Epispádias
A epispádia é um defeito raro que está presente ao nascimento. Nessa condição, a uretra não se transforma em um tubo cheio. A uretra é o tubo que leva a urina da bexiga para fora do corpo. A urina sai do corpo pelo local errado com epispádia.
As causas da epispádia não são conhecidas. Pode ocorrer porque o osso púbico não se desenvolve adequadamente.
A epispádia pode ocorrer com um defeito congênito raro denominado extrofia da bexiga. Neste defeito de nascença, a bexiga está aberta através da parede do abdômen. A epispádia também pode ocorrer com outros defeitos congênitos.
A condição ocorre com mais frequência em meninos do que em meninas. Na maioria das vezes, é diagnosticado no nascimento ou logo depois.
Os machos terão um pênis curto e largo com uma curva anormal. A uretra geralmente se abre na parte superior ou lateral do pênis, e não na ponta. No entanto, a uretra pode estar aberta ao longo de todo o comprimento do pênis.
As mulheres têm clitóris e lábios anormais. A abertura uretral geralmente fica entre o clitóris e os lábios, mas pode ser na região da barriga. Eles podem ter problemas para controlar a micção (incontinência urinária).
Os sinais incluem:
- Abertura anormal do colo da bexiga para a área acima da abertura normal da uretra
- Fluxo de retorno da urina para o rim (nefropatia de refluxo, hidronefrose)
- Incontinencia urinaria
- Infecções do trato urinário
- Osso púbico alargado
Os testes podem incluir:
- Teste de sangue
- Pielograma intravenoso (IVP), uma radiografia especial dos rins, bexiga e ureteres
- Varreduras de ressonância magnética e tomografia computadorizada, dependendo da condição
- Raio x pélvico
- Ultra-som do sistema urinário e genitais
As pessoas que apresentam mais do que um caso leve de epispádia precisarão de cirurgia.
Vazamento de urina (incontinência) geralmente pode ser reparado ao mesmo tempo. No entanto, uma segunda cirurgia pode ser necessária logo após a primeira cirurgia ou em algum momento no futuro.
A cirurgia pode ajudar a pessoa a controlar o fluxo de urina. Também corrigirá a aparência dos órgãos genitais.
Algumas pessoas com essa condição podem continuar a ter incontinência urinária, mesmo após a cirurgia.
Podem ocorrer danos ao ureter e aos rins e infertilidade.
Ligue para seu médico se tiver alguma dúvida sobre a aparência ou função dos órgãos genitais ou do trato urinário de seu filho.
Defeito congênito - epispádia
Elder JS. Anomalias da bexiga. In: Kliegman RM, St Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 556.
Gearhart JP, Di Carlo HN. Complexo de exstrofia-epispádia. In: Partin AW, Dmochowski RR, Kavoussi LR, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 12ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 31.
Stephany HA. Ost MC. Desordens urológicas. In: Zitelli, BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 15.