Eletrografia do feixe dele

Sua eletrografia de feixe é um teste que mede a atividade elétrica em uma parte do coração que carrega os sinais que controlam o tempo entre os batimentos cardíacos (contrações).
O feixe de His é um grupo de fibras que transportam impulsos elétricos pelo centro do coração. Se esses sinais forem bloqueados, você terá problemas com seus batimentos cardíacos.
A eletrografia de feixe de His faz parte de um estudo de eletrofisiologia (EP). Um cateter intravenoso (linha IV) é inserido em seu braço para que você possa receber medicamentos durante o teste.
As derivações do eletrocardiograma (ECG) são colocadas em seus braços e pernas. Seu braço, pescoço ou virilha serão limpos e anestesiados com um anestésico local. Depois que a área fica dormente, o cardiologista faz um pequeno corte em uma veia e insere um tubo fino chamado cateter em seu interior.
O cateter é cuidadosamente movido através da veia até o coração. Um método de raio-x chamado fluoroscopia ajuda a orientar o médico para o lugar certo. Durante o teste, você é monitorado para verificar se há batimentos cardíacos anormais (arritmias). O cateter possui um sensor na extremidade, que é usado para medir a atividade elétrica do feixe de His.
Você será instruído a não comer ou beber nada por 6 a 8 horas antes do teste. O teste será feito em um hospital. Algumas pessoas podem precisar dar entrada no hospital na noite anterior ao teste. Caso contrário, você fará a verificação na manhã do teste. Embora o teste possa levar algum tempo, a maioria das pessoas NÃO precisa ficar no hospital durante a noite.
Seu médico explicará o procedimento e seus riscos. Você deve assinar um formulário de consentimento antes do início do teste.
Cerca de meia hora antes do procedimento, você receberá um sedativo leve para ajudá-lo a relaxar. Você vai usar uma bata de hospital. O procedimento pode durar de 1 a várias horas.
Você está acordado durante o teste. Você pode sentir algum desconforto quando o IV é colocado em seu braço e alguma pressão no local quando o cateter é inserido.
Este teste pode ser feito para:
- Determine se você precisa de um marca-passo ou outro tratamento
- Diagnosticar arritmias
- Encontre o local específico onde os sinais elétricos através do coração são bloqueados
O tempo que leva para os sinais elétricos viajarem pelo feixe de His é normal.
Um marca-passo pode ser necessário se os resultados do teste forem anormais.
Os riscos do procedimento incluem:
- Arritmias
- Tamponamento cardíaco
- Embolia de coágulos sanguíneos na ponta do cateter
- Ataque cardíaco
- Hemorragia
- Infecção
- Lesão na veia ou artéria
- Pressão sanguínea baixa
- Golpe
Seu eletrograma de feixe; HBE; Sua gravação de pacote; Eletrograma - feixe de His; Arritmia - His; Bloqueio cardíaco - His
ECG
Issa ZF, Miller JM, Zipes DP. Anormalidades da condução atrioventricular. In: Issa ZF, Miller JM, Zipes DP, eds. Arritmologia Clínica e Eletrofisiologia. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 9.
Miller JM, Tomaselli GF, Zipes DP. Diagnóstico de arritmias cardíacas. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 35.