Insuficiência cardíaca em crianças - atendimento domiciliar
A insuficiência cardíaca é uma condição que ocorre quando o coração não é mais capaz de bombear efetivamente sangue rico em oxigênio para o resto do corpo para atender às necessidades dos tecidos e órgãos do corpo.
Os pais e responsáveis, bem como as crianças mais velhas com insuficiência cardíaca, devem aprender a:
- Monitore e gerencie os cuidados com a insuficiência cardíaca em casa.
- Reconheça os sintomas de que a insuficiência cardíaca está piorando.
O monitoramento doméstico ajuda você e seu filho a controlar a insuficiência cardíaca de seu filho. Isso pode ajudar a detectar os problemas antes que se tornem muito sérios. Às vezes, essas verificações simples irão lembrá-lo de que seu filho tem bebido muito líquido ou comido muito sal.
Certifique-se de anotar os resultados das verificações domiciliares do seu filho para que você possa compartilhá-los com o provedor de cuidados de saúde do seu filho. Pode ser necessário manter um prontuário ou o consultório médico pode ter um "telemonitor", um dispositivo que você pode usar para enviar as informações do seu filho automaticamente. Uma enfermeira examinará os resultados caseiros do seu filho com você em uma ligação regular.
Ao longo do dia, preste atenção a estes sinais ou sintomas em seu filho:
- Baixo nível de energia
- Falta de ar ao fazer atividades cotidianas
- Roupas ou sapatos que parecem apertados
- Inchaço nos tornozelos ou pernas
- Tossir com mais frequência ou tosse úmida
- Falta de ar à noite
Pesar seu filho o ajudará a saber se há muito líquido em seu corpo. Você deve:
- Pese seu filho todas as manhãs na mesma escala ao acordar. Antes de comer e depois de usar o banheiro. Certifique-se de que seu filho use roupas semelhantes todas as vezes.
- Pergunte ao provedor do seu filho em que faixa seu peso deve ficar.
- Ligue também para o provedor se seu filho perder muito peso.
Os corpos de bebês e crianças estão trabalhando muito duro por causa da insuficiência cardíaca. Os bebês podem estar muito cansados para beber leite materno ou fórmula suficiente durante a alimentação. Por isso, muitas vezes precisam de calorias extras para ajudá-los a crescer. O provedor do seu filho pode sugerir uma fórmula que contém mais calorias em cada grama. Você pode precisar controlar a quantidade de fórmula ingerida e relatar quando seu filho está com diarreia. Os bebês e crianças pequenas também precisam de nutrição extra por meio de um tubo de alimentação.
As crianças mais velhas também podem não comer o suficiente devido à diminuição do apetite. Mesmo crianças mais velhas podem precisar de um tubo de alimentação, o tempo todo, apenas parte do dia ou quando ocorre perda de peso.
Quando há insuficiência cardíaca mais grave, seu filho pode precisar limitar a quantidade de sal e o total de líquidos ingeridos todos os dias.
Seu filho precisará tomar medicamentos para tratar a insuficiência cardíaca. Os medicamentos tratam os sintomas e evitam o agravamento da insuficiência cardíaca. É muito importante que seu filho tome o medicamento conforme orientação da equipe de saúde.
Esses medicamentos:
- Ajude o músculo cardíaco a bombear melhor
- Impedir que o sangue coagule
- Abra os vasos sanguíneos ou reduza a frequência cardíaca para que o coração não precise trabalhar tanto
- Reduz os danos ao coração
- Reduza o risco de ritmos cardíacos anormais
- Substitua o potássio
- Livra o corpo do excesso de líquido e sal (sódio)
Seu filho deve tomar medicamentos para insuficiência cardíaca conforme indicado. Não permita que seu filho tome quaisquer outros medicamentos ou ervas sem primeiro perguntar ao provedor de seu filho sobre eles. Os medicamentos comuns que podem piorar a insuficiência cardíaca incluem:
- Ibuprofeno (Advil, Motrin)
- Naproxen (Aleve, Naprosyn)
Se seu filho precisar de oxigênio em casa, você precisará saber como armazenar e usar o oxigênio. Se você estiver viajando, planeje com antecedência. Você também precisará aprender sobre a segurança do oxigênio em casa.
Algumas crianças podem precisar limitar ou restringir certas atividades ou esportes. Certifique-se de discutir isso com o provedor.
Ligue para o provedor do seu filho se ele:
- Está cansado ou fraco.
- Sente falta de ar quando está ativo ou em repouso.
- Apresenta coloração azulada da pele ao redor da boca ou nos lábios e na língua.
- Está ofegante e com dificuldade para respirar. Isso é visto mais em bebês.
- Tem uma tosse que não passa. Pode ser seco e cortante, ou pode parecer úmido e mostrar cuspe rosado e espumoso.
- Tem inchaço nos pés, tornozelos ou pernas.
- Ganhou ou perdeu peso.
- Tem dor e sensibilidade na barriga.
- Apresenta pulso ou batimento cardíaco muito lento ou muito rápido, ou não é regular.
- Tem pressão arterial mais baixa ou mais alta do que o normal para seu filho.
Insuficiência cardíaca congestiva (ICC) - monitoramento domiciliar para crianças; Cor pulmonale - acompanhamento domiciliar infantil; Cardiomiopatia - monitoramento residencial de insuficiência cardíaca para crianças
Site da American Heart Association. Insuficiência cardíaca em crianças e adolescentes. www.heart.org/en/health-topics/heart-failure/what-is-heart-failure/heart-failure-in-children-and-adolescents#. Atualizado em 31 de maio de 2017. Acessado em 18 de março de 2021.
Aydin SI, Sidiqi N., Janson CM, et al. Insuficiência cardíaca pediátrica e cardiomiopatias pediátricas. In: Ungerleider RM, Meliones JN, McMillan KN, Cooper DS, Jacobs JP, eds. Doença cardíaca crítica em bebês e crianças. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 72.
Rossano JW. Insuficiência cardíaca. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds.Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 469.
Starc TJ, Hayes CJ, Hordof AJ. Cardiologia pediátrica. In: Polin RA, Ditmar MF, eds. Segredos Pediátricos. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 3.
- Insuficiência cardíaca