Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 3 Janeiro 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
Mola Hidatiforme
Vídeo: Mola Hidatiforme

A mola hidatiforme (HM) é uma massa ou tumor raro que se forma dentro do útero (útero) no início da gravidez. É um tipo de doença trofoblástica gestacional (DTG).

HM, ou gravidez molar, resulta da fertilização anormal do oócito (ovo). Isso resulta em um feto anormal. A placenta cresce normalmente com pouco ou nenhum crescimento do tecido fetal. O tecido placentário forma uma massa no útero. Na ultrassonografia, essa massa costuma ter uma aparência de uva, pois contém muitos pequenos cistos.

A chance de formação de toupeiras é maior em mulheres mais velhas. Uma história de toupeira nos primeiros anos também é um fator de risco.

A gravidez molar pode ser de dois tipos:

  • Gravidez molar parcial: há uma placenta anormal e algum desenvolvimento fetal.
  • Gravidez molar completa: há uma placenta anormal e nenhum feto.

Não há como evitar a formação dessas massas.

Os sintomas de uma gravidez molar podem incluir:

  • Crescimento anormal do útero, maior ou menor do que o normal
  • Náuseas e vômitos intensos
  • Sangramento vaginal durante os primeiros 3 meses de gravidez
  • Sintomas de hipertireoidismo, incluindo intolerância ao calor, fezes moles, ritmo cardíaco acelerado, inquietação ou nervosismo, pele quente e úmida, mãos trêmulas ou perda de peso inexplicada
  • Sintomas semelhantes à pré-eclâmpsia que ocorrem no primeiro trimestre ou início do segundo trimestre, incluindo pressão alta e inchaço nos pés, tornozelos e pernas (quase sempre é um sinal de uma mola hidatiforme, porque a pré-eclâmpsia é extremamente rara no início de um gravidez normal)

Seu médico fará um exame pélvico, que pode mostrar sinais semelhantes aos de uma gravidez normal. No entanto, o tamanho do útero pode ser anormal e pode não haver sons cardíacos do bebê. Além disso, pode haver algum sangramento vaginal.


Uma ultrassonografia de gravidez mostrará uma aparência de tempestade de neve com uma placenta anormal, com ou sem algum desenvolvimento de um bebê.

Os testes realizados podem incluir:

  • teste de sangue de hCG (níveis quantitativos)
  • Ultra-som abdominal ou vaginal da pelve
  • Raio-x do tórax
  • TC ou ressonância magnética do abdômen (exames de imagem)
  • Hemograma completo (CBC)
  • Testes de coagulação do sangue
  • Testes de função renal e hepática

Se o seu provedor suspeitar de gravidez molar, provavelmente será sugerida a remoção do tecido anormal com dilatação e curetagem (D&C). D&C também pode ser feito por sucção. Isso é chamado de aspiração por sucção (o método usa uma ventosa para remover o conteúdo do útero).

Às vezes, uma gravidez molar parcial pode continuar. A mulher pode optar por continuar a gravidez na esperança de ter um parto bem-sucedido. No entanto, essas gestações são de alto risco. Os riscos podem incluir sangramento, problemas com a pressão arterial e parto prematuro (ter o bebê antes de estar totalmente desenvolvido). Em casos raros, o feto é geneticamente normal. As mulheres precisam discutir completamente os riscos com seu provedor antes de continuar a gravidez.


Uma histerectomia (cirurgia para remover o útero) pode ser uma opção para mulheres mais velhas que NÃO desejam engravidar no futuro.

Após o tratamento, seu nível de hCG será seguido. É importante evitar outra gravidez e usar um anticoncepcional confiável por 6 a 12 meses após o tratamento para uma gravidez molar. Este tempo permite um teste preciso para garantir que o tecido anormal não volte a crescer. Mulheres que engravidam muito cedo após uma gravidez molar têm alto risco de ter outra gravidez molar.

A maioria dos HMs não é cancerosa (benigna). O tratamento geralmente é bem-sucedido. O acompanhamento cuidadoso por seu provedor é importante para garantir que os sinais da gravidez molar tenham desaparecido e os níveis de hormônio da gravidez voltem ao normal.

Cerca de 15% dos casos de HM podem se tornar invasivos. Essas manchas podem crescer profundamente na parede uterina e causar sangramento ou outras complicações. Este tipo de toupeira geralmente responde bem aos medicamentos.

Em muito poucos casos de HM completo, as manchas evoluem para um coriocarcinoma. Este é um câncer de crescimento rápido. Geralmente é tratada com sucesso com quimioterapia, mas pode ser fatal.


As complicações da gravidez molar podem incluir:

  • Mudança para doença molar invasiva ou coriocarcinoma
  • Pré-eclâmpsia
  • Problemas de tireóide
  • Gravidez molar que continua ou volta

As complicações da cirurgia para remover uma gravidez molar podem incluir:

  • Sangramento excessivo, possivelmente exigindo uma transfusão de sangue
  • Efeitos colaterais da anestesia

Mole hidática; Gravidez molar; Hiperêmese - molar

  • Útero
  • Anatomia uterina normal (seção de corte)

Bouchard-Fortier G, Covens A. Doença trofoblástica gestacional: mola hidatiforme, tumor trofoblástico gestacional não metastático e metastático: diagnóstico e tratamento. In: Lobo RA, Gershenson DM, Lentz GM, Valea FA, eds. Ginecologia Abrangente. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 35.

Goldstein DP, Berkowitz RS. Doença trofoblástica gestacional. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2014: cap 90.

Salani R, Copeland LJ. Doenças malignas e gravidez. Em: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, et al, eds. Obstetrícia: gestações normais e problemáticas. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 50.

Salhi BA, Nagrani S. complicações agudas da gravidez. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 178.

Escolha Dos Editores

Por que você almeja gelo?

Por que você almeja gelo?

Você já entiu vontade de triturar um pedaço de gelo? e você faz, você não etá ozinho. Você pode penar que aneia por gelo tem algo a ver com o clima quente l...
Perda de memória

Perda de memória

Todo mundo ocaionalmente experimenta equecimento. A perda leve de memória tende a aumentar com a idade e geralmente não é motivo de preocupação. Ma a perda progreiva de mem...