Autor: Joan Hall
Data De Criação: 5 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
Exercícios Para Consertar Um Ducto Lacrimal Bloqueado Sem Fazer Cirurgia
Vídeo: Exercícios Para Consertar Um Ducto Lacrimal Bloqueado Sem Fazer Cirurgia

Um ducto lacrimal bloqueado é um bloqueio parcial ou completo da via que transporta as lágrimas da superfície do olho para o nariz.

As lágrimas são constantemente feitas para ajudar a proteger a superfície do seu olho. Eles drenam para uma pequena abertura (ponto) no canto do olho, perto do nariz. Essa abertura é a entrada para o ducto nasolacrimal. Se esse duto estiver bloqueado, as lágrimas se acumularão e transbordarão para a bochecha. Isso ocorre mesmo quando você não está chorando.

Em crianças, o ducto pode não estar completamente desenvolvido ao nascimento. Pode ser fechado ou coberto por uma película fina, o que causa um bloqueio parcial.

Em adultos, o ducto pode ser danificado por uma infecção, lesão ou tumor.

O principal sintoma é o lacrimejamento aumentado (epífora), que faz com que as lágrimas transbordem para o rosto ou bochecha. Em bebês, essa laceração torna-se perceptível durante as primeiras 2 a 3 semanas após o nascimento.

Às vezes, as lágrimas podem parecer mais grossas. As lágrimas podem secar e formar crostas.

Se houver pus nos olhos ou se as pálpebras ficarem grudadas, seu bebê pode estar com uma infecção ocular chamada conjuntivite.


Na maioria das vezes, o profissional de saúde não precisará fazer nenhum teste.

Os testes que podem ser feitos incluem:

  • Exame óptico
  • Coloração especial para os olhos (fluoresceína) para ver como as lágrimas drenam
  • Estudos de raios-X para examinar o canal lacrimal (raramente feito)

Limpe cuidadosamente as pálpebras usando uma toalha de rosto quente e úmida, caso as lágrimas se acumulem e deixem crostas.

Para bebês, você pode tentar massagear suavemente a área 2 a 3 vezes ao dia. Usando um dedo limpo, esfregue a área do canto interno do olho em direção ao nariz. Isso pode ajudar a abrir o canal lacrimal.

Na maioria das vezes, o canal lacrimal se abre sozinho quando o bebê faz 1 ano de idade. Se isso não acontecer, uma sondagem pode ser necessária. Na maioria das vezes, esse procedimento é feito com anestesia geral, para que a criança durma e não sinta dor. Quase sempre é bem-sucedido.

Em adultos, a causa do bloqueio deve ser tratada. Isso pode reabrir o duto se não houver muitos danos. A cirurgia usando tubos minúsculos ou stents para abrir a passagem pode ser necessária para restaurar a drenagem lacrimal normal.


Para bebês, um ducto lacrimal bloqueado geralmente desaparece por conta própria antes de a criança completar 1 ano de idade. Caso contrário, o resultado provavelmente será bom com a sondagem.

Em adultos, a probabilidade de bloqueio do ducto lacrimal varia, dependendo da causa e há quanto tempo o bloqueio está presente.

O bloqueio do ducto lacrimal pode causar uma infecção (dacriocistite) em parte do ducto nasolacrimal denominado saco lacrimal. Na maioria das vezes, há uma saliência na lateral do nariz, bem ao lado do canto do olho. O tratamento para isso geralmente requer antibióticos orais. Às vezes, o saco precisa ser drenado cirurgicamente.

O bloqueio do ducto lacrimal também pode aumentar a chance de outras infecções, como conjuntivite.

Consulte o seu médico se houver vazamento de lágrima na bochecha. O tratamento precoce é mais eficaz. No caso de um tumor, o tratamento precoce pode salvar vidas.

Muitos casos não podem ser evitados. O tratamento adequado de infecções nasais e conjuntivite pode reduzir o risco de bloqueio do canal lacrimal. O uso de óculos de proteção pode ajudar a prevenir o bloqueio causado por ferimentos.


Dacriostenose; Ducto nasolacrimal bloqueado; Obstrução do ducto nasolacrimal (NLDO)

  • Canal lacrimal bloqueado

Dolman PJ, Hurwitz JJ. Distúrbios do sistema lacrimal. In: Fay A, Dolman PJ, eds. Doenças e distúrbios da órbita e anexos oculares. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 30.

Olitsky SE, Marsh JD. Distúrbios do sistema lacrimal. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 643.

Salmon JF. Sistema de drenagem lacrimal. In: Salmon JF, ed. Oftalmologia Clínica de Kanski. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 3.

Escolha Dos Editores

Esfregaço nasal

Esfregaço nasal

Um e fregaço na al é um te te que verifica a exi tência de víru e bactéria que cau am infecçõe re piratória .Exi tem muito tipo de infecçõe re pirat&#...
Tireoglobulina

Tireoglobulina

E te te te mede o nível de tireoglobulina no angue. A tireoglobulina é uma proteína produzida pela célula da tireóide. A tireóide é uma pequena glândula em form...