Abscesso perirrenal
O abscesso perirrenal é uma bolsa de pus ao redor de um ou ambos os rins. É causado por uma infecção.
A maioria dos abscessos perirrenais é causada por infecções do trato urinário que começam na bexiga. Eles então se espalham para o rim e para a área ao redor dele. A cirurgia no trato urinário ou no sistema reprodutor ou uma infecção da corrente sanguínea também pode levar a um abscesso perirrenal.
O maior fator de risco para abscesso perirrenal são os cálculos renais, por bloqueio do fluxo urinário. Isso fornece um local para o crescimento de uma infecção. As bactérias tendem a aderir às pedras e os antibióticos não podem matar as bactérias presentes.
Os cálculos são encontrados em 20% a 60% das pessoas com abscesso perirrenal. Outros fatores de risco para abscesso perirrenal incluem:
- Diabetes
- Ter um trato urinário anormal
- Trauma
- Uso de drogas IV
Os sintomas de abscesso perirrenal incluem:
- Arrepios
- Febre
- Dor no flanco (lado do abdômen) ou abdômen, que pode se estender até a virilha ou descer pela perna
- Suando
O médico irá examiná-lo. Você pode sentir dor nas costas ou no abdômen.
Os testes incluem:
- Cultura de sangue
- Tomografia computadorizada do abdômen
- Ultrassom do abdômen
- Urinálise
- Cultura de urina
Para tratar o abscesso perirrenal, o pus pode ser drenado por meio de um cateter que é colocado através da pele ou com cirurgia. Os antibióticos também devem ser administrados, inicialmente por meio de uma veia (IV), depois podem passar para os comprimidos quando a infecção começar a melhorar.
Em geral, o diagnóstico e o tratamento rápidos do abscesso perirrenal devem levar a um bom resultado. Os cálculos renais devem ser tratados para evitar novas infecções.
Em casos raros, a infecção pode se espalhar para além da área dos rins e para a corrente sanguínea. Isso pode ser mortal.
Se você tiver pedras nos rins, a infecção pode não desaparecer.
Pode ser necessário remover a infecção cirurgicamente.
Pode ser necessário remover o rim se a infecção não puder ser eliminada ou for recorrente. Isso é raro.
Ligue para o seu provedor se você tiver um histórico de pedras nos rins e desenvolver:
- Dor abdominal
- Queimando com a micção
- Arrepios
- Febre
- Infecção do trato urinário
Se você tiver cálculos renais, pergunte ao seu provedor sobre a melhor maneira de tratá-los para evitar um abscesso perirrenal. Se você for submetido a uma cirurgia urológica, mantenha a área cirúrgica o mais limpa possível.
Abscesso perinefrico
- Anatomia renal
- Rim - fluxo de sangue e urina
Chambers HF. Infecções estafilocócicas. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 288.
Nicolle LE. Infecção do trato urinário em adultos. In: Skorecki K, Chertow GM, Marsden PA, Taal MW, Yu ASL, eds. Brenner e Rector’s The Kidney. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 37.
Schaeffer AJ, Matulewicz RS, Klumpp DJ. Infecções do trato urinário. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 12.