Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 11 Agosto 2021
Data De Atualização: 20 Junho 2024
Anonim
ORAÇÃO DA TARDE 13/04 Ao vivo 🔴 Deixe seu Pedido de Oração🙏🔥
Vídeo: ORAÇÃO DA TARDE 13/04 Ao vivo 🔴 Deixe seu Pedido de Oração🙏🔥

A icterícia é uma doença que faz com que a pele e a parte branca dos olhos fiquem amareladas. Existem dois problemas comuns que podem ocorrer em recém-nascidos que recebem leite materno.

  • Se a icterícia for observada após a primeira semana de vida em um bebê amamentado que seja saudável, a condição pode ser chamada de "icterícia do leite materno".
  • Às vezes, a icterícia ocorre quando o bebê não recebe leite materno suficiente, em vez do próprio leite materno. Isso é chamado de icterícia falha na amamentação.

A bilirrubina é um pigmento amarelo produzido à medida que o corpo recicla os glóbulos vermelhos velhos. O fígado ajuda a quebrar a bilirrubina para que ela possa ser removida do corpo nas fezes.

Pode ser normal que bebês recém-nascidos fiquem um pouco amarelados entre os dias 1 e 5 de vida. A cor geralmente atinge o pico por volta do dia 3 ou 4.

A icterícia do leite materno é observada após a primeira semana de vida. Provavelmente é causado por:

  • Fatores no leite materno que ajudam o bebê a absorver a bilirrubina do intestino
  • Fatores que impedem que certas proteínas do fígado do bebê quebrem a bilirrubina

Às vezes, a icterícia ocorre quando seu bebê não recebe leite materno suficiente, em vez do próprio leite materno. Esse tipo de icterícia é diferente porque começa nos primeiros dias de vida. É chamada de "icterícia por falha na amamentação", "icterícia por não amamentação" ou mesmo "icterícia por inanição".


  • Os bebês que nascem cedo (antes das 37 ou 38 semanas) nem sempre conseguem se alimentar bem.
  • A falha na amamentação ou icterícia por não amamentação também podem ocorrer quando as mamadas são programadas pelo relógio (por exemplo, a cada 3 horas por 10 minutos) ou quando os bebês que mostram sinais de fome recebem chupetas.

A icterícia do leite materno pode ser familiar. Ocorre com a mesma frequência em homens e mulheres e afeta cerca de um terço de todos os recém-nascidos que recebem apenas o leite materno.

A pele do seu filho, e possivelmente a parte branca dos olhos (esclera), ficará amarela.

Os testes de laboratório que podem ser feitos incluem:

  • Nível de bilirrubina (total e direto)
  • Esfregaço de sangue para observar as formas e tamanhos das células sanguíneas
  • Tipo sanguíneo
  • Hemograma completo
  • Contagem de reticulócitos (número de glóbulos vermelhos ligeiramente imaturos)

Em alguns casos, pode ser feito um exame de sangue para verificar a presença de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD). G6PD é uma proteína que ajuda os glóbulos vermelhos a funcionarem corretamente.


Esses testes são feitos para garantir que não haja nenhuma outra causa mais perigosa para a icterícia.

Outro teste que pode ser considerado consiste em interromper a amamentação e dar fórmula por 12 a 24 horas. Isso é feito para ver se o nível de bilirrubina diminui. Este teste nem sempre é necessário.

O tratamento vai depender de:

  • O nível de bilirrubina do seu bebê, que aumenta naturalmente durante a primeira semana de vida
  • Quão rápido o nível de bilirrubina está subindo
  • Se o seu bebê nasceu cedo
  • Como seu bebê tem se alimentado
  • Quantos anos seu bebê tem agora

Freqüentemente, o nível de bilirrubina é normal para a idade do bebê. Os recém-nascidos normalmente têm níveis mais elevados do que crianças mais velhas e adultos. Nesse caso, nenhum tratamento é necessário, a não ser um acompanhamento rigoroso.

Você pode prevenir o tipo de icterícia causada por amamentação insuficiente, certificando-se de que seu bebê esteja recebendo leite suficiente.

  • Alimente cerca de 10 a 12 vezes por dia, começando no primeiro dia. Alimente sempre que o bebê estiver alerta, sugando as mãos e estalando os lábios. É assim que os bebês informam que estão com fome.
  • Se você esperar até que seu bebê chore, a alimentação não será tão boa.
  • Dê aos bebês tempo ilimitado em cada mama, contanto que estejam sugando e engolindo continuamente. Bebês cheios relaxam, abrem as mãos e caem no sono.

Se a amamentação não estiver indo bem, peça ajuda a um especialista em lactação ou ao seu médico o mais rápido possível. Os bebês nascidos antes de 37 ou 38 semanas geralmente precisam de ajuda extra. Muitas vezes, as mães precisam extrair ou extrair leite para produzir leite suficiente enquanto aprendem a amamentar.


Amamentar ou bombear com mais frequência (até 12 vezes ao dia) aumentará a quantidade de leite que o bebê recebe. Eles podem fazer com que o nível de bilirrubina caia.

Pergunte ao seu médico antes de decidir dar a fórmula para recém-nascidos.

  • É melhor continuar amamentando. Os bebês precisam do leite materno. Embora um bebê cheio de fórmula possa exigir menos, a alimentação com fórmula pode fazer com que você produza menos leite.
  • Se o suprimento de leite estiver baixo porque a demanda do bebê está baixa (por exemplo, se o bebê nasceu cedo), você pode ter que usar fórmula por um breve período. Você também deve usar uma bomba para ajudar a produzir mais leite materno até que o bebê seja mais capaz de mamar.
  • Passar tempo "pele a pele" também pode ajudar os bebês a se alimentarem melhor e as mães a produzirem mais leite.

Em alguns casos, se os bebês não conseguirem se alimentar bem, os fluidos são administrados por uma veia para ajudar a aumentar seus níveis de fluidos e diminuir os níveis de bilirrubina.

Para ajudar a quebrar a bilirrubina se estiver muito alta, seu bebê pode ser colocado sob luzes azuis especiais (fototerapia). Você pode fazer fototerapia em casa.

O bebê deve se recuperar totalmente com monitoramento e tratamento corretos. A icterícia deve desaparecer por volta das 12 semanas de vida.

Na verdadeira icterícia do leite materno, não há complicações na maioria dos casos. No entanto, bebês com níveis muito altos de bilirrubina que não recebem os cuidados médicos adequados podem ter efeitos graves.

Ligue para o seu médico imediatamente se você estiver amamentando e a pele ou os olhos do seu bebê ficarem amarelos (com icterícia).

A icterícia do leite materno não pode ser evitada e não é prejudicial. Mas quando a cor de um bebê é amarela, você deve ter o nível de bilirrubina do bebê verificado imediatamente. Se o nível de bilirrubina estiver alto, é importante certificar-se de que não haja outros problemas médicos.

Hiperbilirrubinemia - leite materno; Icterícia do leite materno; Falha na amamentação icterícia

  • Icterícia neonatal - corrimento
  • Luzes Bili
  • Criança com icterícia
  • Icterícia infantil

Furman L, Schanler RJ. Amamentação. In: Gleason CA, Juul SE, eds. Doenças de Avery do recém-nascido. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 67.

Holmes AV, McLeod AY, Bunik M. ABM Protocolo clínico # 5: manejo da amamentação periparto para mães e bebês saudáveis ​​a termo, revisão 2013. Amamentar Med. 2013; 8 (6): 469-473. PMID: 24320091 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24320091.

Lawrence RA, Lawrence RM. Amamentando crianças com problemas. In: Lawrence RA, Lawrence RM, eds. Amamentação: um guia para a profissão médica. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 14.

Newton ER. Lactação e amamentação. Em: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, et al, eds. Obstetrícia: gestações normais e problemáticas. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 24.

Popular No Site

Meus dentes são grandes demais?

Meus dentes são grandes demais?

Você e ente confiante com eu orrio? O dente vêm em muita forma e tamanho e não há muito que poamo fazer para mudá-lo.Alguma peoa acham que eu dente parecem muito grande quando...
Glutamina: benefícios, usos e efeitos colaterais

Glutamina: benefícios, usos e efeitos colaterais

A glutamina é um aminoácido importante com muita funçõe no corpo.É um bloco de contrução de proteína e parte crítica do itema imunológico.Além do...