Descolamento de retina
O descolamento de retina é a separação da membrana sensível à luz (retina) na parte posterior do olho de suas camadas de suporte.
A retina é o tecido transparente que reveste o interior da parte posterior do olho. Os raios de luz que entram no olho são focalizados pela córnea e pelo cristalino em imagens formadas na retina.
- O tipo mais comum de descolamento de retina geralmente é devido a uma ruptura ou orifício na retina. O fluido ocular pode vazar por esta abertura. Isso faz com que a retina se separe dos tecidos subjacentes, como uma bolha sob o papel de parede. Na maioria das vezes, isso é causado por uma condição chamada descolamento do vítreo posterior. Também pode ser causado por trauma e miopia muito ruim. Uma história familiar de descolamento de retina também aumenta o risco.
- Outro tipo de descolamento de retina é denominado descolamento tracional. Este tipo ocorre em pessoas que têm diabetes não controlada, tiveram cirurgia retiniana antes ou têm inflamação de longo prazo (crônica).
Quando a retina se descola, o sangramento dos vasos sanguíneos próximos pode turvar o interior do olho de modo que você pode não enxergar com clareza. A visão central torna-se gravemente afetada se a mácula se desprender. A mácula é a parte da retina responsável pela visão nítida e detalhada.
Os sintomas de descolamento de retina podem incluir:
- Flashes de luz brilhantes, especialmente na visão periférica.
- Visão embaçada.
- Novas moscas volantes no olho que aparecem repentinamente.
- Sombreamento ou diminuição da visão periférica que parece uma cortina ou sombra em sua visão.
Geralmente não há dor dentro ou ao redor do olho.
O oftalmologista (oftalmologista) examinará seus olhos. Serão feitos testes para verificar a retina e a pupila:
- Usando corante especial e câmera para observar o fluxo sanguíneo na retina (angiografia com fluoresceína)
- Verificando a pressão dentro do olho (tonometria)
- Examinando a parte posterior do olho, incluindo a retina (oftalmoscopia)
- Verificando a prescrição de óculos (teste de refração)
- Verificando a visão de cores
- Verificar as menores letras que podem ser lidas (acuidade visual)
- Verificação de estruturas na frente do olho (exame com lâmpada de fenda)
- Ultra-som do olho
A maioria das pessoas com descolamento de retina precisa de cirurgia. A cirurgia pode ser feita imediatamente ou logo após o diagnóstico. Alguns tipos de cirurgia podem ser feitos no consultório do seu médico.
- Lasers podem ser usados para selar rasgos ou orifícios na retina antes que ocorra um descolamento de retina.
- Se você tiver um pequeno descolamento, o médico pode colocar uma bolha de gás no olho. Isso é chamado de retinopexia pneumática. Ajuda a retina a voltar ao seu lugar. O buraco é selado com um laser.
Os descolamentos graves requerem cirurgia em um hospital. Esses procedimentos incluem:
- Fivela escleral para empurrar suavemente a parede do olho contra a retina
- Vitrectomia para remover gel ou tecido cicatricial puxando a retina, usado para os maiores rasgos e descolamentos
Descolamentos retinais tracionais podem ser observados por um tempo antes da cirurgia. Se a cirurgia for necessária, geralmente é feita uma vitrectomia.
O seu desempenho após um descolamento de retina depende da localização e da extensão do descolamento e do tratamento precoce. Se a mácula não foi danificada, as perspectivas com o tratamento podem ser excelentes.
O reparo bem-sucedido da retina nem sempre restaura totalmente a visão.
Alguns descolamentos não podem ser reparados.
Um descolamento de retina causa perda de visão. A cirurgia para repará-lo pode ajudar a restaurar parte ou toda a sua visão.
Um descolamento de retina é um problema urgente que requer atenção médica dentro de 24 horas após os primeiros sintomas de novos flashes de luz e moscas volantes.
Use óculos de proteção para evitar traumas nos olhos. Controle o açúcar no sangue com cuidado se você tem diabetes. Consulte seu oftalmologista uma vez por ano. Você pode precisar de visitas mais frequentes se tiver fatores de risco para descolamento de retina. Esteja alerta aos sintomas de novos flashes de luz e moscas volantes.
Descolamento de retina
- Olho
- Exame de lâmpada de fenda
Site da American Academy of Ophthalmology. Diretrizes de padrão de prática preferencial. Descolamento do vítreo posterior, rupturas retinianas e degeneração da rede PPP 2019. www.aao.org/preferred-practice-pattern/posterior-vitreous-detachment-retinal-breaks-latti. Atualizado em outubro de 2019. Acessado em 13 de janeiro de 2020.
Salmon JF. Descolamento de retina. In: Salmon JF, ed. Oftalmologia Clínica de Kanski. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 16.
Wickham L, Aylward GW. Procedimentos ideais para reparo do descolamento de retina. In: Schachat AP, Sadda SVR, Hinton DR, Wilkinson CP, Wiedemann P, eds. Retina de Ryan. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 109.