Alcaptonúria
A alcaptonúria é uma condição rara em que a urina de uma pessoa adquire uma coloração marrom-escura quando exposta ao ar. A alcaptonúria faz parte de um grupo de doenças conhecidas como erro inato do metabolismo.
Um defeito no HGD gene causa alcaptonúria.
O defeito do gene torna o corpo incapaz de decompor adequadamente certos aminoácidos (tirosina e fenilalanina). Como resultado, uma substância chamada ácido homogentísico se acumula na pele e em outros tecidos do corpo. O ácido sai do corpo pela urina. A urina fica marrom-escura quando se mistura com o ar.
A alcaptonúria é herdada, o que significa que é transmitida às famílias. Se ambos os pais carregam uma cópia não funcional do gene relacionado a essa condição, cada um dos filhos tem 25% (1 em 4) de chance de desenvolver a doença.
A urina na fralda de um bebê pode escurecer e ficar quase preta após várias horas. No entanto, muitas pessoas com essa condição podem não saber que a têm. A doença é mais frequentemente descoberta na metade da idade adulta (por volta dos 40 anos), quando ocorrem problemas nas articulações e outros.
Os sintomas podem incluir:
- Artrite (especialmente da coluna) que piora com o tempo
- Escurecimento da orelha
- Manchas escuras no branco do olho e da córnea
Um teste de urina é feito para testar a alcaptonúria. Se o cloreto férrico for adicionado à urina, ele tornará a urina preta em pessoas com essa condição.
O manejo da alcaptonúria tem se concentrado tradicionalmente no controle dos sintomas. Comer uma dieta pobre em proteínas pode ser útil, mas muitas pessoas acham difícil essa restrição. Remédios, como AINEs e fisioterapia podem ajudar a aliviar a dor nas articulações.
Ensaios clínicos estão em andamento para outros medicamentos para tratar esta condição e para avaliar se a droga nitisinona fornece ajuda de longo prazo para esta doença.
Espera-se que o resultado seja bom.
O acúmulo de ácido homogentísico na cartilagem causa artrite em muitos adultos com alcaptonúria.
- O ácido homogentísico também pode se acumular nas válvulas cardíacas, especialmente na válvula mitral. Isso às vezes pode levar à necessidade de substituição da válvula.
- A doença arterial coronariana pode se desenvolver mais cedo em pessoas com alcaptonúria.
- Pedras nos rins e na próstata podem ser mais comuns em pessoas com alcaptonúria.
Ligue para seu médico se perceber que sua própria urina ou a de seu filho fica marrom-escura ou preta quando exposta ao ar.
O aconselhamento genético é recomendado para pessoas com histórico familiar de alcaptonúria que estão pensando em ter filhos.
Um exame de sangue pode ser feito para ver se você carrega o gene da alcaptonúria.
Os testes pré-natais (amniocentese ou biópsia de vilo corial) podem ser feitos para rastrear um bebê em desenvolvimento para essa condição, se a alteração genética tiver sido identificada.
AKU; Alcaptonuria; Deficiência de ácido oxidase homogentísico; Ocronose alcaptonúrica
James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM. Doenças micobacterianas. Em: James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM, eds. Doenças de Andrews da pele. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 16.
Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM. Defeitos no metabolismo dos aminoácidos. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Schor NF, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 103.
National Institutes of Health, National Library of Medicine. Estudo de longo prazo com nitisinona para tratar alcaptonúria. Clinictrials.gov/ct2/show/NCT00107783. Atualizado em 19 de janeiro de 2011. Acessado em 4 de maio de 2019.
Riley RS, McPherson RA. Exame básico de urina. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 28.