Acessado em 11 de novembro de 2019.

Doroshow JH. Abordagem ao paciente com câncer. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 169.

Site do National Cancer Institute. Tipos de tratamento do câncer. www.cancer.gov/about-cancer/treatment/types. Acessado em 11 de novembro de 2019.

  • Câncer

Nós Recomendamos

11 sinais de que você está namorando um narcisista - e como sair

11 sinais de que você está namorando um narcisista - e como sair

O trantorno de peronalidade narciita não é o memo que autoconfiança ou egocentrimo.Quando alguém pota muita elfie ou foto flexívei em eu perfil de namoro ou fala contantemente...
As Earwigs podem morder?

As Earwigs podem morder?

O que é uma lacraia?A lacraia recebe eu nome de arrepiar devido a antigo mito que afirmam que o ineto pode entrar na orelha de uma peoa e viver lá ou e alimentar de eu cérebro. Embora ...