Transtorno de personalidade antisocial
O transtorno de personalidade anti-social é uma condição mental em que uma pessoa tem um padrão de longo prazo de manipulação, exploração ou violação dos direitos dos outros sem qualquer remorso. Esse comportamento pode causar problemas nos relacionamentos ou no trabalho e muitas vezes é criminoso.
A causa deste distúrbio é desconhecida. Os genes de uma pessoa e outros fatores, como abuso infantil, podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição. Pessoas com pais anti-sociais ou alcoólatras correm maior risco. Muito mais homens do que mulheres são afetados. A condição é comum entre pessoas que estão na prisão.
Provocar incêndios e crueldade contra animais durante a infância são freqüentemente vistos no desenvolvimento da personalidade anti-social.
Alguns médicos acreditam que a personalidade psicopática (psicopatia) é o mesmo transtorno. Outros acreditam que a personalidade psicopática é semelhante, mas um transtorno mais grave.
Uma pessoa com transtorno de personalidade anti-social pode:
- Ser capaz de agir de maneira espirituosa e charmosa
- Seja bom em bajular e manipular as emoções de outras pessoas
- Quebrar a lei repetidamente
- Desconsidere a segurança de si mesmo e dos outros
- Têm problemas com o abuso de substâncias
- Minta, rouba e briga com frequência
- Não mostrar culpa ou remorso
- Muitas vezes fica com raiva ou arrogante
O transtorno de personalidade anti-social é diagnosticado com base em uma avaliação psicológica. O médico irá considerar por quanto tempo e quão graves são os sintomas da pessoa. Para ser diagnosticado com transtorno de personalidade anti-social, uma pessoa deve ter tido problemas emocionais e comportamentais (transtorno de conduta) durante a infância.
O transtorno de personalidade anti-social é um dos transtornos de personalidade mais difíceis de tratar. Pessoas com essa condição geralmente não procuram tratamento por conta própria. Eles só podem iniciar a terapia quando solicitados por um tribunal.
Os tratamentos comportamentais, como aqueles que recompensam o comportamento adequado e têm consequências negativas para o comportamento ilegal, podem funcionar em algumas pessoas. A psicoterapia também pode ajudar.
Pessoas com personalidade anti-social que apresentam outros transtornos, como transtorno de humor ou uso de substâncias, costumam receber tratamento para esses problemas.
Os sintomas tendem a aumentar durante o final da adolescência e início dos 20 anos. Às vezes, eles melhoram por conta própria quando a pessoa chega aos 40 anos.
As complicações podem incluir prisão, uso de drogas, uso de álcool, violência e suicídio.
Consulte um médico ou profissional de saúde mental se você ou alguém que você conhece apresentar sintomas de transtorno de personalidade anti-social.
Personalidade sociopática; Sociopatia; Transtorno de personalidade - anti-social
American Psychiatric Association. Transtorno de personalidade antisocial. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013; 659-663.
Blais MA, Smallwood P, Groves JE, Rivas-Vazquez RA, Hopwood CJ. Personalidade e transtornos de personalidade. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 39.